seg, 4 novembro 2024 17:14
Entrevista Nota 10: Fernanda Macário e a utilização da IA como ferramenta para o mercado de moda
Head de Customer Success e Customer Experience da Audaces fala sobre o uso da inteligência artificial para a otimização de processos na indústria fashion
Além de influenciar a inovação têxtil, as novas tecnologias seguem transformando diversos processos da indústria fashion, desde o uso de softwares para desenhos de moda digital até a automação de estoques e o funcionamento do e-commerce. Entre as ferramentas tecnológicas utilizadas nesse cenário, a inteligência artificial (IA) vem se destacando como novidade promissora.
Segundo Fernanda Macário, head de Customer Experience (CX) e Customer Success (CS) na Audaces — empresa de referência mundial em inovação tecnológica para moda —, a IA oferece diversas maneiras de aprimorar a experiência de compra para os consumidores, por exemplo. Uma das aplicações mais comuns, muitas vezes invisível ao usuário, é a recomendação personalizada, que se baseia no histórico de pesquisas de roupas, acessórios e outros itens.
“Além disso, há muitas outras inovações, como a pesquisa de tendências em tempo real, a filtragem por estilo, a melhoria da experiência de compra através de chatbots e assistentes virtuais, e as análises de estilo personalizadas. Essas soluções tornam a experiência de compra mais rica e envolvente para o consumidor”, explica.
Graduada em Administração e especialista em Gerenciamento de Projetos e Reinvenção Estratégica, Fernanda possui 15 anos de experiência no setor de moda e tecnologia. Em seu trabalho, busca integrar automação, inteligência artificial e gestão de processos para otimizar a eficiência operacional e impulsionar a escalabilidade.
E no próximo dia 7 de novembro, às 9h, ela irá ministrar a palestra “IA e o Mercado da Moda”, promovida pelos cursos de Moda e Design de Moda da Universidade de Fortaleza. O evento será um espaço de troca de experiências e debate sobre a crescente influência da IA no setor e as novas possibilidades que essa tecnologia traz para os profissionais do mundo fashion.
Na Entrevista Nota 10 desta semana, Fernanda fala sobre o uso da inteligência artificial para a otimização de processos na indústria da moda, além de dar dicas para quem está buscando se inserir na área como profissional e ter destaque no mercado de trabalho.
Confira na íntegra a seguir.
Entrevista Nota 10 — Com sua vasta experiência em Customer Experience e Customer Success na Audaces, como você vê o impacto da IA na personalização de experiências para o consumidor de moda? Que avanços recentes você considera mais promissores para alinhar as expectativas dos clientes com as ofertas das marcas?
Fernanda Macário — Para os consumidores de moda, a inteligência artificial oferece diversas maneiras de aprimorar a experiência de compra. Uma das aplicações mais comuns, muitas vezes invisível ao usuário, é a recomendação personalizada, que se baseia no histórico de pesquisas de roupas, acessórios e outros itens.
Outra forma de enriquecer essa experiência é a combinação de peças no e-commerce, que proporciona mais segurança nas compras. A Sizebay, por exemplo, apresenta a ferramenta Mix & Match, permitindo que os clientes criem várias combinações com as peças disponíveis na plataforma. Os usuários podem salvar os looks que criam e compartilhá-los com amigos, aumentando a interação com os produtos durante a jornada de compra.
Além disso, há muitas outras inovações, como a pesquisa de tendências em tempo real, a filtragem por estilo, a melhoria da experiência de compra através de chatbots e assistentes virtuais, e as análises de estilo personalizadas. Essas soluções tornam a experiência de compra mais rica e envolvente para o consumidor.
Entrevista Nota 10 — Em sua visão, como o uso de IA para identificar tendências e preferências de moda pode potencializar o sucesso de marcas ao longo do tempo? Como o uso de dados e a análise preditiva afetam o processo criativo de estilistas e designers, especialmente no desenvolvimento de produtos que atendam às expectativas do mercado?
Fernanda Macário — A inteligência artificial não mata o processo criativo. A IA pode realizar muitas tarefas, mas ela ainda carece de características essenciais do ser humano, como a criatividade genuína, e esta faz parte da essência de qualquer marca. Por mais que conheçamos as tendências, a essência da marca traz um diferencial. Vemos isso já nos dias de hoje, com um determinado modelo de peça e cor que estão em alta sendo desenvolvido por diversas marcas, mas ainda assim com características diferentes.
Agora, o que não se pode negar é que não podemos mais seguir fazendo moda com 12 meses de desenvolvimento com processos manuais na área de estilo. Com certeza essas empresas ficarão para trás.
A IA vem acelerar o processo de pesquisa e aumentar a taxa de assertividade da coleção, visto que, com ela, é possível analisar grandes volumes de fontes de dados para identificar tendências emergentes antes que se tornem populares. As indústrias precisam estar preparadas tecnologicamente para acelerar seu processo de desenvolvimento.
