null Clínicas odontológicas mais modernas para aprender e cuidar

Seg, 27 Fevereiro 2023 10:44

Clínicas odontológicas mais modernas para aprender e cuidar

Com infraestrutura moderna, instrumentais de alta qualidade e corpo docente qualificado, Unifor une a prática universitária e o compromisso social ao ofertar tratamentos gratuitos em clínicas odontológicas que transformam vidas


Cerca de 1.800 pacientes circulam toda semana, de segunda a sexta, nas duas clínicas odontológicas da Unifor: uma multidisciplinar e outra integrada (Foto: Ares Soares)
Cerca de 1.800 pacientes circulam toda semana, de segunda a sexta, nas duas clínicas odontológicas da Unifor: uma multidisciplinar e outra integrada (Foto: Ares Soares)

Já tem mais de dois anos que Solange Souza, 57, sente sua vida mudar junto com o sorriso largo que agora esbanja pelos eventos corporativos onde trabalha, distribuindo poesias que ela mesma faz e vendendo produtos. É que desde que começou a frequentar as clínicas odontológicas da Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, ela pôde ter acesso a um tratamento de saúde bucal que transformou até a forma de olhar para si mesma.

“Antes, eu só ia ao dentista quando sentia que o dente estava estragando porque fazia particular e tinha que juntar dinheiro para poder pagar”, conta. Quando descobriu o tratamento gratuito ofertado pelas clínicas odontológicas da Unifor, não pensou duas vezes antes de buscar o atendimento, que costuma vir de encaminhamentos médico ou odontológico das redes pública e privada.

Primeiro, ela realizou uma limpeza e algumas restaurações. Depois, um clareamento. Agora se prepara para colocar uma prótese em um dos dentes nos próximos meses. “Hoje eu já tenho um sorriso totalmente diferente”, diz, orgulhosa. 

Solange mora na comunidade do Dendê, vizinha à Universidade. Ela conta que desde que o tratamento foi ficando aparente, muitos conhecidos passaram a enchê-la de perguntas sobre quem fez e como poderiam ter acesso também a tratamentos dentários gratuitos. “Quem eu indico as clínicas da Unifor sai satisfeito”, comenta.


“As clínicas da Unifor trouxeram todos os benefícios para a minha vida, em todos os sentidos: na vida pessoal, no trabalho. Recuperei minha autoestima. Se fosse realizar tudo isso particular, teria que esperar muito para juntar dinheiro”Solange Souza, paciente das clínicas odontológicas da Unifor

Assim como Solange, cerca de 1.800 pacientes circulam toda semana, de segunda a sexta, nas duas clínicas odontológicas da Unifor: uma multidisciplinar e outra integrada. Ao todo, são cerca de 100 consultórios odontológicos nos quais duplas de acadêmicos realizam atendimentos nos turnos da manhã, da tarde e parte da noite.


Cerca de 1.800 pacientes são atendidos toda semana nas clínicas da Unifor (Foto: Ares Soares)

Localizadas no complexo do bloco O da Unifor, ao lado da academia e do ginásio do campus da Universidade, elas atraem muitos pacientes para fazer desde restaurações a procedimentos cirúrgicos, passando por tratamento de canal, próteses, lesões bucais, aparelhos ortodônticos, limpezas e exames radiológicos

É um espaço que, há mais de 25 anos, é referência para a prática acadêmica nas mais diversas especialidades do curso de Odontologia, mas também um exemplo do compromisso social da instituição, que tem transformado vidas da população cearense.

Reforma para garantir clínicas modernas

Se os tratamentos já eram realizados com estrutura de ponta e atendimento de excelência, agora as clínicas odontológicas oferecem uma estrutura ainda mais moderna com as recentes reformas que estão remodelando todo o local, especialmente na sua estrutura física.

“Esta é a primeira grande reforma que a clínica passa e, quando a Universidade constrói algo, é com muita qualidade”, considera Lia Brasil Barroso, diretora do Centro de Ciências da Saúde da Unifor, onde está acomodado o curso de Odontologia. 

“Estamos aderindo às novas normas de vigilância sanitária, preconizadas também pelo Conselho de Odontologia. (...) A gente está com uma modernização nos espaços dos consultórios para dar maior conforto ao aluno e aos colaboradores que os auxiliam nos atendimentos para que eles possam ser mais assertivos no atendimento e na visibilidade das necessidades do aluno da clínica”Lia Brasil Barroso, diretora do Centro de Ciências da Saúde

A reestruturação começou com as clínicas multidisciplinares (que somam, ao todo, 63 consultórios), mas em dezembro seguirá com a clínica integrada. “Nos adequamos pensando no futuro do curso de Odontologia da Unifor”, explica o coordenador Saulo Ellery

“Temos hoje uma clínica totalmente revestida no porcelanato, com sistemas de refrigeração com retorno, renovação e purificação de ar. Com todo o maquinário, bombas a vácuo e sistema elétrico novos. (...)  Tudo para entregar ao nosso aluno uma clínica padrão e referência como sempre foi a Unifor. Entregamos qualidade aos nossos alunos e à população”, complementa. 

