null Fundação Edson Queiroz abre a exposição “Jardim dos Anjos: Francisco de Almeida – 60 anos”

Seg, 22 Agosto 2022 17:55

Cerca de 60 trabalhos compõem a mostra em celebração ao aniversário de seis décadas do artista cearense, precursor da chamada xilogravura expandida.

Detalhe da obra
Detalhe da obra "Céu Estrelado", de Francisco de Almeida (Foto: Divulgação)

A Fundação Edson Queiroz (FEQ) apresenta a exposição Jardim dos Anjos: Francisco de Almeida – 60 anos no Espaço Cultural Unifor, de 6 de setembro a 11 de dezembro de 2022. As obras selecionadas para a mostra são um mergulho em 35 anos de produção do xilogravurista cearense. A exposição será aberta às 19h de 6 de setembro.

A mostra celebra o aniversário de seis décadas de Francisco de Almeida, um artista de técnica incessantemente inovadora que levou a xilogravura a cores, luminosidades e figuras singulares, expressas também em tamanhos gigantes.

“A obra de Francisco de Almeida representa uma releitura contemporânea da cultura popular genuinamente nordestina. E nela, o artista transcende limites e barreiras, além de criar técnicas que expõem de forma impactante o divino e o surreal, ao mesmo tempo que misturam a realidade e a ilusão, frutos da inquietude deste herdeiro do cordel”, destaca a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha.

“O interesse primordial do artista pela técnica da xilogravura fez com que ele incansavelmente reinventasse esta técnica em inúmeros momentos de sua criação a atender a demanda por si idealizada e almejada. Ela pode ser vista como uma alusão à literatura de cordel que usualmente é composta de páginas soltas produzidas em xilogravura e expostas presas em varais no espaço público”, explica a curadora da exposição, Tereza de Arruda.

As cerca de 60 obras da mostra são um passeio desde os primórdios da carreira nos anos 1960 – quando Francisco de Almeida teve de criar xilogravuras a partir de matrizes feitas até mesmo com sobras de madeira de outros artistas –, passando pelas fases de inspiração mística, religiosa, profana e onírica. O evento exibe ainda alguns dos instrumentos de trabalho, como algumas matrizes de confecção das xilos.

“O recorte da exposição mostra uma produção desde as placas inteiras até chegar às xilogravuras expandidas, sendo finalizada mostrando o novo caminho de seu trabalho, pavões misteriosos em uma explosão de cores”, afirma o galerista Leonardo Leal.

“Francisco de Almeida é um artista cearense que tem alcançado progressivo reconhecimento no cenário artístico nacional, em razão de sua originalidade e técnica inconfundíveis, transitando entre a cultura popular e a arte contemporânea. Esta exposição do Espaço Cultural Unifor homenageia o artista ao apresentar obras marcantes de sua trajetória e outras que nunca foram apresentadas antes ao público”, afirma o vice-reitor de Extensão da Unifor, professor Randal Pompeu.

Os trabalhos espalhados em coleções particulares, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC/UFC) e no museu do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, serão vistos em um só lugar nesta exposição. Entre eles, três pinturas e a xilogravura gigante “Os Quatro Elementos II”, de 2011, com dimensões de 1,50 m por 18 m.

Quem é Francisco de Almeida

Nascido em Crateús, no semiárido cearense, em 7 de agosto de 1962, Francisco de Assis Rodrigues de Almeida é filho de um ourives e fotógrafo e de uma bordadeira e costureira e neto de rendeira, tendo contato com a arte desde a infância.

Ele vive e trabalha em Fortaleza, onde estudou xilogravura com o professor Sebastião de Paula, posteriormente frequentando cursos de pintura na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade de Fortaleza (Unifor).

Embora tenha produzido pinturas no início de sua carreira, especializou-se na xilogravura, inclusive realizando experimentos técnicos, como aqueles destinados à produção de obras de grandes tamanhos e para a criação de xilogravuras fragmentadas, permitindo a realização de inúmeras obras usando variações de uma mesma matriz.

Francisco de Almeida – ou Delalmeida como também é carinhosamente chamado – recebeu o 1º Prêmio na XVI Unifor Plástica em 2011 e menção honrosa na XIV edição do mesmo evento, em 2007. Participou da Bienal de Valência (Espanha, em 2007), da VII Bienal do Mercosul, em Porto Alegre (2009), e do Panorama da Arte Brasileira 2005, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre outros diversos eventos. Expôs ainda em Fortaleza (CE), em Sobral (CE), no Rio de Janeiro e na Argentina.

No último ano, o trabalho de Francisco de Almeida rodou o Brasil ao ser exibido no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais, onde está em cartaz atualmente com 18 obras. Uma exposição coletiva de 25 artistas, da qual Delalmeida participa em Rostock, na Alemanha, vai itinerar para a Inglaterra e, em 2023, a Biblioteca Mario de Andrade (SP) abrigará uma individual do artista, de acordo com o galerista Leonardo Leal.

Exposição Jardim dos Anjos: Francisco de Almeida – 60 anos
Abertura: 6 de setembro de 2022, às 19h
Período expositivo: de 7 de setembro a 11 de dezembro de 2022
Visitação: de terça a sexta-feira, de 9h às 19h, e sábado, domingo e feriados, de 10h às 18h