null Cursos noturnos facilitam busca por opções de estágio

Sex, 1 Dezembro 2023 10:44

Cursos noturnos facilitam busca por opções de estágio

Na Unifor, estudantes que optam pelos cursos do período da noite podem ter descontos de 20% a 30% nas mensalidades

A Unifor conta com diversas opções de graduações em período noturno (Foto: Roberio Castro)

No momento da escolha por um curso universitário, as opções de turno, diurno ou noturno, influenciam no dia a dia dos estudantes. No caso de alunos que optam por cursos noturnos, a versatilidade de horário permite, por exemplo, conciliar estágios ou trabalhos com os estudos.

De acordo com Noália Araújo, coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino a Fundação Edson Queiroz —, os estudantes do período noturno são formados, predominantemente, por pessoas com compromissos profissionais durante o dia.

“É crucial ressaltar que este perfil é passível de variação, e a opção por estudar à noite frequentemente está associada à busca por uma alternativa que melhor se ajuste às circunstâncias e metas individuais. Este grupo inclui não apenas aqueles que já possuem formação universitária e aspiram por uma nova graduação, mas também indivíduos que estão embarcando em novos projetos de vida, trabalho e carreira”, detalha Noália.

No caso de alunos que buscam estágio, a Unifor conta com parcerias com empresas e instituições para ampliar as oportunidades dos alunos do turno noturno. “Esse enfoque visa não apenas enriquecer a experiência acadêmica, mas também capacitar os alunos a desenvolverem conexões significativas e planejarem suas trajetórias profissionais para uma transição mais eficaz para o mercado de trabalho”, reforça a docente.

Na Unifor, os estudantes que optam pelo curso noturno garantem descontos na mensalidade. Os pré-requisitos para ter 30% são:

• Alunos transferidos de outras instituições de ensino superior;
  • Segunda graduação (egressos da Unifor);
  • Reabertura de matrícula (alunos em situação acadêmica de abandono que desejam reabrir a matrícula).

Para 20%, os critérios são:

• Egressos de outras universidades;
  • Ingresso via vestibular (presencial e on-line), Nota do ENEM, prova redação ou nota de vestibulares anteriores da Unifor;
  • Alunos de escolas de ensino médio parceiras da Unifor.

Segundo Dayse Braga, professora do curso de Direito da Unifor, existem dois perfis de alunos: o profissional, ou seja, aquele que se dedica somente aos estudos; e o graduado, ou que já atua em outra profissão e precisa do período da noite para estudar.

Em relação ao curso de Direito, o núcleo de estágio da universidade coordena atividades que estimulam o início do contato entre alunos e instituições parceiras desde o primeiro semestre.

Oportunidades de network e conexão

Para Ítalo Salomão, professor do curso de Engenharia Civil da Unifor, outro fator que favorece os cursos noturnos é a possibilidade de realização de networking para os alunos, pois facilita a participação em eventos como sessões de workshops que conectam os estudantes a profissionais do setor de tecnologia.

Em relação ao feedback recebido pelos estudantes, o coordenador avalia como positivo. “Eles apreciam a flexibilidade, o corpo discente diversificado e os esforços feitos para garantir que tenham acesso aos mesmos recursos e oportunidades que os estudantes diurnos”.

Já Dayse Braga explica que há perfis de alunos que são mais produtivos no período noturno, o que acaba melhorando o rendimento individual.

Cursos com opção de período noturno