seg, 2 junho 2025 11:06
Conheça o escritório de gestão que forma talentos para o mercado
Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Unifor ganha novos laboratórios, amplia interlocução com o mercado e oferece uma experiência estruturada, com mentorias especializadas e oportunidades de atuação em redes de impacto real

Um novo Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) se desenha para promover uma experiência ainda mais estruturada aos estudantes dos cursos de gestão da Universidade de Fortaleza (Unifor), vinculada à Fundação Edson Queiroz.
Ponte concreta entre teoria e prática, o EGES ganha novos laboratórios temáticos e abraça uma nova lógica de organização enquanto amplia a interlocução com o mercado. Agora, alunos dos cursos de Administração e Negócios podem ter ainda mais contato com as áreas que mais lhe interessam e aproveitar mais oportunidades de atuação em redes de impacto real.
Ligado ao Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Unifor, o Escritório nasceu como um espaço de prática acadêmica aplicada que simula uma espécie de consultoria-escola. Lá, os alunos desenvolvem projetos reais com organizações públicas, privadas e do terceiro setor, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
“É uma ponte concreta entre teoria e prática, permitindo que os estudantes vivenciem desafios autênticos da gestão”, explica a professora Ana Cristina Barros, que é assessora de relações institucionais do EGES. A participação dos alunos acontece por meio de processos seletivos, atividades de disciplinas integradas, projetos de extensão e estágios acadêmicos supervisionados.
De olho no futuro e nas tendências contemporâneas da gestão, a Unifor reformula o EGES com uma lógica de organização mais dinâmica. Agora, a iniciativa opera por meio de laboratórios temáticos, cada um com identidade própria, o que favorece maior aprofundamento e especialização discente.
“Com isso, o EGES passa a oferecer uma experiência mais estruturada, com projetos mais desafiadores, mentorias especializadas e oportunidades de atuação em redes de impacto real”, sintetiza Ana Cristina.
No EGES, os laboratórios funcionam como um núcleo especializado dentro do escritório, promovendo pesquisas aplicadas, oficinas, mentorias e projetos com organizações parceiras. “Esses laboratórios ampliam a experiência formativa dos alunos, permitindo que eles se desenvolvam de maneira mais focada, prática e interdisciplinar", explica a professora.
O GOVinLAB, por exemplo, é um ambiente voltado à gestão e inovação no setor público. O Laboratório de Sucessão Empresarial (LASU) foca em sustentabilidade geracional em empresas familiares. Há ainda o Laboratório de Neurociência Aplicada à Gestão (LANEURA) e o Laboratório de Inovação em Gestão Educacional (LIEGE). Um campo fértil para experimentar a gestão em diversas áreas.
Ana Cristina conta que, na prática, o EGES tem se consolidado como um pilar essencial da formação dos alunos de Administração e áreas correlatas. Isso porque ele conecta o estudante à complexidade do mundo real, desenvolvendo competências como liderança, pensamento estratégico, tomada de decisão e comunicação.
Mais do que um espaço de prática, é um ambiente formativo onde o aluno experimenta, reflete e transforma. “Isso potencializa o seu repertório profissional, amplia sua visão crítica e reforça o compromisso ético com a gestão transformadora”, salienta.
O EGES também tem um papel social relevante ao oferecer, gratuitamente, serviços como consultoria organizacional, diagnósticos institucionais, planejamento estratégico participativo e capacitações empreendedoras.
Esses serviços são destinados aos alunos, pequenos empreendedores e coletivos sociais. “Dessa forma, o escritório cumpre sua missão de extensão universitária ao mesmo tempo em que promove o aprendizado aplicado dos discentes por meio do engajamento com demandas reais da sociedade", pontua a professora.
“A nova estrutura do EGES qualifica ainda mais os projetos desenvolvidos, com metodologias inovadoras, maior curadoria e clareza de propósito. Os laboratórios ganham protagonismo, foco e visibilidade, fortalecendo suas linhas de atuação. Para os alunos, os benefícios são múltiplos: maior imersão prática, desenvolvimento de competências específicas, inserção em redes de inovação e impacto, e a possibilidade de vivenciar o protagonismo acadêmico desde cedo” — Ana Cristina Barros, assessora de relações institucionais do EGES
No EGES, o aluno aprende a ser um profissional competente e é desafiado a ser um agente de transformação. “Ao aliar prática profissional com reflexão crítica e compromisso social, o escritório contribui para uma formação integral”, aponta Ana Cristina. É um espaço no qual o estudante desenvolve não apenas habilidades técnicas, mas também senso ético, empatia e visão de futuro.