Lugar para mergulhar na prática profissional

Quem está na outra ponta desta história, mergulhando na prática profissional para aprender o ofício do dentista, diz sentir no dia a dia o privilégio que é estudar numa Universidade referência, quando o assunto é sobre os núcleos de práticas acadêmicas. 

“Para mim, o maior diferencial da Unifor são as clínicas. A estrutura é incomparável, e elas têm muita relevância na nossa formação porque é lá que aprendemos a atuar. A gente tem uma carga horária prática na clínica muito grande de atendimento, e isso é fundamental para a formação do dentista”, celebra Victória Farias, aluna do décimo semestre de Odontologia.

Ela conta que conheceu o complexo ainda no primeiro semestre e se surpreendeu de cara. “Eu pensava: isso tudo é clínica?”, lembra. Alguns semestres depois, estava ela mesma atuando ali diretamente e se emocionando com pacientes. Victória não esquece da alegria de uma senhora que recebeu uma prótese total. “Isso marca a gente. Essa paciente estava muito grata”, diz.

Os alunos Unifor começam a ter atividades práticas laboratoriais já a partir do primeiro semestre, mas chegam mesmo nas clínicas por volta do terceiro. É ali que fazem os primeiros procedimentos, mais simples, e logo vão avançando na complexidade junto às disciplinas do curso. “Foi nas clínicas que aprendi a fazer canal, de casos mais simples aos mais difíceis”, destaca Victória, que sempre quis ser dentista e quando se formar, logo mais, deseja atuar especialmente em cirurgia.


“Na Unifor, você consegue atuar nas clínicas em basicamente todas as áreas da odontologia e sai conhecendo tudo do mercado. A estrutura da universidade é um diferencial gigante e, com as reformas, isso fica mais incrível ainda. O corpo docente também é muito preparado”Victória Farias, aluna do décimo semestre de Odontologia

Victória diz indicar de olhos fechados a Unifor para quem deseja cursar Odonto. “Lá praticamente todo material do curso é fornecido pela Universidade, até mesmo os Equipamentos de proteção individual (EPIs). Além disso, os materiais e instrumentais que usamos nos pacientes são os melhores”, elenca.

Excelência vem de longa data

O curso de Odontologia da Unifor é o mais antigo do Ceará em uma Universidade privada. E suas clínicas são um ponto-chave tanto na graduação quanto na pós-graduação. Cenário de prática para o desenvolvimento profissional, é onde o aluno adquire as habilidades necessárias para a prática e a inserção no mercado de trabalho. 

Isso significa que a expertise clínica manual do aluno Unifor é desenvolvida em clínicas próprias da Universidade, prestando à comunidade um serviço de qualidade baseado em atendimentos que historicamente acompanham a modernidade e o avanço da tecnologia da Odontologia.

“Esta é uma área que todo ano se reinventa com novas especialidades e tecnologias. O nosso complexo do bloco O tem um alto padrão de excelência”, diz o coordenador Saulo Ellery. Ele emenda que, na Unifor, o estudante tem a oportunidade de uma formação numa clínica moderna, com os insumos e instrumentais da melhor qualidade possível, para exercer uma odontologia de alto nível, que é o que o mercado de trabalho exige atualmente. 

Tudo isso com o plus de um corpo docente extremamente qualificado, atuando nas mais variadas áreas da Odontologia, no serviço público e no setor privado, da atenção básica à secundária e terciária.


“O curso de Odontologia da Unifor alia a tradição de quem já está no mercado há muito tempo com a modernização e a inovação para fazer os nossos alunos realmente serem referências por onde passam”Saulo Ellery, coordenador do curso de Odontologia da Unifor

Aqui formamos profissionais para cuidar das pessoas

Lia Brasil lembra que a população cearense já reconhece as clínicas de odontologia da Unifor e os profissionais formados na instituição pela rapidez e qualidade do atendimento, gerando demanda contínua de serviços que são importantes para que os alunos tenham um volume significativo de atendimentos e, assim, mais oportunidade para desenvolver as habilidades e a postura profissional.

“A população reconhece a excelência porque o nosso aluno está lá com o professor que faz o acompanhamento de cada procedimento, do planejamento terapêutico que é desenvolvido com aquele paciente. O professor intervém e acompanha todos os procedimentos, fazendo com que o estudante tenha mais confiança e o paciente também. Isso gera formação de qualidade”, explica Lia.

A paciente Solange concorda. Ela diz que tinha medo de fazer o tratamento de clareamento pela dor que ouvia falar, mas os acadêmicos que a atenderam foram muito atenciosos e humanizados, o que a deixaram segura. “O que mais me marcou nas clínicas foi o cuidado dos alunos comigo, o profissionalismo deles. Vi que ali eles estavam formando gente para cuidar mesmo”, finaliza.


Paciente Solange agradece atendimento nas clínicas odontológicas da Unifor (Foto: Arquivo pessoal)