angle-left Curso de Marketing da Unifor ganha nova matriz curricular a partir de 2019.1

Qua, 6 Fevereiro 2019 11:05

Curso de Marketing da Unifor ganha nova matriz curricular a partir de 2019.1

Atendendo às demandas do mercado, nova matriz alia o marketing estratégico ao digital


Na Unifor, você se gradua tecnólogo em Gestão de Marketing com capacidade de desenvolver planejamento e administrar processos de marketing (Foto: Ares Soares)
Na Unifor, você se gradua tecnólogo em Gestão de Marketing com capacidade de desenvolver planejamento e administrar processos de marketing (Foto: Ares Soares)

O curso de graduação em Marketing da Unifor recebe, em 2019, mudanças em sua matriz curricular.  

Objetivando atender às demandas do mercado, a nova matriz alia o marketing estratégico ao digital. Um dos propósitos também é incentivar a criatividade do aluno Unifor. “Incluímos também a disciplina de Processos Criativos, na qual a gente estimula a criação, desenvolvimento, inovação e o empreendedorismo”, explica Cláudia Miranda, professora e coordenadora do curso.

A nova matriz curricular do curso de Marketing da Unifor dá continuidade ao projeto de trazer empresas para dentro da universidade, proporcionando aos alunos a oportunidade de aliar o conhecimento da sala de aula com a prática em campo. Através das parcerias, os estudantes se deparam com situações em que podem propor mudanças e inovações a partir do conceito do marketing.

“O principal diferencial que o curso de marketing da Unifor traz, na verdade, não é levar apenas conteúdo para o aluno, mas todo um conhecimento, um aprendizado, uma atitude e uma habilidade para tomar decisões, mudar a empresa e propor melhorias. Ele é posto dentro de uma prática de situações problemas que possam gerar condições de levar melhorias para a empresa”, ressalta Cláudia.

Os alunos novatos que dão início ao curso de Marketing em 2019.1 já estão inseridos na nova grade curricular. Aqueles que deram início ao seu curso em semestres anteriores foram automaticamente migrados para a nova grade curricular do curso.

Em quais áreas o profissional de Marketing pode atuar?

O curso de Marketing da Universidade de Fortaleza possibilita ao aluno atuar em diversas carreiras. Listamos abaixo algumas delas, confira:

Gestor de Marketing
O Gestor de Marketing é o profissional responsável por elaborar pesquisas de mercado e estratégias para aumentar as vendas. Também é função do gestor atuar diretamente e indiretamente no desenvolvimento de anúncios e ações que têm o objetivo de adequar os produtos ou serviços da empresa às necessidades e linguagem do público alvo.

Trade Marketing
No Trade Marketing, o profissional realiza a integração entre os setores do marketing e o de vendas, com práticas planejadas e executadas pela indústria com o objetivo aumentar as vendas e otimizar a atuação dos canais de distribuição.

Pesquisa de Mercado
Na área de pesquisa de mercado, o profissional de marketing pode trabalhar obtendo dados sobre o consumidor, hábitos de consumo e o impacto da chegada de um produto ao mercado.

Marketing Digital
Na área de Mídias Sociais, o profissional de Marketing propõe ações de promoção da marca no ambiente virtual, além de se relacionar com os usuários e avaliar o que é falado sobre a empresa na internet.

Marketing de Varejo
O Marketing de Varejo consiste nas atividades realizadas para promover e vender produtos de uma loja. Os principais objetivos dessa área são: vender mais, promover os produtos da sua loja, entender os clientes e tomar decisões antes dos concorrentes.

Consultoria de Marketing
Na área de consultoria, o profissional de Marketing pode prestar assessoria para empresas que necessitam de soluções estratégicas para promover o lançamento de novos produtos ou impulsionar as vendas.