Quem passou por lá reconhece que é uma formação que prepara para o mercado, para a pesquisa e para a vida em sociedade. A seguir, estudantes dos cursos de Administração e Negócios da Unifor contam como o EGES tem contribuído para construir suas carreiras na área de gestão.
Experiência prática desde o início da graduação
Victória Peixoto é aluna do curso de Negócios. Estava em uma aula de Administração Contemporânea quando a professora Ana Cristina apresentou o EGES e divulgou o processo seletivo. Ela não titubeou em participar.
“Iniciei há pouco tempo, é meu primeiro semestre, mas já é uma experiência incrível. Desde que iniciei, já participei da Feira de Profissões, no estande de Negócios, e trabalhei na organização do evento Conecta. O aprendizado ocorre desde o início, de fato, e vai além de palavras técnicas e planilhas”, conta.
A aluna diz que tem aprendido a lidar melhor com pessoas e participado de treinamentos de áreas específicas. “Venho aprendendo cada vez mais sobre postura, empatia, cautela, além do trabalho em si que varia bastante, onde temos acesso a diferentes conhecimentos e setores”, conta.
Para ela, a experiência no EGES tem sido essencial para sua construção profissional. “Mesmo estando no começo do curso, já estou aprendendo como funciona o dia a dia da gestão e desenvolvendo habilidades importantes, como organização, responsabilidade e trabalho em equipe. Isso tem me ajudado a entender melhor o que espero da minha carreira e a ter mais segurança sobre o que quero construir como profissional no futuro”, diz.
“O EGES tem um papel muito importante na minha visão profissional, acadêmica e social. Ele me ajuda a entender melhor como é a rotina da área, o que eu posso fazer no futuro e que tipo de profissional quero ser. No lado acadêmico, complementa o que aprendo na faculdade, porque vejo na prática o que estudo na teoria. E no lado social, me faz perceber como a área de Negócios pode ter um impacto real nas pessoas e na comunidade, principalmente quando envolve sustentabilidade e empreendedorismo” — Victória Peixoto, aluna do curso de Negócios e integrante do EGES
Victória afirma que, depois que entrou no EGES, passou a enxergar sua área com mais propósito e mais possibilidades. Além da experiência prática logo no começo do curso, ela está aprendendo a lidar com projetos, a trabalhar em equipe e a pensar de forma mais crítica e empreendedora.
“Isso tudo me ajuda a crescer como profissional e também faz diferença no meu currículo, porque mostra que já estou buscando me desenvolver além da sala de aula. Acho que essa vivência me coloca em vantagem no mercado, porque mostra que tenho iniciativa, responsabilidade e já estou conectada com temas atuais, como sustentabilidade e inovação”, considera.
Negócios com propósito
A estudante de Negócios Valéria Camilo sempre teve interesse pela área de consultoria e viu no EGES o lugar ideal para aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. “Quando surgiu a oportunidade de estágio, pensei: ‘É agora!’ Me inscrevi, fui selecionada e hoje faço parte desse time”, comemora.
Valéria está estagiando no EGES há cerca de um mês e já contabiliza experiências valiosas. Ela participou do desenvolvimento de projetos voltados para negócios dentro e fora da Universidade, colaborou na implementação de um novo sistema de gestão interno e atuou na organização de eventos.
Enquanto participa dessas ações, também tem aprimorado competências importantes como escuta ativa, empatia, organização, criatividade e visão estratégica. “Cada dia tem sido uma nova oportunidade de aprendizado”, afirma.
Valéria conta que tem desenvolvido habilidades essenciais. “Estou aprimorando minha comunicação interpessoal, liderança em equipe, senso de responsabilidade e meu posicionamento profissional. Também venho aprendendo, na prática, sobre consultoria empresarial, gestão de pessoas, gerenciamento de projetos e desenvolvimento de processos. E isso tudo em apenas um mês, estou animada para os aprendizados que ainda virão”, diz.
