I Encontro de Psicologia e Relações Humano-Ambientais acontece este mês
Evento visa apresentar a Psicologia Ambiental e sua relevância na relação com a comunidade
A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promove o I Encontro de Psicologia e Relações Humano-Ambientais. Marcado para os dias 23, 24 e 25 de fevereiro, o evento trará a temática “Intervenção Comunitária, Sustentabilidade e Promoção da Saúde” e acontecerá na Unifor, nos dias 24 e 25; e nos bairros Bom Jardim e Jardim Iracema, no dia 25.
As professoras Sylvia Cavalcante, Terezinha Elias e Cynthia Melo Lins são alguns dos nomes confirmados. Confira a programação completa aqui e inscreva-se para participar. O encontro é gratuito e aberto ao público.
Realizado pelo Laboratório de Estudos das Relações Humano-Ambientais (Lerha), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor (PPGP), o evento apresentará os resultados da pesquisa do grupo sobre os usos e significados dos espaços públicos pela comunidade no período da pandemia de Covid-19.
“Queríamos saber como estava sendo o retorno aos espaços públicos da cidade em relação a fatores como apropriação do espaço, segurança e percepção de risco — não apenas em relação à violência urbana, mas em relação à Covid também — uso de máscaras, medo ou não de ainda ser contaminado, além de lazer, trabalho e renda”, explica Karla Patrícia Ferreira, docente da Unifor e coordenadora do Lerha.
+ Alunos e professores da Unifor realizam mutirão no bairro Bom Jardim
Para isso, foram escolhidos quatro bairros onde já existiam ações de integrantes do laboratório: Poço da Draga, Bom Jardim, Jardim Iracema e Junco, na cidade de Picos, no Piauí. O trabalho vem sendo desenvolvido por estudantes, professores, profissionais de arquitetura e psicologia, além de membros da comunidade. Também está sendo fortalecida uma parceria com o poder público municipal.
“Uma coisa que para nós é essencial é a adesão da comunidade. Nós colaboramos, investimos tempo, energia, conhecimento e recursos financeiros, mas o fortalecimento da comunidade é o que dá continuidade ao trabalho”, frisa a coordenadora.
Ser humano e meio ambiente
Karla Patrícia ressalta a importância do contexto ambiental para a compreensão das pessoas. Para ela, a formação de identidades, valores e comportamentos está intimamente ligada à maneira de entender o mundo e se relacionar com ele.
“Não existimos fora de um ambiente, por isso precisamos considerar os locais de convivência cotidiana, por onde as pessoas deixam as marcas de sua existência”, declara.
“A Psicologia e os campos da Psicologia Ambiental e Comunitária têm como papel principal fortalecer pessoas, individualmente e nos seus grupos, na relação com o mundo” — Karla Patrícia, doutora e professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Unifor
Sobre o Lerha
Criado em 2002, por Sylvia Cavalcante, professora aposentada da Unifor, o Lerha realiza pesquisas e intervenções em campos diversos das relações humano-ambientais. A cidade e a relação dos seus moradores com ela é um dos campos estudados pelo laboratório desde a fundação, com base no aporte teórico da Psicologia Ambiental.
O campo de estudos do laboratório é, por natureza, multidisciplinar, dialogando com as áreas da Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Ciências Sociais, Ciências da Educação e Ciências da Saúde. Entre os temas de pesquisa do Lerha estão: Intervenções Urbanas, Cidade Saudável, Identidade de Lugar, Apropriação do Espaço, Ambientes Restauradores e Estresse Ambiental.
Serviço
I Encontro de Psicologia e Relações Humano-Ambientais
Data: 23, 24 e 25 de fevereiro de 2023
Local: Unifor (dias 23 e 24) | Bom Jardim e Jardim Iracema (dia 25)
Inscreva-se clicando aqui
Confira a programação completa
Informações: @lerhaunifor