null Congresso de Administração destaca a internacionalização da Unifor

Qua, 11 Outubro 2023 17:47

Congresso de Administração destaca a internacionalização da Unifor

Sérgio Forte, professor do PPGA, apresentou painel sobre a internacionalização da Universidade no XLVII Enanpad

O XLVII Enanpad aconteceu na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, entre os dias 26 e 28 de setembro (Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, foi destaque no XLVII Enanpad — Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração —, que foi realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, entre os dias 26 e 28 de setembro.

Durante o congresso, o professor Sérgio Forte, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unifor, coordenou e apresentou o painel “Internacionalização das Instituições de Ensino Superior Privadas no Brasil – Processo, Barreiras e Desafios”. Na ocasião, foi explicado o processo de internacionalização da Universidade de Fortaleza e outras três instituições convidadas.

Em sua apresentação, Sérgio enfatizou que dos 50 anos da Unifor, os últimos 25 foram dedicados à inovação e internacionalização, para além da excelência no ensino. Esse cenário se intensificou no pós-pandemia, com o fortalecimento do stricto sensu, criação de novos equipamentos e desenvolvimento de projetos que englobam práticas educativas modernas.

Além disso, ele destacou a relevância dos serviços prestados pela Assessoria para Assuntos Internacionais, responsável pela mobilidade internacional e programas de double degree, e o Núcleo de Estudos Internacionais, célula de estudos sobre diversos países e continentes nas áreas do Direito Internacional, Negócios, Relações Internacionais, Comércio Internacional e Defesa Nacional.

Baseado na metodologia de Pettigrew, o professor realizou um estudo dos 25 anos de internacionalização da Unifor e apontou cinco períodos: 1987 a 2000 (primeiros passos), 2001 a 2010 (andando rápido),  de 2001 a 2019 (correndo), de 2020 a 2022 (acelerando) e 2023 em diante (começando a voar). De acordo com Sérgio, seguindo a metodologia de Knight, a Unifor está iniciando a terceira geração da Internacionalização, último estágio, e se tornará uma Regional Education Hub, promovendo soluções de problemas da região nordeste por meio de pesquisas e inovações.