O momento, para ela, é repleto de novidades. Valéria está vivendo uma transição de carreira. Antes, trabalhava como detailer automotivo e, agora, se reposiciona para atuar no universo da gestão e consultoria.
“O EGES tem sido essencial nesse processo. A vivência no escritório está me ajudando a identificar o setor que mais combina comigo, além de me dar mais segurança na escolha da área de especialização. Fazer essa mudança de área não é fácil, mas o EGES tem sido um ponto de apoio e orientação muito importante para mim”, considera.
“Sempre acreditei que não existe negócio sem propósito. E, no EGES, esse pensamento se fortaleceu ainda mais. O escritório me fez compreender que as decisões empresariais precisam considerar impactos de curto, médio e longo prazo, não só no financeiro, mas também no social e ambiental. O EGES me proporciona uma visão mais ampla e consciente sobre negócios de impacto, o que tem transformado minha forma de pensar e agir como futura profissional da área” — Valéria Camilo, aluna do curso de Negócios e integrante do EGES
A aluna acredita que participar do EGES é um diferencial por oferecer a oportunidade de vivenciar na prática o que é aprendido em sala, com acompanhamento, metodologias reais de consultoria e gestão, e contato direto com empreendedores.
“Isso fortalece muito meu currículo, pois demonstra minha proatividade, experiência com projetos reais, capacidade de atuar em equipe multidisciplinar e compromisso com a sustentabilidade. Sem dúvida, me sinto mais preparada”, finaliza.
É sobre ampliar a visão da academia ao mercado
Derik Valério Melo de Figueirêdo explorava as redes sociais da Unifor, quando viu um post sobre o EGES. “Logo me identifiquei com a proposta. Sempre tive um grande interesse pelo mundo do empreendedorismo e pela criação de projetos que gerem impacto real”, conta.
O estudante de Negócios chegou no Escritório com o desejo de aprender e desenvolver habilidades além da sala de aula. Desde então, ele tem atuado principalmente na organização e análise de dados dos projetos, com foco na construção e manutenção de planilhas estratégicas e no desenvolvimento de dashboards interativos.
“Esses materiais têm como objetivo facilitar a visualização de indicadores e otimizar a tomada de decisão por parte da gestão. Até o momento, já desenvolvi dois dashboards que contribuíram diretamente para o acompanhamento e desempenho dos projetos conduzidos pelo EGES”, conta.
Para Derik, os principais aprendizados que vem adquirindo passam pelo desenvolvimento de uma comunicação mais clara e objetiva, pela organização eficiente de demandas, eventos e tarefas, e pelo aprimoramento técnico nas suas habilidades em ferramentas como Power BI e Excel.
“Além disso, as reuniões e encontros com empresários, bem como as visitas a empresas e indústrias, são experiências extremamente enriquecedoras e momentos em que pude aprender na prática, entender melhor os desafios do mercado e expandir minha visão sobre gestão e empreendedorismo”, comenta.
Para ele, a experiência neste ano no EGES significa poder aprender, na prática, ao lado de profissionais capacitados, e participar ativamente do desenvolvimento dos projetos do EGES. Isso, acredita, tem ampliado significativamente sua visão sobre o mercado e sua capacidade de atuação em equipe.
“Sem dúvidas, essa vivência tem contribuído diretamente para o meu crescimento profissional, me preparando de forma sólida e realista para os desafios do mundo corporativo”, salienta.
“Participar do EGES ampliou minha visão tanto no campo acadêmico, despertando o interesse pela produção de artigos e pelo aprofundamento em temas específicos, quanto no aspecto social, ao me proporcionar conexões valiosas e a expansão da minha rede de networking. Sem dúvidas, essa vivência tem sido um marco enriquecedor na minha trajetória, contribuindo para meu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional” — Derik Figueirêdo, aluno do curso de Negócios e integrante do EGES
Desbravar o mundo do empreendedorismo, gestão e sustentabilidade
Letícia Dutra de Menezes estava no primeiro semestre de Administração quando sua turma foi levada para conhecer o EGES. Poucos meses depois, viu que havia vagas de estágio e ficou encantada pela possibilidade de se aproximar de áreas como empreendedorismo, gestão e sustentabilidade. “Era a oportunidade perfeita de aplicar na prática aquilo que aprendia em sala e também aprender novas coisas”, lembra.
