seg, 12 janeiro 2026 14:42
Produções brasileiras em ascensão no mundo: por que estudar Cinema na Unifor
Com produções reconhecidas mundialmente por dois anos consecutivos, o cinema brasileiro volta aos holofotes internacionais e reforça a demanda por profissionais preparados para um cenário de ascensão, dinamismo e inovação

Com duas premiações na 83ª edição do Globo de Ouro, conquistadas na noite de domingo (11), no horário local de Los Angeles, nos Estados Unidos, o cinema brasileiro alcança feitos históricos pelo segundo ano consecutivo. Desta vez, O Agente Secreto conquistou a estatueta de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, além do prêmio de Melhor Ator em Filme Dramático para Wagner Moura — o primeiro ator brasileiro a vencer essa categoria na premiação. No dia 4 de janeiro, o longa-metragem já havia sido reconhecido pelo Critics Choice Awards como Melhor Filme Internacional, premiação considerada um importante termômetro para o Oscar.
Essas conquistas se somam a um 2025 de ouro para o cinema brasileiro, quando a atriz Fernanda Torres, protagonista de Ainda Estou Aqui, conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, e a mesma produção levou o inédito Oscar de Melhor Filme Internacional. Diante desse cenário de visibilidade global para o cinema nacional, a Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, destaca a importância da formação de criadores com visão crítica, domínio técnico e capacidade de inovar em um mercado cada vez mais competitivo.
Pioneiro no Ceará e com nota máxima (5) no Conceito de Curso do Ministério da Educação, o curso de Cinema e Audiovisual da Unifor se destaca pelo corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico, posicionando-se entre os melhores do país. Unindo teoria e prática desde o primeiro semestre, o curso prepara os estudantes para atuar em todas as etapas da produção audiovisual, seja em curtas-metragens, séries, publicidade ou conteúdos para plataformas digitais.
A coordenadora do curso de Cinema da Unifor, Bete Jaguaribe, destaca que a conquista do Globo de Ouro por um projeto de um realizador nordestino (Kleber Mendonça Filho) anima jovens realizadores a acreditarem na possibilidade de fazer cinema. “O mundo nunca precisou tanto de filmes quanto agora — como afirmou o próprio cineasta, convocando jovens realizadores a fazer filmes. O momento é de aprofundar os processos de qualificação para se colocar num mercado de grandes possibilidades de empregabilidade e de geração de renda”, comenta.
CINEMA E AUDIOVISUAL: O que faz o profissional da área?
Descubra como o mercado da economia criativa está em expansão e entenda as diversas possibilidades de atuação, desde a direção cinematográfica até a produção de conteúdo para plataformas digitais.

- Atuação no Mercado: Cinema, TV, Publicidade, Streaming e Criação de Conteúdo Digital;
- Habilidades do Futuro: Direção, Roteiro, Edição, Fotografia e Gestão de Equipes;
- Diferencial Unifor: Conheça a estrutura da TV Unifor e as oportunidades no cenário nacional.
Para ela, as experiências de formação são estratégicas no fortalecimento deste mercado. “O curso de Cinema e Audiovisual da Unifor insere-se neste momento do cinema brasileiro numa perspectiva de formação plural e diversa, favorecendo as habilidades criativas de jovens estudantes no sentido de inseri-los de forma mais potente e sensível no mundo audiovisual”, pontua.
Vivendo a prática
Cursar Cinema e Audiovisual na Unifor é também ter acesso a estúdios profissionais de TV, rádio e fotografia, além de equipamentos de última geração. Esses recursos estão disponíveis no Labomídia, o laboratório de produção audiovisual da Universidade. O curso conta ainda com dois laboratórios exclusivos para o desenvolvimento de projetos: o Cine Lab.Doc, voltado para documentários, e o Cine Experiência Lab, dedicado à produção de ficção. São espaços onde os estudantes criam, testam e produzem obras com mentoria de professores e profissionais do mercado.
Na área de pesquisa, o Grupo de Pesquisa sobre a Imagem (GPI) investiga as dimensões éticas, estéticas e poéticas da imagem, ampliando a formação acadêmica e crítica dos alunos.
Mostra de Cinema Unifor
Uma das experiências que exemplifica como os alunos são preparados para o mercado audiovisual é a Mostra de Cinema Unifor, que chega à sua 16ª edição em 2026. Com exibições anuais, gratuitas e abertas ao público, a iniciativa reúne obras cinematográficas produzidas majoritariamente por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da instituição.
Na edição mais recente, a mostra teve como tema “Cinema nos Tempos de Brasil”, propondo uma reflexão sobre as transformações históricas do cinema nacional. A iniciativa dialoga diretamente com as conquistas recentes do audiovisual brasileiro e funciona como um prenúncio de um novo ciclo de reconhecimento e protagonismo internacional.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo principalmente para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade e do ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, além de dialogar com o ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura e o ODS 10 – Redução das Desigualdades.
Ao promover uma formação acadêmica qualificada, integrada à prática e alinhada às demandas da economia criativa, o curso de Cinema e Audiovisual da Unifor contribui para a inserção profissional no mercado audiovisual, o estímulo à inovação e o fortalecimento de uma produção cultural diversa e representativa, ampliando oportunidades e valorizando diferentes perspectivas e territórios.
A Universidade de Fortaleza reafirma, assim, seu compromisso com a educação de excelência, com o desenvolvimento profissional e com o impacto social positivo, fortalecendo a relação entre universidade, cultura, mercado e políticas de desenvolvimento sustentável.