angle-left Entrei na Unifor. E agora?

Qua, 30 Janeiro 2019 10:10

Entrei na Unifor. E agora?

Para ajudar você, aluno recém-chegado, preparamos um guia dos serviços, oportunidades e vantagens que a Unifor oferece. Foto: Natinho Rodrigues.
Para ajudar você, aluno recém-chegado, preparamos um guia dos serviços, oportunidades e vantagens que a Unifor oferece. Foto: Natinho Rodrigues.

Ingressar na Universidade de Fortaleza é o resultado de muito esforço, dedicação e estudo. Por isso, parabéns! O mérito é todo seu, afinal, você conseguiu dar esse importante passo na vida pessoal, rumo ao tão sonhado mercado de trabalho. 

Para ajudar você, aluno recém-chegado, preparamos um guia dos serviços, oportunidades e vantagens que a Unifor oferece. São dicas sobre avaliação, frequência, estágio, monitoria, biblioteca e muito mais.

Unifor Online/Mobile 

O Unifor Online é o ambiente virtual interno da Universidade. Lá o aluno se comunica com professores e colegas, controla sua presença diária, notas e se informa dos eventos da semana em todo o campus. Por meio dessa plataforma, o aluno também consegue semestralmente atualizar matrícula, renovar empréstimos na biblioteca ou fazer solicitações como impressão de certificados ou do histórico escolar. 

O Unifor Online também tem sua versão mobile disponível para Android e iOS. Diariamente, o sistema do aplicativo atualiza informações acadêmicas do aluno, como presença, notas. O aplicativo também envia e manda torpedos, integrando o aluno ao corpo docente do seu curso e com os seus colegas. 

Entendendo a frequência 

O aluno consegue calcular sua frequência a partir da carga horária total da disciplina, tendo direito a faltar 25% desse total. Com a frequência maior ou igual a 75%, o aluno está aprovado. 

É possível ainda acompanhar diariamente a presença por meio do Unifor Online, tanto no aplicativo quanto no portal. Em caso de dúvidas, o aluno pode consultar a secretária da sua coordenação. 

Sistema de Avaliação 

A Nota Final (NF) corresponde à média aritmética entre a nota resultante da média da Avaliação 1 e Avaliação 2 e a nota de Avaliação 3. A Nota Final para aprovação deve ser igual ou superior a 5,0 (cinco vírgula zero). Entretanto, para tal, a média entre a AV1 e a AV2, bem como a nota individual da AV3, deve ser igual ou superior a 4,0 (quatro vírgula zero).

Entenda o cálculo 

Programa de Monitoria 

A monitoria é o primeiro passo para a docência. Na Unifor, quem deseja entrar na sala de aula um dia como professor universitário pode tornar-se monitor para ampliar seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que facilita a aprendizagem dos colegas e fortalece a relação aluno/professor. 

Na Unifor, a monitoria se divide em institucional e voluntária.

Saiba mais

Grupos e projetos de pesquisa 

A Unifor, por meio da Diretoria de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (DPDI), favorece o desenvolvimento crítico e científico dos alunos da graduação. Para aqueles interessados em seguir trajetória acadêmica, existem grupos e projetos de pesquisa sob a coordenação de professores doutores em pleno desenvolvimento em todos os Centros da Universidade. 

Além disso, por meio de editais internos de fomento à pesquisa, são fornecidos recursos financeiros e materiais para a pesquisa, dando condições e materiais para os pesquisadores. 

Saiba mais

Empresas Juniores

Os alunos da Unifor têm a chance de participar de aprendizado prático em sua área de atuação, que irá aproximá-los do mercado de trabalho, além de exercerem gestão autônoma em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico. Esse é o papel desempenhado por um estudante que participa de uma Empresa Júnior. 

Saiba como participar

Estágio

A Unifor mantém convênio com mais de 3.000 empresas e instituições para dar ao aluno a chance de ingressar no mercado de trabalho e de complementar sua formação ao ampliar os conhecimentos adquiridos. 

Além disso, a Universidade conta com a maior plataforma para gestão de carreiras do mundo: Unifor Carreiras. Por meio dela, alunos, egressos e empresas poderão ter acesso a diversos recursos oferecidos pela Universidade. 

Conheça 

Programas de Voluntariado 

A Unifor, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e dos programas de responsabilidade social da Universidade, dispõe de projetos que visam sensibilizar os alunos e contribuir para a formação de jovens para o exercício da cidade plena. 

Entre os programas estão: Projeto Jovem Voluntário, que atua em hospitais de Fortaleza, com crianças, adolescentes e idosos, e o Projeto Cidadania Ativa, que busca a conscientização dos direitos e deveres do cidadão e a prática da cidadania.

