Ciência de Dados auxilia no mapeamento e prevenção do feminicídio em Fortaleza

ter, 28 novembro 2023 16:41

Ciência de Dados auxilia no mapeamento e prevenção do feminicídio em Fortaleza

A obra “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia” tem como autores o egresso do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Unifor, Dr. Tiago Silva, e os pesquisadores do Insight Lab, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rebeca Quezado e José Antônio de Macêdo


A obra evidencia a relação entre o uso da tecnologia da informação e comunicação e o problema da violência de gênero
A obra evidencia a relação entre o uso da tecnologia da informação e comunicação e o problema da violência de gênero

A pesquisa em Ciência de Dados tem desempenhado um papel fundamental na era da informação, possibilitando a extração de insights valiosos a partir de conjuntos complexos de dados. As informações adquiridas têm o potencial de contribuir significativamente com soluções práticas e impactantes em prol da sociedade, como, por exemplo, o enfrentamento à violência de gênero e o feminicídio.

Cientes disso, os pesquisadores do laboratório Insight Data Science Lab da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Antonio Fernandes de Macêdo e Sílvia Rebeca Sabóia Quezado, em parceria com o juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Tiago Dias da Silva, egresso do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz -, como forma de enfrentar a violência contra a mulher, desenvolveram a pesquisa “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”. A produção acadêmica tem como objetivo compreender, de forma aprofundada, desde os fenômenos criminosos até a ciência de dados. 

No livro, que retrata com fidelidade o panorama atual do feminicídio no município de Fortaleza, partindo da análise de processos em tramitação na Justiça, foram abordados temas como: a conjuntura dos direitos humanos das mulheres, perpassando pela violência contra a mulher, a tipificação do feminicídio em nossa legislação pátria, os reflexos nas ações judiciais alencarinas, os impactos e as iniciativas para o enfrentamento do fenômeno da violência, sobretudo o feminicídio até as linhas gerais da tecnologia, evidenciando a relação entre o uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) e o problema da violência de gênero.

Ao longo da pesquisa são apresentadas temáticas que perpassam desde os riscos do uso da tecnologia relacionados com a violência contra a mulher, como também tratadas algumas tecnologias mais conhecidas e ainda a discussão de como elas podem beneficiar as ações protetivas em favor da mulher. Por fim, é apresentado ao leitor uma proposta de plataforma digital visando auxiliar na criação de uma rede protetiva para a mulher, baseada nas experiências exitosas de estudos acadêmicos dos pesquisadores da UFC, que contemplam as criações de soluções digitais nas áreas de segurança pública e proteção social, como exemplo o conceituado "Programa Cientista-Chefe", do qual a Unifor também é parceira.

“O laboratório Insight Data Science Lab da Universidade Federal do Ceará (UFC) destaca-se como um centro multidisciplinar crucial nesse cenário, aplicando as técnicas avançadas da Ciência de Dados em diversas áreas, como saúde, segurança pública e direitos humanos. Sua abordagem inovadora é particularmente notável no enfrentamento da violência de gênero, evidenciando o compromisso em utilizar a análise de dados para agir em questões sociais urgentes”, salienta José Antonio de Macêdo.

Reconhecimento

A magnitude e relevância da obra foi reconhecida na 3ª edição do prestigioso Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa dar visibilidade a ações de prevenção e enfrentamento desse grave fenômeno foi entregue. O livro sagrou-se vencedor na modalidade produção acadêmica referendando a valiosa contribuição da pesquisa para a conscientização e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas. A cerimônia de outorga do prêmio ocorreu no dia 26 de setembro de 2023, na sede do CNJ, Brasília (DF), e foi presidida pela ex-ministra Rosa Weber, até então, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ.


Livro conquistou o “III Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral” na modalidade “Produção Acadêmica” (Foto: Rômulo Serpa/ CNJ)

Em razão da conquista dessa importante premiação, os três pesquisadores serão homenageados, no próximo dia 30 de novembro, em uma sessão solene na Câmara dos Vereadores de Fortaleza pelos dez anos de fundação do laboratório Insight Data Sciense Lab da UFC, do qual fazem parte.

“A homenagem é um tributo merecido aos notáveis projetos concebidos pela equipe do laboratório ao longo dos anos. Em sua trajetória, o Insight Lab destacou-se em diversas áreas, desde o suporte à iniciação científica e ao desenvolvimento de jovens estudantes até sua atuação proeminente na esfera da segurança pública, além da oferta de cursos em ciência de dados para o aprimoramento profissional por meio de diálogos também em outros campos da universidade. Com parcerias estratégicas e uma abordagem inovadora, o Insight Lab tem se consolidado como uma referência nacional, impulsionando o avanço tecnológico e acadêmico do Brasil”, pontua a pesquisadora da UFC e coautora do livro, Sílvia Rebeca Sabóia Quezado.

Sobre os autores

Tiago Dias da Silva

Mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especialista em Ciências Criminais e em Direito Constitucional. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Gestor e idealizador do Software Proteção na Medida, instituído pelo TJCE para avaliação de risco de violência doméstica e familiar contra a mulher. Membro do Grupo de Trabalho do TJCE para o fortalecimento do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Supervisor do Laboratório de Inovação do TRE-CE. Projeto científico, intitulado, "Pacto Colaborativo Pela Não Violência à Mulher", vencedor do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, categoria cidadã, sob a promoção da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), em 2022. 

Sílvia Rebeca Sabóia Quezado

Mestra em Direito Privado, Relações privadas, sociedade e desenvolvimento, sob a orientação do Prof. Dr. Bruno Leonardo Câmara Carrá pelo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Graduada em Direito, sob a orientação do Prof. Me. José Leandro Monteiro de Macêdo e a coorientação do Prof. Dr. Bruno Leonardo Câmara Carrá pelo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Pesquisadora de mestrado no Insight Data Science Lab da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a coordenação do Prof. Dr. José Antonio Fernandes de Macêdo. Idealizadora do "Painel da Mulher" - Software Proteção na Medida, instituído pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Projeto científico, intitulado, "Pacto Colaborativo Pela Não Violência à Mulher", vencedor do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, categoria cidadã, sob a promoção da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), em 2022. Pesquisadora apoiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). 

José Antônio Fernandes de Macêdo

Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), realizou doutorado sanduíche na École Nationale Supérieure des Télécommunications de Bretagne, na França. Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor associado do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde 2009 é pesquisador de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi pesquisador sênior na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL- Suíça) no período de 2006-2009, onde lecionou e coordenou pesquisas científicas. O foco de sua pesquisa é a aplicação de ciência de dados e inteligência artificial em grandes volumes de dados (Big Data). Publicou mais de 150 (cento e cinquenta) artigos em conferências e revistas qualificadas. Na UFC, foi diretor da Superintendência da Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Ceará por 2 (dois) anos e foi coordenador da pós-graduação do programa de mestrado e doutorado do Departamento de Computação da UFC durante 4 (quatro) anos. Desde 2017 é Cientista-chefe do Governo do Ceará, liderando projetos na área da Segurança Pública e Transformação Digital. Agraciado com a Medalha "Ordem do Mérito Supesp", em 2022. Projeto científico, intitulado, "Pacto Colaborativo Pela Não Violência à Mulher", vencedor do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, categoria cidadã, sob a promoção da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), em 2022. Atualmente é coordenador do Insight Data Science Lab da Universidade Federal do Ceará (UFC).