Professores do curso de Direito recebem honraria na Assembleia Legislativa

ter, 12 agosto 2025 15:54

Professores do curso de Direito recebem honraria na Assembleia Legislativa

Os docentes foram agraciados com a Medalha Paulo Bonavides, que reconhece contribuições ao Direito, à Justiça e ao fortalecimento da democracia no Ceará


Ministro Teodoro Silva Santos, deputado Romeu Aldigueri, ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha e procurador Martônio Mont'Alverne Barreto Lima (Foto: Érika Fonseca / Alece)
Ministro Teodoro Silva Santos, deputado Romeu Aldigueri, ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha e procurador Martônio Mont'Alverne Barreto Lima (Foto: Érika Fonseca / Alece)

Os professores do curso de Direito da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, Martônio Mont'Alverne Barreto Lima e Teodoro Silva Santos, foram homenageados na noite da última segunda-feira, 11, pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) com a Medalha Paulo Bonavides. A comenda, criada em julho deste ano, reconhece personalidades que se destacam por suas contribuições ao Direito, à Justiça e à defesa da ordem democrática.

Na ocasião, o presidente da Alece, o deputado Romeu Aldigueri, afirmou que a condecoração é mais do que uma honraria, se revestindo de um propósito que tem como base a defesa do Estado Democrático de Direito. “Uma medalha que leva o nome do professor, jornalista e jurista Paulo Bonavides carrega consigo uma obrigação, um sentimento e um desafio”, disse.

Romeu Aldigueri destacou a longa trajetória do constitucionalista que dá nome à medalha, ressaltando seu compromisso de cerca de 60 anos com o magistério. “Dedicar seis décadas da vida à sala de aula e à formação de outras pessoas é um ato movido por um sentimento profundo e uma crença firme. É feito por quem acredita no Brasil, no povo brasileiro, e rejeita o patriotismo daqueles que amam outro país”, enfatizou.

Durante a sessão solene, receberam as primeiras Medalhas Paulo Bonavides importantes nomes do Direito brasileiro: a ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM) e integrante da Rede de Lusofonia, da qual a Unifor também faz parte, promovendo a internacionalização das instituições de ensino superior; o advogado, professor e procurador do Município de Fortaleza, Martônio Mont'Alverne Barreto Lima; o procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco; e o ministro Teodoro Silva Santos, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Reitor da Universidade de Fortaleza, o professor Dr. Randal Martins Pompeu ao lado do docente Teodoro Silva Santos e da ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)


O ministro do STJ, Teodoro Silva Santos, relembrou a trajetória dele no Direito, desde o período da universidade, até a atuação no Ministério Público e no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). “Receber uma comenda intitulada com o nome do professor Paulo Bonavides é um desejo de todos, notadamente dos que são adeptos do Direito Constitucional, assim como dos que são amantes do Estado Democrático de Direito”, acrescentou.

+ Confira aqui o perfil de cada um dos homenageados e aqui a íntegra da sessão solene.

Para o procurador do Município de Fortaleza, Martônio Mont'Alverne Barreto Lima, existe uma simbologia na iniciativa da Casa ao promover um evento para honrar aqueles que defendem a democracia de forma convicta. “Todos nós, que é o meu caso, não preciso de lembranças para falar do período da ditadura militar, porque eu vivi na condição de adolescente, então todos nós sabemos o valor da democracia. Essa decisão desta Casa do povo, simboliza isso também”, disse.