Conheça aqui

Ligas Acadêmicas

As Ligas Acadêmicas da Unifor são para aqueles que desejam atuar nas diversas áreas da saúde, por meio de ações que causem impacto na sociedade e na comunidade. Criadas a partir de 2009, as ligas são vinculadas à Vice-Reitoria de Extensão e atuam no campo da Responsabilidade Social. 

Atualmente, a Unifor tem mais de 30 ligas em atuação, formadas por alunos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) aprovados em processo seletivo, professores do CCS e preceptores das Unidades Básicas de Saúde. 

Procure a secretaria do seu curso para saber mais!

Grupos de Artes

A Fundação Edson Queiroz, por meio da Universidade de Fortaleza, mantém grupos de expressões artísticas. Os alunos Unifor podem participar dos seguintes grupos: Camerata, Coral, Big Band, Companhia de Dança e Grupo Mirante de Teatro. 

Os grupos participam de eventos promovidos pela Universidade e de espetáculos na cidade e em outros estados. 

Saiba mais

Biblioteca

A Biblioteca Central possui mais de 216 mil livros. O vasto acervo é composto por livros, teses, dissertações, anais, vídeos analógicos e digitais, além de periódicos, que subsidiam de forma completa a busca por informações para auxiliar na sua formação. 

Para ter acesso à Biblioteca, solicitar empréstimo de livros e o uso de guarda-volumes o aluno precisa apresentar seu UniforCard. 

Saiba mais  

Espaço Cultural 

O Espaço Cultural Unifor, situado no 2º piso da Reitoria da Universidade de Fortaleza, é um dos patrimônios turísticos da cidade. E é um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil. Promovendo acesso gratuito às exposições. 

Alunos de diversos cursos da Unifor atuam como monitores no espaço. Eles são treinados para receber os visitantes e fornecer informações especializadas, na contextualização das exposições e mostras culturais.

 

 

Saiba mais 

Complexo Esportivo 

Para os alunos que desejam incluir o esporte na sua vida, seja para manter a forma ou virar um atleta de alguma modalidade, a Unifor é o seu lugar! A Universidade dispõe de Parque Desportivo que abriga diversos equipamentos, incluindo Ginásio Poliesportivo, piscina semiolímpica, quadras de tênis, campo de futebol oficial, campo de futebol society, Academia e o Estádio de Atletismo. 

Conheça 

Intercâmbio 

Para aqueles que desejam vivencia experiência acadêmica em outro país, a Unifor é parceira de mais de 160 instituições de ensino superior em mais de 30 países pelo mundo! Você pode cursar disciplinas de seu curso em uma universidade do exterior sem pagar as mensalidades do semestre estudando fora na Unifor ou na instituição estrangeira. 

Confira como participar

UniforCard

O UniforCard é seu cartão de acesso à Biblioteca e a outras unidades do campus, para o empréstimo de livros e uso do guarda-volumes. O UniforCard permite a você adquirir serviços como impressões, xerox, efetuar pagamentos de multas sobre empréstimos de livros em atraso e realizar compras na Loja do Campus. 

O UniforCard funciona como um sistema de débito na fatura da mensalidade e traz vantagens para o aluno. Com ele, é possível também pagar a Academia Unifor.

Atendimento odontológico

Os alunos têm atendimento odontológico gratuito e sem encaminhamento profissional. Para isso, basta marcar triagem pelo telefone 3477.3211 ou presencialmente no bloco O.
A Unifor não realiza procedimentos de clareamento dentário, reabilitação com implantes e ortodontia. Já os serviços laboratoriais são arcados pelos pacientes.

Orientação acadêmica

Cada um dos quatro Centros de Ciências tem o Programa Tutorial Acadêmico, que subsidiam os alunos com informações sobre integração à universidade, por meio de cursos, oficinas e atividades gratuitas. Procure o PTA do seu centro e obtenha mais informações:
CCG: Sala Q01 (Fone: 3477.3081)
CCT: Sala J17 (3477.3233)
CCS: Sala H01 (3477.3310)
CCJ: Sala K01 (3477.3326)

Atendimento psicológico

No período de 18 de fevereiro a 31 de maio, os alunos têm atendimento psicológico emergencial gratuito, sem necessidade de agendamento prévio (mediante senhas): segundas e terças-feiras, de 8h às 10h e de 14h às 16h; quartas-feiras, de 14h às 16h, e sextas-feiras, de 8h às 10h.
Mais informações: Serviço de Psicologia Aplicada – 2º andar do NAMI