Orgulho Unifor: Jornalista egressa participa de intercâmbio profissional nos EUA a convite do Consulado

seg, 4 julho 2022 17:56

Orgulho Unifor: Jornalista egressa participa de intercâmbio profissional nos EUA a convite do Consulado

Durante duas semanas, Larissa Carvalho e outros 11 jornalistas negros brasileiros participaram do International Visitor Leadership Program (IVLP)


A jornalista Larissa Carvalho é fundadora do Site Negrê, coordenadora de Jornalismo da TV Unifor e egressa da Universidade de Fortaleza (Foto: Arqivo Pessoal)
A jornalista Larissa Carvalho é fundadora do Site Negrê, coordenadora de Jornalismo da TV Unifor e egressa da Universidade de Fortaleza (Foto: Arqivo Pessoal)

O Consulado Americano convidou a jornalista Larissa Carvalho Primo, egressa do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, para participar do International Visitor Leadership Program (IVLP ou “Programa Internacional de Liderança”, em tradução livre). Com o tema “Promovendo Diversidade e Inclusão no Jornalismo”, a edição do intercâmbio profissional aconteceu entre os dias 13 e 24 de junho e contou com a presença de outros 11 brasileiros.

Junto ao grupo, Larissa encontrou-se com colegas de profissão nas cidades de Washington DC, Iowa, Greensboro e Atlanta para discutirem sobre o assunto levantado neste IVLP exclusivo para jornalistas negros. Ainda processando os acontecimentos, ela, que atua como coordenadora de Jornalismo da TV Unifor, revela que o intercâmbio foi uma das melhores experiências de sua vida, tendo lhe marcado profundamente e mudado até mesmo quem ela é.

“Cresci muito em nível pessoal e profissional também, que era o principal objetivo do programa. Sinto que ampliei meus horizontes e minhas possibilidades para trabalhar pela diversidade e inclusão com foco em questões raciais no jornalismo. Além disso, a maioria das atividades que tivemos e as pessoas que conhecemos me deixaram muito inspirada e com uma esperança que eu não sei mensurar”, conta emocionada.


Larissa (de tranças, segurando a bandeira) fez parte da comitiva de jornalistas negros do Brasil que foram convidados para o Programa (Foto: Arquivo Pessoal)

Recebendo o chamado

Aos 26 anos, Larissa Carvalho é fundadora do Site Negrê, portal de notícias e mídia negra nordestina. Sua atuação na comunicação independente, junto à recente publicação de seu livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza”, chamou a atenção do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife (PE), representado por Jeffrey Lodermeier, Cônsul de Diplomacia Pública.

A presença online de Larissa e seu perfil diferenciado nos motivaram a entrar em contato para conhecer melhor seu trabalho como jornalista e apoio às políticas inclusivas. Ela é uma comunicadora dinâmica capaz de influenciar aqueles que lidera. E embora relativamente jovem, ela é focada e determinada em seu trabalho de uma forma que nos mostrou que ela seria ideal para este projeto de Visitantes Internacionais”, explica Lodermeier sobre a nomeação da jornalista para o IVLP.

Larissa descreve que receber o convite do Consulado foi um momento inacreditável, mas promissor. “Foi aí que percebi a dimensão do trabalho que venho desempenhando dentro do jornalismo com foco nas questões raciais. O fato de ter fundado o Site Negrê e ser coordenadora de Jornalismo da TV Unifor contribuiu para a escolha deles, já que eles queriam jornalistas líderes que trabalhassem com diversidade e inclusão, que era a temática da edição”, elucida.


A primeira edição do intercâmbio profissional pós-pandemia discutiu o tema “Promovendo Diversidade e Inclusão no Jornalismo” (Foto: Arquivo Pessoal)

A ex-aluna da Unifor pontua que todos os profissionais selecionados para o Programa são líderes de algum projeto ou organização que tratam diretamente de assuntos relacionados à diversidade e à inclusão social. O grupo foi composto por jornalistas representantes dos estados Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“Estamos felizes que os participantes puderam estar presentes nos Estados Unidos durante o feriado Juneteenth, nosso mais novo feriado federal, que reconhece, em 1865, a libertação final dos ex-escravizados”, celebra o cônsul Jeffrey Lodermeier ao falar sobre a primeira edição do IVLP realizada após dois anos de pandemia.

Trajetória de sucesso

Larissa Carvalho foi aluna de Jornalismo na Unifor, tendo concluído a graduação em 2019.2. Seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi o livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” – que traz relatos de seis pessoas de diferentes origens que tiveram suas cores e histórias feridas pelo racismo na capital alencarina – lançado em fevereiro deste ano na Universidade.

Após a chegada da Covid-19, a jornalista se tornou fundadora e editora-chefe do Site Negrê, projeto considerado o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil e que tem como máxima o ato de unir modos de ver, ser, sentir e escrever sobre questões raciais. Em setembro de 2021, Larissa retornou à Unifor para assumir a função de coordenadora do núcleo de Jornalismo da TV Unifor, emissora acadêmica da Universidade de Fortaleza.

Para ela, sua formação acadêmica na Unifor a possibilitou adquirir conhecimento para realizar seus objetivos profissionais, além de ser uma parte fundamental no processo de ascensão social na vida de uma pessoa negra. “E não só ter esse conhecimento como também ter sede de mais conhecimento ainda, pois a experiência na universidade planta essa semente na gente”, declara Larissa.


Larissa visitou vários estados norte-americanos com o grupo de jornalistas negros convidados pelo Consuldado (Foto: Arquivo Pessoal)

A jornalista vê a conquista atual no IVLP como fruto de sua dedicação, compromisso, foco com o trabalho e por não ter desistido de si mesma, tampouco dos seus valores e ideais. Ela traz essas qualidades para sua atuação como jornalista, que é a sua forma de contribuir a uma sociedade mais confortável e igualitária para o povo negro, sua principal preocupação.

“Quero fazer dessa experiência uma motivação maior para ser uma profissional melhor e mais competente, além de valorizar mais ainda o meu trabalho, lembrar da importância dele e continuar lutando pelos meus ideais dentro do jornalismo. O IVLP mudou a minha vida, mudou o meu ser!”, conclui Larissa.

Sobre o IVLP

Promovido pelo Escritório de Educação e Cultura do Departamento de Estado Norte-Americano, o International Visitor Leadership Program (IVLP) foi fundado em 1940. A iniciativa busca identificar jovens líderes com impacto positivo em suas comunidades e convidá-los a visitar os Estados Unidos juntamente a outros participantes para uma troca de experiências.