null Alunos de Direito visitam unidades do Sistema Prisional Cearense em Itaitinga e Aquiraz

Sex, 22 Setembro 2023 18:17

As visitas fazem parte da disciplina Direito Penal II, ministrada pela professora Yasmin Ximenes

Durante a visita, os estudantes realizaram ainda ação de responsabilidade social ao levarem livros para internos e donativos para filhos de detentas (Foto: Divulgação)

Cerca de 80 alunos do segundo semestre do curso de Direito da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizaram visitas técnicas na manhã desta sexta-feira, 22 de setembro, a duas unidades do Sistema Prisional Cearense, como parte de atividades acadêmicas da disciplina Direito Penal II, ministrada pela professora Yasmin Ximenes. Os presídios visitados foram a Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne e a Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa, localizados nos municípios de Itaitinga e Aquiraz, respectivamente.

As visitas, segundo a docente, têm o objetivo de unir teoria à prática. “É importante que os alunos conheçam o funcionamento do sistema prisional cearense por dentro, afinal, a aprendizagem não se faz apenas nas salas de aula. Além disso, os estudantes puderam também realizar uma ação de responsabilidade social, ao levarem livros para internos e donativos para filhos de detentas. Bebês de 0 a 1 ano de idade receberam fraldas e produtos de higiene pessoal”, acrescenta.

Durante a ocasião, os alunos também conheceram o trabalho de ressocialização dos detentos. “Eles compreenderam o funcionamento do sistema, visitaram as salas de aula e as oficinas de trabalhos manuais, o que inclui a produção de artesanato comercializado em shopping centers de Fortaleza e as fardas usadas pelos policiais militares”, pontua.

A apresentação do Sistema Presencial Cearense foi feita pelo diretor da CPPL V, Marcus Karbage, aluno egresso do curso de Direito da Unifor, e pelo coordenador de Educação da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Rodrigo Brito de Moraes. Até o término do período letivo de 2023, os alunos da disciplina de Direito Penal II ainda visitarão a Perícia Forense do Estado do Ceará, no bairro Moura Brasil, e a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), da Polícia Civil do Ceará.