seg, 13 março 2023 18:21
Biblioteca Acervos Especiais adquire nova coleção e chega a 12 mil exemplares
As obras possuem origens variadas e contemplam assuntos como arte, cultura e história
A Biblioteca Acervos Especiais da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, adquiriu uma nova coleção de 3.029 livros, datados a partir do século 19. O conjunto inclui obras de origens variadas — todas em ótimo estado de conservação — e contempla assuntos relacionados à arte, cultura e história, trazendo um grande potencial para pesquisa. Agora, o acervo passa a contar com cerca de 12 mil livros.
As obras mais antigas são publicações raras e marcam importantes momentos na história. O exemplar do “Catalogue Illustré du Salon”, de 1881 — catálogo de um dos maiores eventos de arte anual/bianual no mundo ocidental —, assim como catálogos de artistas brasileiros importantes, como o Raisonné, de Tarsila do Amaral, são alguns dos tomos presentes no acervo da Fundação.
Também são destaque os exemplares adquiridos na nova coleção que tratam da história e cultura do Brasil. Os livros abordam a época do descobrimento, a cultura indígena e os períodos colonial e barroco. Estas edições, por serem mais recentes, possibilitam o acesso e o manuseio por quem deseja utilizá-los em pesquisas.
Exemplares assinados por autores, ilustrações originais e edições limitadas são algumas das obras que podem ser encontradas da Biblioteca de Acervos Especiais (Foto: Ares Soares)
Importante salientar que os livros mais antigos são publicações com encadernações manuais e gravuras originais, ou reproduções muito bem trabalhadas. Um exemplo é a edição de 1878 da obra "La Mode Illustrée. journal de la famille". O exemplar é uma espécie de revista de moda parisiense, o qual contém registros de vestuários utilizados na época, além de notícias e outras informações com ilustrações desenhadas à mão.
Outro destaque é a edição de 1911 do álbum de Charles Paul Renouard, “Mouvements, gestes et expressions”, uma obra rara com tiragem de 35 exemplares, contendo 200 pranchas divididas em dois volumes de gravuras originais. O livro trata de desenhos de estudo do artista para a captação de movimentos e comportamento anatômico de pessoas e animais. O primeiro volume contém uma gravura assinada à mão pelo próprio artista.
Ana Wanessa Bastos, bibliotecária responsável pela Acervos Especiais, pontua que, por meio destas fontes bibliográficas – obras raras e especiais – e visitas guiadas, a aproximação dos alunos com o setor é fortalecida. Essa relação expande a percepção acadêmica dos discentes, e possibilita o surgimento de campo teórico e prático para o efetivo atendimento e construção do perfil do estudante e das novas diretrizes curriculares.
“A importância de ter um Acervo Especial na Universidade é que ele estende as fontes bibliográficas raras nos ciclos de ensino e pesquisa da instituição. Dessa forma, o setor mantém coleções que podem ajudar a sociedade cearense a acessar valores educacionais, sociais, científicos e artísticos do patrimônio documental, assim como se conectar ao passado local e global” — Ana Wanessa Bastos, bibliotecária responsável pela Biblioteca Acervos Especiais
Sobre a Biblioteca Acervos Especiais
A Biblioteca Acervos Especiais da Unifor foi fundada em 10 de abril de 2014 e já recebeu um público superior a 10 mil visitantes. Conta com um acervo de cerca de 12 mil volumes nas áreas de Artes, Literatura, História, Direito, Pareceres Jurídicos e Manuscritos, ilustrações originais de artistas nacionais e estrangeiros, obras raras datadas dos séculos XV ao XIX, além de primeiras edições de clássicos da literatura brasileira com assinaturas e dedicatórias de autores.
Entre os volumes estão livros raros como: Gritsch, o incunábulo Quadragesimale Gritsch Una (um livro de 1489 de Johannes Gritsch); Dante con l'espositioni di Christoforo Landino, et D'Alessandro Vellutello (1578); Geschichte in Brasilien (Maurício de Nassau), de Gaspar Barleus (1659); Castrioto Lusitano de Raphael de Jesus (1679); Voyage pittoresque et historique au brésil, de Jean-Baptiste Debret (1834/1835/1839).
Destacam-se as coleções de Ciccillo Matarazzo, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro de 1840 a 1964, assim como o Arquivo da História do Ceará, organizado por Thomaz Pompeu Gomes de Matos.
+ Biblioteca Acervos Especiais possui roteiro de visitação para todas as áreas de conhecimento
Serviço
Biblioteca Acervos Especiais
Local: 1º andar do prédio da Reitoria da Universidade de Fortaleza
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h | aos sábados, sob agendamento
Contato: (85) 3477-3823 | acervosespeciais@unifor.br