qui, 6 novembro 2025 17:09
Celebrando laços: como a Escola Yolanda Queiroz reúne gerações em um só espaço
Entre jogos, momentos de lazer e de promoção à saúde, a celebração do Dia da Família aproximou crianças, pais e universitários, promovendo cuidado e integração

Como forma de celebrar aqueles que amam e cuidam, a Escola Yolanda Queiroz — vinculada à Divisão de Responsabilidade Social, setor integrado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária e responsável por ofertar educação gratuita a crianças do Infantil IV ao 5º ano do Ensino Fundamental — realizou, no dia 8 de outubro, a comemoração do Dia da Família.
A celebração reuniu uma série de atividades simultâneas, voltadas à integração tanto dos pequenos quanto dos pais e mães que ocupavam o Espaço Verde — localizado próximo ao Ginásio Poliesportivo. O momento contou com a participação de alunos da Universidade de Fortaleza (Unifor) - instituição de ensino vinculada à Fundação Edson Queiroz - que enriqueceram as ações por meio da aplicação de seus saberes acadêmicos de forma multidisciplinar.
Para Mônica Galeão, diretora da unidade escolar, o vínculo entre as duas instituições de ensino é essencial para que a iniciativa alcance faixas etárias diversas: “As atividades são fruto da parceria entre a escola e os cursos da universidade, que estão sempre nos apoiando nos eventos — tornando-se uma forma de prestarmos serviços à comunidade”, explica.
Entre os acadêmicos participantes, estava Olga Ramos, estudante de Enfermagem e integrante da Liga Acadêmica de Promoção à Saúde (LAPS). Ela ressalta a importância de levar o bem-estar para além do ambiente hospitalar: “A participação da Liga sintetiza a importância do cuidado persistente com a saúde. Ela influencia na adesão ao tratamento de hipertensão e diabetes, além de incentivar práticas de autocuidado de modo geral”, destaca.
Já Ana Fernandes, aluna de Economia, juntamente com outros colegas, desenvolveu um jogo voltado à importância da reciclagem para a sociedade. “Estamos cursando a disciplina de Responsabilidade Social e Ambiental e elaboramos essa ação para estimular a conscientização das crianças. É o meu primeiro contato com esse tipo de atividade, estou gostando muito — e as crianças estão arrasando!”, conta.
E a animação também tomou conta das famílias. Entre os tantos grupos reunidos no gramado, Maria Hilda chamou atenção. Junto de outras mães, ela organizou um piquenique coletivo, tradição que surgiu a partir da convivência escolar das crianças. “Desde o infantil, os nossos filhos estudam juntos, por isso já ocorre o entrosamento entre as mães, e por isso combinamos o piquenique. A nossa turma é do quarto ano agora. Eles gostam de se reunir para brincar e os nossos momentos são para falar do dia a dia deles na escola”, compartilha.