null Acessibilidade no campus: confira as iniciativas de inclusão promovidas pela Unifor

Qua, 3 Fevereiro 2021 17:10

Com o intuito de contribuir para o bem-estar de toda a comunidade acadêmica, a Universidade dispõe de equipamentos físicos e visuais, além de projetos metodológicos

Campus da Universidade de Fortaleza dispõe de elevadores para a locomoção de pessoas com deficiência física (Foto: Ares Soares)

Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, considera que a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não apenas com as igualdades. A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, se preocupa com o bem-estar e a inclusão de todos os alunos e funcionários do campus.

Quando se trata de acessibilidade, o horizonte apresenta múltiplas habilidades, sentidos e tipos de inclusão, como a física, comunicacional e visual

O professor Euler Muniz, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e assessor de Planejamento Curricular da Vice-Reitoria de Graduação, explica que, quando há limitações, outras competências são desenvolvidas. “A pessoa que não tem a visão, ela desenvolve mais audição e outros sentidos para compensar essa essa falta. Proporcionar o aperfeiçoamento dessas competências ajuda a pessoa no mais importante, dar a independência, que ela faça por si só”, afirma.

A universidade de todos

A surdez, a depender do grau de deficiência, pode provocar dificuldades também na fala. Desse modo, a comunicação se torna um fator de cuidado. Pensando nisso, a Universidade de Fortaleza oferece o acompanhamento de tradutor e intérprete de Libras para alunos surdos em sala de aula, na monitoria, nos estágios, em eventos acadêmicos ou qualquer outra atividade educacional.

São ofertadas disciplinas para o ensino a distância acessíveis para surdos, equipe do PAP ( Programa de Apoio Psicopedagógico), composta por seis tradutores e intérpretes de Libras;  tradução e adaptação da escrita do surdo no Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, monografia de Especialização, dissertação de Mestrado e tese de Doutorado. Gravação de vídeos, com inserção em Libras, dos informativos da Unifor; e gravação de vídeos como apoio nas pesquisas de pós-graduação, realizadas por estudantes surdos ou com a inserção de surdos na amostra.

No que tange à deficiência visual, a Universidade dispõe de um aparato completo. São disciplinas para o ensino EaD desenvolvidas de forma acessível para deficientes visuais, ampliação do tamanho das fontes de apostilas, textos e material avaliativo para alunos com baixa visão, avaliação no computador com o uso do aplicativo NVDA - Non Visual Desktop Access (ledor de tela), uso de scanner para adaptação e transformação de material (livros e apostilas) para áudios; Linha Braille – tecnologia que digita em braille e registra em texto no computador (uso nas avaliações).

Além da colocação de placas em Braille nas portas dos banheiros e treinamento de mobilidade pelo campus, como o desenvolvimento de habilidades e competências para a locomoção, realizado por professores da graduação em Educação Física.

Campus Saudável

Desde o início dos casos de Covid-19 no Brasil, a Unifor tem papel ativo no enfrentamento da doença, com medidas como a virtualização das aulas e elaboração de protocolos de biossegurança que permitem o retorno às atividades presenciais em seu campus de forma segura para todos: alunos, professores, colaboradores administrativos e público externo.

A segurança sanitária individual e coletiva, no entanto, requer o engajamento de todos no cumprimento das normas de biossegurança, amplamente divulgadas pelas autoridades sanitárias e que envolvem, em termos gerais, higiene pessoal, distanciamento social e uso de máscara de proteção.

+ LEIA MAIS: Confira detalhes do Sistema de Monitoramento de Saúde em prevenção à Covid-19

Fique por dentro!