Com a inteligência artificial também é possível ter também uma inovação guiada, como a análise preditiva pode inspirar inovações, direcionando os designers a explorar novas ideias que estão em sintonia com as expectativas do mercado, sem perder a essência criativa.
Entrevista Nota 10 — No contexto onde a preocupação com o meio ambiente está em alta, qual a contribuição da IA para a sustentabilidade e a otimização dos processos na moda? Quais ações que envolvem IA você tem visto na prática e que auxiliam no equilíbrio entre inovação e responsabilidade ambiental?
Fernanda Macário — É muito comum nas confecções ter centenas de peças piloto sendo descartadas, assim como rolos de tecidos não aproveitados, porque compraram e, quando foram testar o tecido e a peça, não foram aprovados para serem produzidos.
Nós na Audaces, por exemplo, temos como princípio desenvolver tecnologias que apoiem a sustentabilidade. Temos a Sofia, inteligência artificial que é possível fazer testes de piloto com imagens realistas. Essas imagens, inclusive, podem ser utilizadas em catálogos e uma provação digital do modelo. É possível também aprovar as variantes da coleção digitalmente e, então, comprar somente os tecidos que realmente farão parte da coleção. Isso é o design sustentável.
Outro ponto muito importante é a previsão de demandas, que através da análise do histórico, os algoritmos da IA preveem as vendas e a produção se torna mais assertiva. Consequentemente, as confecções poderão ter estoques mais enxutos, reduzindo sobras e minimizando o impacto ambiental.
Entrevista Nota 10 — Sendo Head de Customer Success, você lida com a questão da automação no atendimento e na gestão do cliente. Na sua experiência, quais são os principais desafios e oportunidades que o uso de IA oferece para a automação de processos no mercado de moda?
Fernanda Macário — Com relação aos desafios, é importante não gerar um processo complexo com a IA na experiência do cliente. Ela precisa ser muito humanizada e entender quando o consumidor está com dificuldade e precisa de um atendimento humano. Além disso, é muito importante garantir que o uso dos dados seja de forma ética e respeite a privacidade do consumidor.
Um outro ponto é a necessidade de infraestrutura tecnológica e investimento necessário para garantir a confiabilidade e segurança dos dados. Esse ponto pode ser uma dificuldade para algumas empresas. Mas é importante analisar e entender o quanto a implementação da IA nos processos da confecção pode contribuir para o aumento da lucratividade do empreendimento.
Já sobre as oportunidades, eu entendo que a IA contribui significativamente na automação de processos operacionais, redução de desperdícios, previsão de tendências e preferências do consumidor, assertividade de vendas, aumento de lucratividade e personalização na experiência do cliente.
Entrevista Nota 10 — Que dicas você daria para quem hoje está se capacitando e busca adentrar o mercado de moda, inclusive quando falamos sobre IA? Que habilidades e competências o profissional precisa ter atualmente para encontrar boas oportunidades nas diversas áreas do setor fashion?
Fernanda Macário — O profissional do mercado da moda precisa possuir uma visão estratégica e sistêmica, mantendo-se atualizado sobre as principais tendências do setor, como o ultra fast fashion, a inteligência artificial e as estratégias para aumentar a lucratividade e a eficiência operacional. É essencial que tenha domínio de tecnologias digitais e emergentes, incluindo ferramentas de design digital, modelagem 3D, IA e análise de dados.
Além disso, é fundamental [esse profissional] adotar uma mentalidade sustentável e dinâmica, sendo capaz de desenvolver processos que minimizem o desperdício e favoreçam uma tomada de decisão rápida, com alta capacidade de adaptação e resposta ao mercado.
Entrevista Nota 10 — No próximo dia 7 de novembro, você irá participar da palestra “IA e o Mercado da Moda”, promovida pelos cursos de Moda da Universidade de Fortaleza. Qual a importância de discutir esse assunto no meio acadêmico? Como essa experiência pode ajudar os profissionais em formação a entenderem o mercado que estão adentrando e a reforçar a formação desses alunos para pensarem em soluções inovadoras para área?
Fernanda Macário — Nós, da Audaces, estamos constantemente incentivando os cursos de moda a preparar seus alunos para o mercado. É muito comum encontrarmos instituições de ensino com sistemas defasados e com uma grade curricular que não deixa o estudante consciente sobre os conhecimentos e habilidades que um profissional precisa, como citei anteriormente.
Atualmente estamos com um projeto que realiza uma análise na matriz curricular e apoio aos docentes para a atualização dela, inserindo na grade as aulas para ensinar todas as tecnologias da plataforma do Audaces360.
Não é somente o aluno que é beneficiado, o professor, consequentemente, também é atualizado sobre as tecnologias e impactos positivos gerados na cadeia de desenvolvimento de moda.
Nossa missão é promover o sucesso do mercado da moda, e, sem dúvidas, as instituições de ensino possuem um papel importantíssimo nisso. Consequentemente, queremos apoiá-las para que sempre estejam formando excelentes profissionais, preparados para contribuir positivamente para a economia da moda.