Unifor relança Terapia Ocupacional com matriz curricular inovadora e laboratórios de ponta

seg, 1 julho 2024 19:19

A oferta do curso, que terá quatro anos de duração e será ofertado no período noturno, já vale para o semestre 2024.2

O terapeuta ocupacional atua com pessoas que têm limitações psicomotoras, cognitivas, afetivas, etc. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, relançou o curso de Terapia Ocupacional, agora com uma proposta renovada e totalmente alinhada às exigências do mercado de trabalho contemporâneo. A nova matriz curricular vai formar profissionais altamente qualificados e capacitados para atuar em diversas áreas da saúde, seja no setor público, seja na iniciativa privada. A oferta do curso de Terapia Ocupacional da Unifor já vale para o semestre 2024.2. Ele terá quatro anos de duração e será ofertado no período noturno.

O novo curso da Unifor vem ao encontro da expansão do mercado de trabalho para terapeutas ocupacionais. A demanda por esses profissionais vem crescendo, especialmente devido ao aumento de pessoas idosas e à maior conscientização sobre a importância da saúde mental, reabilitação física e estimulação sensorial. Além disso, o setor privado também está em busca de terapeutas ocupacionais para compor equipes multidisciplinares em clínicas e centros de reabilitação.

Essa área também tem ganhado cada vez mais visibilidade e espaço no mercado de trabalho devido aos ótimos resultados que os pacientes e clientes vêm tendo com as intervenções, além de abranger diversas áreas de atuação. Os terapeutas ocupacionais têm papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar, podendo atuar em hospitais, clínicas, ambulatórios, escolas, instituições e centros de reabilitação, centros de convivência para pessoas idosas, creches e instituições penais, além de empreendimentos próprios.

Outro ponto de destaque é que o mercado de trabalho, além do setor privado, também dispõe de atividades no setor público por meio de concurso público para órgãos municipais, estaduais e federais

Descontos

Os profissionais egressos da Unifor terão direito a 30% de desconto. E, no caso, de a pessoa ter 50 anos ou mais de idade, independentemente se egresso ou não da Unifor, o aluno terá direito a 40% de desconto na mensalidade. Esses descontos valem para toda jornada acadêmica na Unifor.

A moderna estrutura do curso de Terapia Ocupacional na Unifor está focada em proporcionar aos alunos formação completa e atualizada, com ampla gama de oportunidades no mercado de trabalho. Para isso, vai contar com os laboratórios multidisciplinares do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor, um dos mais modernos centros de atendimento médico e de aprendizagem na saúde das regiões Norte e Nordeste.

Uma das grandes vantagens deste curso é a sua possibilidade de um trabalho interprofissional. A Terapia Ocupacional é uma carreira que interage de forma intensa com outras áreas da saúde, como fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, educação física, nutrição e enfermagem, entre outras. Isso permite que profissionais já formados nessas áreas de saúde possam complementar sua formação e ampliar suas possibilidades de atuação.

Formação de Excelência na Unifor

A Unifor, conhecida por ser a melhor universidade particular no Norte e Nordeste, reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e a formação de profissionais de alta qualidade. O curso de Terapia Ocupacional foi redesenhado para oferecer uma matriz curricular moderna, com disciplinas que englobam as mais recentes práticas e tecnologias da área.

O lançamento do novo curso de Terapia Ocupacional na Universidade de Fortaleza representa uma oportunidade imperdível para quem busca uma carreira promissora e repleta de possibilidades. Com abordagem inovadora e integrada às demandas do mercado, a Unifor está preparada para formar os terapeutas ocupacionais do futuro, prontos para fazer a diferença na vida das pessoas e na sociedade.

Para mais informações sobre o curso e como se inscrever, acesse o site da Unifor e descubra como essa nova formação pode transformar a sua carreira.

Sobre a profissão do terapeuta ocupacional

O terapeuta ocupacional atua com pessoas que têm limitações psicomotoras, cognitivas, afetivas, entre outras, seja de origem genética ou em decorrência de um trauma, tendo como objetivo oferecer recursos para que essas pessoas possam aumentar suas expectativas e sua autonomia motora e social. As atividades desenvolvidas por esse profissional visam a reabilitação ou a prevenção do comprometimento das atividades do cotidiano.

Perfil do terapeuta ocupacional

Algumas habilidades são necessárias para o perfil de um terapeuta ocupacional, as quais podem ser desenvolvidas e/ou aprimoradas durante a formação e a prática, mas isso não quer dizer que se você não possui alguma delas você não será um bom profissional.

Algumas atividades exclusivas do terapeuta ocupacional:

• Realização do atendimento terapêutico ocupacional
    • Execução de métodos e técnicas terapêuticas ocupacionais
    • Prescrição, ajuste e treino do uso de prótese, órtese e outros dispositivos respeitando as competências divididas e específicas de outros profissionais
    • Reabilitação com a finalidade de restaurar, desenvolver e preservar as habilidades de execução das ocupações, ou seja, do cotidiano
    • Uso de adaptações de tecnologias assistidas

Principais atribuições do terapeuta ocupacional:

• Ajudar na promoção de saúde de trabalhadores, por meio de ações voltadas a prevenção de doenças ocupacionais
    • Realizar assistência a crianças com problemas de aprendizagem ou psicomotoras
    • Ajudar na reabilitação e na reintegração de pessoas idosas no âmbito social
    • Promover a inclusão social de pessoas com distúrbios psíquicos
    • Ministrar aulas e palestras