Programa Cidadania Ativa recebe inscrições até dia 19 de fevereiro

qui, 4 fevereiro 2021 15:36

Programa Cidadania Ativa recebe inscrições até dia 19 de fevereiro

Alunos de quaisquer cursos da graduação podem contribuir com o programa que foi criado em 2001 


O programa - voltado para a participação de alunos e professores da Unifor - é supervisionado desde 2015 pelo professor do curso de Direito, Erick Cysne. Ele explica que no Programa Cidadania Ativa os alunos têm a oportunidade de ver o Direito na prática
O programa - voltado para a participação de alunos e professores da Unifor - é supervisionado desde 2015 pelo professor do curso de Direito, Erick Cysne. Ele explica que no Programa Cidadania Ativa os alunos têm a oportunidade de ver o Direito na prática

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, está com inscrições abertas para sete projetos do Programa Cidadania Ativa. Os interessados em participar têm até o dia 19 de fevereiro para ingressar na inciativa no semestre 2021.1. Alunos de quaisquer cursos e semestres da Unifor podem contribuir com o programa. 

Os projetos são divididos em áreas específicas e os encontros têm periodicidade quinzenal. Há disponibilidade para inscrição em Direitos Civis para o Exercício da Cidadania, Direitos Humanos no Combate à Violência Doméstica, História e Cidadania, O Ambiente Inteiro Sadio, Quinta Literária, Resgate Familiar e Brincando com os Livros. Cada aluno pode participar de até dois programas por semestre. São realizados encontros e atividades online.

O estudante que permanecer até o final do semestre recebe certificado de 30 horas/aula ou 60 horas/aula, que são considerados válidos como atividade complementar. Desde 2009, cerca de 40 mil pessoas já foram beneficiadas pela iniciativa.

Responsabilidade socioambiental

Criado em 2001, o Programa Cidadania Ativa do CCJ é uma prática de responsabilidade socioambiental da Unifor. Constitui-se em uma forma inovadora de integrar os corpos docente e discente da Universidade no desenvolvimento voluntário de atividades voltadas para a conscientização de direitos nas comunidades, além da intervenção direta na execução de projetos especiais e do desenvolvimento de políticas públicas para governos e instituições não governamentais. Alunos e professores voluntários do curso de Direito desenvolvem, por meio dos nove projetos existentes, palestras, reuniões, apostilas, folders e cartilhas, com o objetivo de fortalecer a cidadania, levando o conhecimento jurídico até a comunidade.

O programa voltado para a participação de alunos e professores da Unifor é supervisionado desde 2015 pelo professor do curso Direito, Erick Cysne, ex-aluno da universidade que participou do Cidadania Ativa desde que foi criado. “Os alunos têm a oportunidade de ver o Direito na prática. A gente não pode guardar o Direito nos tribunais. Ele está nas ruas”, defende o professor. Erick Cysne ressalta ainda a importância da formação humanística proporcionada pelo Cidadania Ativa. O contato com moradores de comunidades que nem sempre tiveram acesso ao ensino formal ou que desconhecem os próprios ue nem sempre e contribuem, por exemplo, para que se organizem em associações de moradores para reivindicar seus direitos

A seguir, confira outras informações sobre cada projeto:

Direitos Civis para o Exercício da Cidadania

Difundir direitos civis aos cidadãos, focando nas datas comemorativas para apresentação dos temas ao público de forma virtual, em face da pandemia do Covid-19, restringindo o atendimento ao público, nos serviços da Unifor. Desta forma, as divulgações serão nas redes sociais.

Direitos Humanos no Combate à Violência Doméstica

Trata-se projeto em consonância do artigo 8°, IX da lei Maria da Penha para disseminação dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica. Aulas expositivas dialogadas, rodas de conversas, webinários e pesquisa bibliográfica.

História e Cidadania

Se destina a restauração das histórias do Ceará através de Busca de documentos, relatos, entrevistas e tudo mais que se pode encontrar. Vai ser trabalhado em uma perspectiva de diálogo e reflexão, para desenvolver uma postura institucional e cultural. Encontros, rodas e conversa, apresentação, visitação, entrevistas e pesquisa bibliográfica.

O Ambiente Inteiro Sadio

Possibilitar ao aluno identificar e conhecer os espaços protegidos de Fortaleza, mais precisamente Unidades de Conservação existentes na cidade, observando a importância desses espaços na perspectiva da biodiversidade, estética e sanitária; pesquisar sobre a Educação Ambiental e sua relação com esses espaços protegidos; elaborar proposta de campanha voltada ao esclarecimento da população sobre a importância desses espaços e a necessidade de sua.

Brincando com Livros

O Projeto “Brincando Com os Livros” consiste no trabalho voluntário de professores e alunos da Universidade de Fortaleza que leva temas do Direito e de cidadania à criança por meio da literatura infantil. Neste semestre, os alunos realizarão contação de histórias e apresentações artísticas online para escolas.

Quinta Literária

Tratam-se de debates literários de obras nacionais e estrangeiras com professores e intelectuais para alunos de escolas públicas de ensino fundamental e da Unifor. O projeto tem uma estrutura que se inicia com apresentação de esquete com cena emblemática do livro abordado, seguida do debate que apresenta, dentre outros, um tema na área do Direito e finaliza com performance poética, apresentação de pintura em vídeos musicais, ensaios fotográficos, em homenagem a artistas cearenses.

Por motivo da necessidade do isolamento social devido à pandemia da Covid–19, os debates sobre as obras literárias nacionais e estrangeiras serão realizados virtualmente através do Google Meet para as Instituições e alunos do ensino público.

Resgate Familiar

Tem por objetivo sensibilizar o corpo discente a trabalhar junto aos grupos familiares em situação de extrema pobreza e vilipêndio de direitos fundamentais. O projeto adota propostas variadas, como: palestras, visitas a museus e patrimônios culturais; projeções de vídeo e filmes; exposições dentre outras.

Brincando com os Livros

Consiste no trabalho voluntário de professores e alunos da Universidade de Fortaleza que leva temas do Direito e de cidadania à criança por meio da literatura infantil. Neste semestre, os alunos realizarão contação de histórias e apresentações artísticas online para escolas.

Serviço

Inscrições até 19 de fevereiro de 2021: clique aqui (vagas limitadas)
Mais informações: programacidadaniaativa@unifor.br
Telefone: (85) 3477-3304
WhatsApp: (85) 98668-9449