null Inscrições abertas para cursos sobre educação ambiental e energias renováveis

Qui, 19 Outubro 2023 16:38

Inscrições abertas para cursos sobre educação ambiental e energias renováveis

As aulas serão ministradas em carreta escola adaptada, que ficará estacionada na Praça Central do Campus da Unifor; iniciativa faz parte do projeto Road Show ABGD Huawei Solar

O projeto Road Show ABGD Huawei Solar é iniciativa da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a chinesa Huawei e a australiana Risen Energy (Foto: Divulgação)

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro a Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - recebe o projeto Road Show ABGD Huawei Solar da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a chinesa Huawei e a australiana Risen Energy. Por meio da iniciativa, serão ofertados cursos técnicos profissionalizantes sobre educação ambiental e energias renováveis voltados para leigos e profissionais da área. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio da plataforma Sympla. No dia do curso, o aluno deve levar 1kg de alimento não perecível.

Voltada para alunos de cursos de graduação e pós-graduação da Unifor e ao público em geral, a formação será realizada em carreta escola adaptada, equipada e abastecida por sistema de microgeração de energia fotovoltaica, que ficará estacionada na Praça Central do Campus da Unifor. Nas aulas, que ocorrerão das 8h às 12h e das 14h às 18h, os alunos aprenderão noções básicas de instalação e normas.

A carreta escola é composta de dois eixos e 14 rodas e sobre elas foi montada uma estrutura formada por recepção, sala de aula com 27 carteiras, espaço para workshops, cozinha e lavanderia. No teto do veículo estão instalados painéis solares responsáveis pela geração de energia elétrica utilizada pela carreta.

Para participar da formação, além de fazer a inscrição e levar a doação de 1kg de alimento não perecível, no término do curso, o aluno deverá responder uma pesquisa e em seguida baixar o material didático. Ele receberá certificado e todo o material dado em aula.

Sobre o Road Show ABGD Huawei Solar

O Road Show ABGD Huawei Solar é uma iniciativa pioneira da Associação Brasileira de Geração Distribuída. O projeto, estruturado em uma carreta, percorre o Brasil levando conhecimento e capacitação em geração de energia renovável, como a solar. A bordo, além de sala de aula, os alunos têm contato com um sistema fotovoltaico - módulos, baterias, condutores, inversores. A energia gerada por esses equipamentos alimenta um showroom interativo, em que o participante consegue compreender o ciclo da produção ao abastecimento.

O projeto acaba de completar dois anos e já percorreu 55 mil quilômetros, passando por 83 cidades e 21 Estados, além do Distrito Federal, certificando 5.500 alunos, tendo arrecadado 3 mil kg de alimentos não perecíveis. Ao todo, foram mais de 20 mil horas de aulas divididos em dois cursos diferentes: Módulo Introdutório e Módulo Integrador.

RoadShow ABGD Huawei Solar
Dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2023
Praça Central da Unifor
Inscrições gratuitas pelo Sympla (no dia da aula, o aluno deverá levar 1 kg de alimento não perecível)