Unifor lança edital de Certificação Intermediária para alunos e egressos do curso de Ciências Contábeis

qua, 2 outubro 2024 16:20

Certificação visa reconhecer competências adquiridas ao longo do curso e garantir vantagem competitiva no mercado de trabalho

O processo oferece a certificação em quatro níveis: Auxiliar Contábil, Assistente Contábil, Analista Contábil e Consultor Contábil (Imagem: Getty Images)

O curso de Ciências Contábeis da Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - lançou o edital para Certificação Intermediária voltado a alunos e egressos da graduação. O projeto tem como objetivo reconhecer formalmente as habilidades desenvolvidas pelos participantes, proporcionando um diferencial competitivo no mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de outubro de 2024.

A Certificação Intermediária está em conformidade com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), publicadas pela Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de março de 2024. O processo oferece a certificação em quatro níveis progressivos: Auxiliar Contábil, Assistente Contábil, Analista Contábil e Consultor Contábil, permitindo que alunos em formação validem suas competências em momentos estratégicos e ampliem suas possibilidades de atuação profissional ainda cursando a graduação. Conforme o edital, os egressos podem se candidatar apenas ao nível de Consultor Contábil

Um dos principais diferenciais da Certificação Intermediária é a participação de parceiros externos, como órgãos de classe e empresas do mercado contábil, na validação das competências adquiridas. Essa colaboração entre a universidade e o mercado garante que as habilidades desenvolvidas durante o curso estejam alinhadas com as exigências práticas da profissão, proporcionando aos alunos e egressos um currículo robusto e altamente competitivo.

A validação das competências dos alunos/egressos será feita por meio da apresentação de projetos inovadores, de acordo com o especificado para cada nível de certificação, que serão avaliados por uma comissão composta por docentes e executivos do mercado. As atividades de certificação incluem seminários, workshops e Hackathons, nas quais os participantes podem demonstrar suas habilidades por meio de soluções práticas para desafios da área contábil.

Os interessados, sejam alunos ou egressos, devem consultar o edital e seguir as orientações para garantir sua inscrição no processo de certificação. Com essa iniciativa, o curso de Ciências Contábeis da Unifor reforça seu compromisso com a formação de qualidade e com a preparação de seus alunos e egressos para os desafios do mercado de trabalho.

Etapas e cronograma da certificação

De acordo com o edital, os candidatos devem estar regularmente matriculados ou serem egressos do curso de Ciências Contábeis da Unifor, e as competências serão avaliadas com base nas disciplinas concluídas e nos projetos apresentados.

Confira abaixo o cronograma:

• 1º a 5 de outubro: Período de inscrição
  • 10 de outubro: Publicação dos aprovados na análise de histórico
  • 20 de outubro: Data limite para entrega dos projetos
  • 23 de novembro: Hackathon de Certificação de Competências
  • 29 de novembro: Cerimônia de entrega da Certificação

Os alunos e egressos que forem aprovados receberão uma certificação com carga horária de 36 horas, formalizando suas competências adquiridas. Aqueles que não obtiverem aprovação poderão participar de uma nova avaliação no ciclo seguinte.

Certificação Intermediária Ciências Contábeis
Inscrições: 1º a 5 de outubro de 2024