Alunos de Biomedicina da Unifor realizam atividades educativas em escola pública no bairro Edson Queiroz

seg, 8 dezembro 2025 16:21

Alunos de Biomedicina da Unifor realizam atividades educativas em escola pública no bairro Edson Queiroz

A iniciativa ocorreu após alunos coletarem amostras de água da escola e promoverem, na reta final do semestre, uma ação de conscientização sobre o seu uso adequado


Alunos do 2º semestre do Curso de Biomedicina da Unifor - Foto: Ares Soares
Alunos do 2º semestre do Curso de Biomedicina da Unifor - Foto: Ares Soares

Estima-se que, de toda a água no mundo, apenas 2,5% é doce, mas sua maior parte encontra-se em geleiras ou está armazenada em aquíferos subterrâneos. Ao todo, apenas 1% encontra-se em rios, com fácil acesso para consumo. Para fortalecer a ideia do uso consciente desse precioso líquido tão importante para os seres vivos, alunos do 2º semestre do Curso de Biomedicina da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, realizaram uma ação de educação ambiental na Escola Prof. Francisco Maurício de Mattos Dourado, na manhã desta segunda-feira (8).

Os alunos realizaram apresentações de boas práticas com os alunos da instituição de ensino municipal - Foto: Ares Soares

A intenção foi promover ações lúdicas com os alunos da escola sobre a água, como o seu consumo de forma consciente e os cuidados necessários para a saúde. Como parte da iniciativa, também foram coletadas amostras nas torneiras e bebedouros da instituição de ensino da rede municipal de ensino. O professor do Módulo de Análise Ambiental do Curso de Biomedicina, Oyrton Monteiro, explicou que os alunos passam o semestre inteiro estudando sobre a qualidade da água, para ter propriedade para realizar a apresentação junto às crianças da escola.

“Eles estão encerrando o semestre com essa ação em uma escola de ensino fundamental; portanto, o público-alvo são crianças que vão receber informações sobre a qualidade da água. Quando se fala em qualidade da água, se fala também em higiene e em saúde, porque a gente bebe a água, e essa água deve estar potável. E quando se está falando de educação ambiental, é sempre importante que ela seja continuada a cada semestre. Esses alunos têm que receber sempre essas informações para uma melhora de comportamento.”

A iniciativa foi gerida por Oyrton, ao lado de outros três professores do curso: Carla Maciel, Gleucia Moura e Hermes Fernandes.

Incentivo às boas práticas

Uma das alunas de Biomedicina participante da ação foi a Eduarda Bezerra, que trouxe dicas de boas práticas. A jovem explicou que a apresentação foi dividida em tópicos sobre o uso consciente da água em casa e na escola.

Aluna Eduarda Bezerra - Foto: Ares Soares

“O intuito é que eles (alunos) desenvolvam e entendam melhor, de forma lúdica, ações como fechar a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa as mãos. Não tomar banhos demorados. No quintal, reaproveitar água da chuva para regar plantas, principalmente porque em breve chegará o período chuvoso. E, na escola, nós citamos o uso da garrafinha, em vez de utilizar copos descartáveis”, explica.

Um dos professores da Escola Prof. Francisco Maurício de Mattos Dourado, que também já lecionou na Unifor, Gerson Lima, comentou sobre a importância dessa aproximação da universidade com a comunidade local.

“Recebemos muitos trabalhos de extensão daqui da Universidade de Fortaleza, como ações de saúde, acompanhamento médicos e de odontologia. Então, a escola está aberta para aprendizado e assim todos crescem”, destaca.


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo principalmente para o alcance do ODS 6 — Água Potável e Saneamento, do ODS 3 — Saúde e Bem-Estar e do ODS 4 — Educação de Qualidade.

A Universidade de Fortaleza, assim, fortalece a promoção da saúde por meio do acesso à água segura e da educação ambiental, assegura uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e estimula oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.