Presidente do TRE-CE visita Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Unifor

ter, 20 agosto 2024 15:47

Parceria entre o TRE-CE e a Universidade de Fortaleza fortalece pesquisa e extensão em matéria eleitoral

As atividades no Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da TRE-CE iniciaram no início de agosto (Foto: Ares Soares)

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Raimundo Nonato Silva Santos, visitou o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods), instalado na Universidade de Fortaleza - instituição de ensino mantida pela Fundação Edson Queiroz, na última quarta-feira (14). O encontro, realizado no campus da universidade, contou com a presença do Reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu, da Vice-Reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Maria Clara Bugarim, da diretora do Centro de Ciências Jurídicas, Katherinne Mihaliuc, e da coordenadora do curso de Direito, Juliana Mamede. Acompanhando o presidente do TRE-CE, estavam servidores do órgão e o juiz Tiago Dias, supervisor do Liods, que apresentou os projetos desenvolvidos no local.

Durante a visita, Tiago Dias destacou a importância de ter o Laboratório e o Núcleo de Prática Jurídica Eleitoral instalados no campus da Unifor para a formação dos alunos: Aqui realmente é um ambiente que eles estão concentrados em aprender mesmo com a prática sem precisarem ficar espalhados em unidades do TRE. Está todo mundo aqui discutindo, debatendo processos reais, ainda mais agora com as eleições municipais no Estado todo. Eles vão sair daqui com uma bagagem em direito eleitoral, além de estarem nos ajudando a bater nossas metas”, destacou.

O Liods foi estabelecido na Unifor como parte de um projeto de cooperação acadêmica desenvolvido no contexto do Programa Pesquisa Inovadora do TRE-CE. O objetivo é apoiar de forma sistemática e planejada projetos de pesquisa e atividades de extensão nos diversos níveis de ensino, facilitando a compreensão da comunidade acadêmica sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral e os desafios relacionados.

O desembargador Raimundo Nonato também elogiou a colaboração com a Unifor: “O Tribunal Eleitoral do Estado do Ceará agradece penhoradamente a participação da nossa Unifor. Assim que foi sinalizado esse acordo de cooperação técnica entre a Justiça Eleitoral e a Universidade de Fortaleza, imediatamente o Reitor aderiu à ideia, juntou-se ao TRE-CE e nós estamos muito satisfeitos porque realmente é um laboratório que está fazendo a diferença, principalmente nesse período eleitoral. No Estado do Ceará esse é o primeiro laboratório desse tipo. Nenhuma outra universidade tem esse laboratório tão específico”, reforçou.

A importância da parceria também foi enfatizada pelo Reitor da Unifor. “Eu quero dizer, em nome da Universidade de Fortaleza, que é um grande privilégio para nós ter o TRE conosco. É uma oportunidade para os alunos que estão aqui, podendo vivenciar essa realidade [...] e realmente é um diferencial o que o TRE está fazendo, por meio dessa administração, junto ao meio universitário, em especial, com a Universidade de Fortaleza”, sublinhou Randal Pompeu.

O Liods e o Núcleo de Prática Jurídica Eleitoral, ambos localizados no Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ) da Unifor, são espaços que proporcionam aos alunos participarem ativamente em projetos reais que impactam diretamente o funcionamento da Justiça Eleitoral. O Núcleo é um ambiente destinado à elaboração de decisões e atos processuais afetos à Justiça Eleitoral, com a participação de estagiários do curso de Direito da Unifor e supervisão de professor da Unifor e servidor do TRE-CE.

Já no Laboratório, são desenvolvidos processos de ideação, prototipagem e validação de soluções inovadoras relacionadas aos fins da Justiça Eleitoral, com a participação de estagiários de cursos diversos da Unifor, também com supervisão de professor da Unifor e servidor do TRE-CE. Tiago Dias ressaltou o valor dessa experiência prática: “Estão aqui estudantes de graduação e pós-graduação de TI, jornalismo, publicidade, marketing [...] Já trouxemos um desafio para eles em relação à campanha de enfrentamento à desinformação e eles têm trabalhado em colaboração com o nosso núcleo de comunicação. Então, é um equipamento que realmente tende a produzir resultados fantásticos”, afirma.

A parceria entre o TRE-CE e a Unifor é um exemplo de cooperação acadêmica bem-sucedida que visa não apenas melhorar os serviços eleitorais, mas também enriquecer a formação acadêmica dos estudantes por meio de estágios, pesquisa e extensão. Este projeto conjunto, especialmente em tempos eleitorais, demonstra a capacidade das instituições de ensino e judiciais de colaborarem para o desenvolvimento do conhecimento e a melhoria contínua da justiça no Brasil.