null Confira o resultado do processo seletivo para o projeto Render-CE 2024

Qua, 20 Março 2024 17:49

Confira o resultado do processo seletivo para o projeto Render-CE 2024

Participarão da iniciativa 15 alunos da Unifor, que vão desenvolver produtos de moda ou home decor utilizando o bordado Richelieu

O projeto tem o objetivo de oferecer suporte a artesãos cearenses, a fim de promover a produção sustentável, a inovação e a visibilidade do artesanato (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — por meio da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE) —, divulga o resultado do processo seletivo para o Render-CE 2024, projeto realizado em parceria com a Loja do Bem, do Shopping Iguatemi Bosque. Foram selecionados 15 alunos da Unifor interessados em desenvolver produtos de moda ou home decor utilizando o bordado Richelieu.

O projeto Render-CE tem o objetivo de oferecer suporte a artesãos cearenses, a fim de promover a produção sustentável, a inovação e a visibilidade do artesanato, a partir da união de saberes promovida por meio da interação e do trabalho conjunto entre alunos e professores da Unifor e artesãos. A quinta edição do projeto vai beneficiar as artesãs de moda do município de Maranguape.

As peças desenvolvidas terão sua produção subsidiada pela Loja do Bem, onde serão expostas e comercializadas (loja física e redes sociais), com assinatura dos criadores (aluno e artesão). O desenvolvimento dos produtos terá mentoria de professores da Unifor e pelo arquiteto Valter Costa Lima, responsável pelo Tetu Design.

O bordado Richelieu é uma técnica de bordado recortado. A origem do seu nome se deve ao Cardeal Richelieu, principal ministro de Luís XIII, da França. O bordado Richelieu inclui pontos de caseado distintos que cruzam as áreas de tecido recortadas, sendo um trabalho identificado por pequenos laços nas barras do ponto caseado, conhecidas como picots.