Em sete meses no Escritório, Letícia participou de consultorias para empresas como Perboyre Castelo, acompanhou consultorias para alunos da Unifor, atuou em eventos que conectam alunos a especialistas do mercado de trabalho, organizou o Projeto Bagagem junto à coordenação do curso de Administração, gravou vídeos informativos para o Instagram do EGES e participou de cursos.
“Acredito que obtive muitos aprendizados no EGES, como processos dentro das empresas, com as consultorias e implementações que melhoram o processo de gestão. Melhorei ainda mais a minha forma de comunicar, desenvolver o trabalho em equipe no alcance de metas, organização de eventos, entre outros”, avalia.
Hoje, Letícia atua em uma empresa de tecnologia. “Sou estagiária administrativa e trabalho na parte de processos e fluxos, controle das compras e solicitações de viagens, documentações internas, endomarketing, entre outros”, explica.
“O papel do escritório é despertar os alunos que estão na graduação a respeito da gestão, empreendedorismo e sustentabilidade, e de contribuir no mercado de trabalho com a experiência aplicada em sala de aula. Com certeza, me fez ver que a administração é ampla e essencial, me mostrou que posso alcançar lugares ainda mais altos” — Letícia Dutra, aluna do curso de Administração e egressa do EGES
Papel central na formação profissional
É no cotidiano que o EGES ocupa um papel central na formação de profissionais da gestão da Unifor, ao promover experiências práticas, conectadas ao mercado e orientadas por metodologias ativas. O Escritório estimula o protagonismo discente, desenvolvendo habilidades empreendedoras, senso crítico e capacidade de resolução de problemas reais.
“Com programas como o EGES Consult, EGES Sala de Aula e EGES Connect, o ambiente fomenta uma formação que articula conhecimento técnico e vivência profissional, permitindo que os estudantes ingressem no mercado de trabalho com maior preparo e maturidade”, destaca a diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), Danielle Coimbra.
Para ela, o processo de reformulação do EGES representa uma inflexão estratégica no contexto do CCG e da Universidade de Fortaleza, ao alinhar sua atuação aos modelos internacionais de excelência acadêmica, como os propostos pela Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB).
“A nova proposta inclui um enfoque mais estruturado na aprendizagem baseada em projetos, integração entre graduação e pós-graduação, expansão de parcerias com organizações nacionais e internacionais e projetos customizados. Essa reconfiguração amplia o escopo de atuação consolidando o CCG como um ambiente de referência para a formação de líderes inovadores e responsáveis” — Danielle Coimbra, diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão
A docente ressalta que o EGES articula os pilares da formação universitária: ensino, pesquisa e extensão. “Sua atuação junto a pequenas empresas por meio de consultorias pro bono, o estímulo ao empreendedorismo social e a inserção de temas como ESG e inovação em gestão promovem uma formação orientada por valores éticos e compromisso com o bem comum”, afirma.
Ao integrar extensão e impacto social aos processos formativos, o EGES contribui para a formação de gestores mais conscientes, sensíveis às desigualdades e preparados para liderar processos transformadores em diversos contextos organizacionais.
O EGES também se destaca como um diferencial competitivo da Universidade de Fortaleza no cenário nacional de ensino superior. “Sua inserção em um ecossistema de inovação robusto — com múltiplos laboratórios temáticos, grupos de pesquisa aplicada e atuação integrada com o corpo docente altamente qualificado — coloca a instituição em posição de destaque”, afirma Danielle.
Conforme destaca a docente, o EGES não apenas promove a empregabilidade e o desenvolvimento profissional, como também posiciona a Unifor como referência na oferta de experiências educacionais contemporâneas, alinhadas às demandas do século XXI e às melhores práticas internacionais de formação em negócios.
