seg, 18 dezembro 2023 14:28
Curso de Direito combina tradição e modernidade com experiências práticas na graduação
Olhar atento às inovações tecnológicas, valorização da ética e incentivo a projetos voltados para a transformação social são alguns dos diferenciais da formação na Unifor
Muitos são os fatores que influenciam na escolha de um curso superior, entre eles a qualidade da formação técnica, o modo como as perspectivas de mudanças com a chegada de novas tecnologias são abordadas pela instituição e a possibilidade de vivenciar situações práticas durante a graduação.
No curso de Direito da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, os estudantes são preparados para o mercado de trabalho por meio de uma formação ampla, que contempla ensinamentos morais, conteúdos técnicos e visão de futuro da área.
Prática desde o primeiro semestre
Para a professora Juliana Mamede, coordenadora da graduação em Direito, os projetos e ações desenvolvidos pelo bacharelado mantêm um compromisso com a responsabilidade social e proporcionam ao discente, a partir do primeiro semestre, o contato com a prática jurídica. As iniciativas oportunizam, assim, o desenvolvimento de habilidades indispensáveis à atuação diferenciada na profissão.
“As atividades desenvolvidas pelo curso de Direito propiciam o desenvolvimento de habilidades como empreendedorismo, raciocínio ágil e crítico, formação de visão estratégica, habilidade comunicacional, além da consciência de um olhar empático e do uso responsável de ferramentas tecnológicas” – Juliana Mamede, coordenadora do curso de Direito da Unifor
O Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ) é exemplo do compromisso da Universidade tanto com questões sociais, quanto com a aquisição de vivências práticas pelos alunos. O equipamento funciona como campo de estágio para os discentes da instituição. Por meio dele, os estudantes prestam atendimento gratuito à comunidade sob supervisão de professores e com uma equipe de analistas jurídicos, psicóloga e assistente social.
Trabalhando em parceria com a Defensoria Pública Estadual, a Justiça Federal do Ceará (21ª Unidade do Juizado Federal), o Tribunal de Justiça (23ª Unidade do Juizado Estadual) e o Procon/Assembleia, o EPJ atende à população enquanto aproxima futuros profissionais de Direito da realidade jurídica. Esse trabalho é feito por meio de:
- Elaboração de petições;
- Realização de audiências de conciliação para resolução de demandas de consumo;
- Mediações de situações de conflito;
- Acordos entre devedores e credores;
- Apoio jurídico a vítimas de violência urbana por intermédio do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana (NAVV);
- Atuação socioeducativa, informando a população sobre seus direitos.
“Projetos de extensão voltados a pessoas idosas, pessoas com deficiências, crianças, adolescentes, mulheres e vítimas de violência urbana proporcionam aos alunos conhecer o lugar de fala de cada um dos grupos vulnerabilizados, capacitando-os a uma intervenção transformadora”, acrescenta a docente.
+Saiba mais sobre o Escritório de Prática Jurídica (EPJ)
O futuro já chegou
Atento às inovações tecnológicas e necessidades contemporâneas, o curso de Direito da Unifor abraça tendências e traz para o campus novas oportunidades de crescimento e colocação profissional.
“A importância em trazer as inovações jurídicas para a formação acadêmica do discente dialoga com a necessidade de capacitá-lo para o enfrentamento das questões jurídicas atuais, que extrapolam os limites físicos das fronteiras geográficas”, observa a coordenadora Juliana Mamede.
Entre as iniciativas da graduação para atender necessidades atuais, está a virtualização dos processos judiciais, adaptando todo o seu Escritório de Prática Jurídica às novas tendências de mercado, possibilitando, assim, o trâmite virtual dos processos e a realização de audiências virtuais no âmbito do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc-Unifor).
Tecnologia a serviço do cidadão
Além disso, a matriz curricular do bacharelado foi incrementada com a disciplina de Engenharia Jurídica, que estimula os estudantes a encontrar soluções legais para problemas reais por meio da pesquisa e desenvolvimento de protótipos. Em sala de aula, os discentes são apresentados a conteúdos como legal design, visual law, criação de negócios inovadores e lógica de programação.
O conteúdo prepara o futuro profissional para um mercado em constante evolução com o surgimento de novas tecnologias, viabiliza o desenvolvimento de competências tecnológicas e estimula os alunos a pensarem o Direito de maneira mais criativa e eficiente.
A disciplina já rendeu aplicativos para garantir acessibilidade de pessoas com deficiência e exercício da cidadania para idosos, atuando no acesso à justiça.
Pesquisa e carreira acadêmica
Fomentada e oportunizada pela Universidade, a pesquisa científica é mais uma possibilidade de aprofundamento para o estudante de Direito. Por entendê-la como ferramenta indispensável ao crescimento econômico, social e cultural, o curso oferece grupos de pesquisa em diversas áreas de atuação. Muitas vezes, esse primeiro contato desperta o interesse do discente na iniciação científica, primeiro passo para a formação de novos mestres e doutores.
Estude com desconto na Unifor
Quer cursar Direito em 2024? A Unifor oferece descontos imperdíveis para você, nos mais variados métodos de ingresso, como: transferência (20%), segunda graduação Unifor (20%) e reabertura de curso (15%) e muito mais.