Moema está de volta! Unifor reforça cuidados com a ema e outros animais do campus por meio do programa “Cuidar é o Bicho!”

ter, 17 setembro 2024 16:07

Moema está de volta! Unifor reforça cuidados com a ema e outros animais do campus por meio do programa “Cuidar é o Bicho!”

Universidade de Fortaleza lança campanha para orientar a comunidade acadêmica sobre a convivência com a fauna do campus e integrar a ema ao programa de monitoramento animal


A ema recebe alimentação adequada regularmente e é monitorada por equipe veterinária e funcionários da Divisão de Serviços Gerais (Foto: Ares Soares)
A ema recebe alimentação adequada regularmente e é monitorada por equipe veterinária e funcionários da Divisão de Serviços Gerais (Foto: Ares Soares)

A famosa ema da Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz –, carinhosamente apelidada de Moema, está de volta após temporada de intercâmbio ao redor do mundo e já pode ser vista circulando pelo campus. Com isso, a Unifor lança campanha para orientar a comunidade acadêmica sobre os cuidados necessários e boas práticas para garantir convivência segura e harmoniosa com o animal e a fauna local.

Os cuidados com a ema, assim como com os gatos, patos, pavões e demais aves, fazem parte do programa “Cuidar é o Bicho!”, iniciativa da Universidade de Fortaleza criada em junho de 2024. O programa, coordenado pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex), Complexo de Medicina Veterinária e Divisão de Serviços Gerais (DSG), tem o objetivo de monitorar e cuidar dos animais que habitam o campus da Unifor, assegurando a saúde, o bem-estar e a segurança de todos.

“Com a volta da Moema e a criação do programa ‘Cuidar é o Bicho!’, a Unifor reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, especialmente com o bem-estar animal e a preservação da fauna local, promovendo um ambiente seguro e saudável para todos que circulam pelo campus”, afirma a vice-reitora de Extensão da Unifor, professora Adriana Helena Moreira.

A ema passou por quarentena sanitária antes de ser solta novamente no campus no dia 5 de setembro de 2024 e, desde então, está se ambientando. Gabriel Marinho, responsável técnico do Complexo de Medicina Veterinária, explicou o papel do programa: “No campus da Unifor, temos não só os gatos, mas também a ema, os pássaros e os pavões. Nosso maior desafio é garantir a saúde de todos os animais do campus e educar a comunidade sobre como conviver com eles de forma segura”.

Cuidados com a fauna do campus

O programa “Cuidar é o Bicho!” já conta com 25 pontos de alimentação para os gatos, um para patos e pavões e três para a ema, estes últimos compostos por ração própria e frutas. As equipes de jardinagem e limpeza são responsáveis por garantir a alimentação e a higienização dos pontos, por isso a Unifor pede que os membros da comunidade acadêmica não alimentem a ema ou qualquer outro animal, além de terem cuidado com o lixo, depositando-o nas lixeiras distribuídas pelo campus, uma vez que a alimentação inadequada e a ingestão de plásticos pode prejudicar a saúde dos animais.

Márcio Fonseca, coordenador da Divisão de Serviços Gerais, também destacou as novas medidas de segurança: “Estamos implementando tachões, mais conhecidos como tartarugas, em alguns pontos do campus para reduzir a velocidade dos carros, a fim de evitar acidentes com os animais. É crucial que a comunidade respeite os limites de velocidade e os espaços destinados aos bichos”, ressalta.

Além disso, a campanha reforça que não se deve tentar tocar ou se aproximar da ema. Embora dócil, a ema é um animal selvagem e pode se assustar, o que pode resultar em reações inesperadas, como correr ou bicar alguém. A orientação é que todos observem o animal a distância, garantindo tanto a segurança da ema quanto das pessoas.

Monitoramento e cuidados contínuos

O monitoramento da ema e dos outros animais é realizado por equipe composta por veterinário e dois estagiários, que inspecionam os pontos de alimentação e fazem verificações visuais dos animais no campus. “Estamos cuidando desses animais diariamente, com equipe dedicada e qualificada. Contamos também com a colaboração de todos para garantir que esse espaço seja compartilhado de forma harmoniosa entre a fauna e a comunidade acadêmica”, ressaltou Gabriel Marinho.


O programa “Cuidar é o Bicho!” faz avaliação de saúde, castração, vermifugação e vacinação dos gatos do campus (Foto: Eduarda Gomes)

O programa “Cuidar é o Bicho!”, que começou com o foco na castração dos gatos, foi ampliado para atender a todos os animais do campus e tornou-se ação contínua de cuidado e monitoramento. A professora Fernanda Menezes, coordenadora do curso de Medicina Veterinária, destacou que o programa busca garantir o bem-estar dos animais e promover a adoção responsável, com campanhas que incentivam funcionários, colaboradores e alunos a adotar os gatos que habitam o campus.

A comunidade acadêmica também pode colaborar com os cuidados com os animais do campus. Caso identifiquem algum animal precisando de atendimento veterinário, as pessoas podem ligar para a Central de Chamadas da DSG, pelo número (85) 98616-6733, que será enviada uma equipe para a captura e encaminhamento do bichinho ao Complexo de Medicina Veterinária.

+ Clique aqui e saiba mais sobre o programa “Cuidar é o Bicho!”

Moema Pernalta: a ema mais querida do Brasil!

A Moema, que começou como personagem digital em 2017, foi criada com o intuito de humanizar a marca da Unifor e aproximá-la ainda mais de seu público, especialmente os estudantes. Inspirada na ema que habita o campus, a Moema rapidamente se tornou uma mascote querida, participando de eventos e campanhas de boas-vindas aos novos alunos. 

“Sua popularidade fez com que ela se tornasse um ícone tanto nas redes sociais quanto fisicamente nos eventos, como na Corrida da Unifor e nas cerimônias de Colação de Grau, onde ela interage com os estudantes, trazendo alegria e entusiasmo”, afirma Felipe Ferreira, coordenador de Criação da Unifor.


A mascote Moema é utilizada tanto digitalmente em peças e campanhas quanto em eventos promovidos pela Unifor (Foto: Ares Soares)

Com o tempo, a Moema se consolidou como uma representação da acolhedora identidade da Unifor. Desde o concurso cultural que escolheu seu nome até sua participação em grandes eventos do campus, a Moema fortalece a conexão entre a Universidade e sua comunidade, reforçando o espírito vibrante e inovador da instituição.