Resposta concreta às diretrizes mais avançadas da formação contemporânea
O EGES cresce mantendo a missão de colaborar com o processo de inovação da gestão de empresas, instituições públicas e negócios de impacto positivo (ambiental e social). O professor Paulo Pinho, que coordena o Escritório, explica que, por meio do desenvolvimento de projetos de consultoria em inovação da gestão, o EGES facilita a integração entre os diversos laboratórios da Unifor, ao mesmo tempo que promove a integração da própria Universidade com empresas privadas, com o setor público e com instituições de impacto positivo.
“O EGES desenvolve projetos de consultoria nas áreas de Estratégia, ESG, Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão de Projetos e de Processos, Operações e Logística, dentre outras”, detalha.
No Escritório, os alunos participam diretamente de projetos de consultoria em inovação da gestão sob a coordenação de professores capacitados. Com isso, aprendem por meio de projetos reais enquanto podem participar de oportunidades de desenvolvimento de pesquisa aplicada, experiência nacional e internacional, iniciação científica e projetos de impacto positivo.
Conheça alguns dos projetos coordenados pelo EGES
Projeto Connecta (3ª Edição - maio/25)
Evento de integração e networking de empresários e executivos com os estudantes do CCG.
Projeto Bagagem Nacional (8ª Edição - maio/25)
Visita técnica dos alunos dos cursos de Administração e Negócios a empresas consideradas world class, para troca de experiências, networking e benchmarking.
Projeto Bagagem Internacional China (2ª Edição - prevista para novembro/25)
Na primeira edição do projeto, um grupo formado por gestores e professores da Unifor, empresários e executivos, e estudantes visitaram Israel. No segundo semestre de 2025, o plano é realizar uma visita técnica à China.
Projetos Business English (2ª Edição - prevista para novembro/25)
Na primeira edição do projeto, um grupo de estudantes da Unifor participou de um curso de Inglês para Negócios em Londres e realizou visitas técnicas a importantes empresas (ex. Jaguar). O plano é realizar a 2ª Edição do Projeto Business English durante o segundo semestre de 2025, no Canadá.
SAP Academy
Projeto desenvolvido em parceria da Unifor com a Accenture e SAP (empresas internacionais de consultoria de TIC e de ERP, respectivamente) para formação e contratação de estudantes dos cursos do CCG.
Santander X Explores
Projeto internacional do Santander para a promoção do empreendedorismo.
Projeto Social (1ª Edição - maio/25)
Capacitação e implementação de um software de CRM gratuito (sistema de relacionamento com os clientes) no Centro Fashion de Fortaleza (que possui mais de 4 mil lojas, a maioria de micro e pequenas empresas). O projeto é coordenado pelo EGES e desenvolvido por professores e alunos do CCG. A meta é implantar o CRM em 50 micro e pequenas empresas a cada semestre (atividade pro bono).
Prêmio EGES
Premiação para incentivar a iniciação e produção científica dos alunos do CCG, especialmente no que se refere à produção de artigos sobre os projetos desenvolvidos pelo EGES.
Paulo lembra que o conceito internacional de “Escola de Negócio” está diretamente relacionado ao desenvolvimento de projetos e pesquisas aplicados envolvendo a Universidade e o mercado. “Um dos importantes critérios para a Acreditação Internacional da Universidade (a Unifor está em processo de acreditação) é a aproximação entre academia e mercado”, salienta.
“Poucas universidades no Brasil desenvolvem projetos de consultoria para o mercado, como é o caso da própria Unifor. A nossa visão de futuro é que a Unifor, por meio do EGES, participe ativamente dos principais projetos na área de inovação da gestão em todos os Estados do Brasil, prestando serviços de excelência para grandes e médias empresas, para o setor público e para empresas de impacto positivo” — Paulo Pinho, coordenador do EGES
A professora Ana Cristina Barros acrescenta que a Unifor se destaca por oferecer, dentro de seu próprio campus, um equipamento completo que integra ensino, pesquisa e extensão em gestão.
“O EGES é uma resposta concreta às diretrizes mais avançadas da formação universitária contemporânea, incluindo certificação internacional de Escola de Negócios. Com sua reformulação, o escritório se consolida como um ecossistema de inovação pedagógica, onde o aluno é incentivado a agir, refletir e transformar. Isso agrega valor real ao diploma, fortalecendo a empregabilidade e a formação crítica dos estudantes”, finaliza.
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