Influenciadores digitais: nova tendência ganha força no campus

seg, 31 outubro 2022 18:35

Influenciadores digitais: nova tendência ganha força no campus

Estudantes da Universidade de Fortaleza alinham os estudos com o trabalho voltado para a internet


Influenciadores digitais realizam trabalho de marketing pessoal e reúnem milhares de seguidores nas mídias sociais (Foto: Getty Images)
Influenciadores digitais realizam trabalho de marketing pessoal e reúnem milhares de seguidores nas mídias sociais (Foto: Getty Images)

Com o avanço da tecnologia e o fortalecimento da internet, novos canais de comunicação foram desenvolvidos. A partir disso, o mercado de trabalho passou por uma verdadeira revolução. Profissionais das mais diversas áreas passaram por um processo de adaptação ao modelo digital, visando destaque e manutenção dos seus respectivos públicos. Além disso, novas categorias de profissões foram criadas com foco neste segmento. Dentre elas, os influenciadores digitais. 

Os “influencers”, como são chamados, são os novos personagens do marketing pessoal. Com significativo número de seguidores, eles produzem conteúdos para os mais variados nichos, como moda, beleza, estilo de vida, gastronomia, política e humor. A atuação, que está em alta principalmente entre os jovens, vem ganhando força em diversos espaços, incluindo a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Vários estudantes da instituição alinham os estudos com o trabalho voltado para a internet. 

Esse é o caso de Giullia Albertini (@giullia.albertini), estudante do 4° semestre do curso de Medicina Veterinária. Com mais de um milhão de seguidores no TikTok e 100 mil seguidores no Instagram, ela produz variado conteúdo em suas redes sociais. Ela compartilha com o público vídeos de memes, jogos, danças e estilo de vida. Além disso, também mostra um pouco da rotina universitária. “Gravo o dia a dia na faculdade e muitos seguidores gostam e se inspiram a fazer Medicina Veterinária também, é bem legal”, declara. 


Giullia Albertini, estudante da Unifor, atua como influenciadora digital (Foto: Acervo pessoal)

Giullia revela que desde a época da escola queria atuar neste meio. Já nesta época começou a produzir, como diversão, para o aplicativo Musical.ly, se inspirando em outros criadores de conteúdo que admirada. “Copiava o que eles faziam, como lip sync, que era fazer movimentos com as mãos e transições no ritmo da música. Era bem divertido, aí acabou que um dia me toquei ter cinco mil seguidores, e não parei de gravar”, afirma a estudante, que está há quatro anos atuando no segmento.

Hoje, Giulia enfrenta a realidade de conciliar os estudos com a pesada rotina de produção para a internet. Ela publica dois vídeos por dia, um pela manhã e outro à noite. “Não tenho horário certo de gravação, dependendo da semana vejo o dia mais vago e fico horas gravando para ter vários vídeos prontos durante a semana”, revela. Mas, mesmo com essa realidade, Giullia afirma que consegue se organizar, colocando as atividades na Universidade como prioridade. 

Comunicação em pauta

Poder alinhar os estudos acadêmicos com o trabalho de produção de conteúdos para a internet também é uma realidade para Taynã Ginepri (@taynaginepri), que possui mais de 23 mil seguidores no Instagram e é estudante  do curso de Jornalismo. Ela, que tem o sonho de se tornar uma grande comunicadora,  atua nas mídias sociais no nicho de moda, mas também aborda comportamento, estilo de vida e temas de família, já que é casada e mãe.


“Sempre usei diversas redes sociais desde que existem e, desde quando  já tinha certo conhecimento para manuseá-las. Já tive Fotolog, Orkut e outros. Tudo sempre foi muito natural. Mas com o surgimento da influência digital, no Instagram especificamente, chegou um momento em que precisei me profissionalizar mesmo” - Taynã Ginepri, estudante de Jornalismo e influenciadora digital

Estilo de vida

Mayron Freitas (@mayrondfreitas) é egresso do curso de Marketing e está no 3° semestre do MBA em Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais. Ele possui quase 20 mil seguidores no Instagram e produz um conteúdo voltado ao estilo de vida, incluindo gastronomia, lazer e viagens. Com o namorado, o estudante visita bares, restaurantes e eventos, fazendo avaliações e mostrando toda a experiência dos locais.


Estudante da Pós-Unifor, Mayron Freitas destaca que um dos maiores desafios de atuar como influenciador é produzir conteúdo de qualidade diferenciado dos demais (Foto: Acervo pessoal)

Para ele, atuar como influenciador digital é um prazer, mas, ao mesmo tempo, entende que este é um segmento que impõe muitas dificuldades, como atingir o grande público e produzir conteúdo de qualidade, diferenciado dos demais. Mas quando se trata de alinhar este trabalho a uma trajetória acadêmica de excelência, Mayron  declara que é um desafio, mas com muito esforço consegue viabilizar. “É bem corrido, mas vale a pena”, declara.  

Ele destaca a importância da Unifor para a sua formação e êxito no segmento; “Eu digo que a Unifor é a minha segunda casa, pois vivi e vivo experiências práticas que me fazem crescer como profissional e como pessoa. Todo esse conhecimento adquirido nesses anos, fazem-me tentar escolher os melhores caminhos a serem seguidos, no intuito de entregar conteúdos diferentes para meus seguidores e para os parceiros que acreditam no meu trabalho”.