null Stênio Burgos doa “O Resgate de Ulysses” à Fundação Edson Queiroz

Sex, 3 Novembro 2023 16:08

Stênio Burgos doa “O Resgate de Ulysses” à Fundação Edson Queiroz

O artista plástico cearense estilizou a marca da Doe de Coração deste ano

A obra é baseada no poema Odisseia, atribuído ao poeta épico Homero, da Grécia Antiga (Foto: Ares Soares)

O artista plástico Stênio Burgos doou à Fundação Edson Queiroz a obra “O Resgate de Ulysses”, baseada no poema Odisseia, atribuído ao poeta épico Homero, da Grécia Antiga. A obra plástica traz também o coração, marca registrada da campanha Doe de Coração, iniciativa de estímulo à doação de órgãos da mantenedora da Universidade de Fortaleza, e que teve a marca de 2023 estilizada pelo próprio Stênio Burgos. “O Resgate de Ulysses” ficará em exposição no Espaço Cultural Unifor, em data a ser definida.

A doação da obra contou com as presenças da presidente e da vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha e Manoela Queiroz Bacelar, respectivamente, em solenidade realizada na Reitoria da Unifor, nesta sexta-feira, às 10h45. Participaram também o coordenador da Vice-Reitoria de Extensão, professor Thiago Braga, e a gestora do Espaço Cultural Unifor, professora Adriana Helena.

A presidente Lenise Queiroz Rocha agradeceu a doação e declarou que “O Resgate de Ulysses” vai abrilhantar ainda mais o acervo da Fundação Edson Queiroz. “O Stênio Burgos é um artista plástico renomado que coloca a arte plástica cearense entre as melhores do mundo. É muita honra para nós que fazemos a Fundação Queiroz ter várias obras de Burgos em nosso acervo”, pontuou.

Stênio Burgos se disse emocionado não só com a criação da obra, mas também com a sua doação a um dos mais importantes acervos de obras plásticas do Brasil. “A realização de ‘O Resgate de Ulysses’ representa para mim o desfecho de um trabalho que começou com a estilização da marca da Doe de Coração 2023. Participar dessa campanha, por tudo o que ela representa não só em termos de Ceará mas de Brasil, é de um valor imensurável para mim. Ver a minha arte contribuindo para a doação de órgãos era algo inimaginável alguns anos atrás. E agora, é uma realidade”, destacou.

Quem é Stênio Burgos

Natural de Crateús (CE), Stênio Burgos graduou-se em 1978 em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). No período de 1984 a 1987, residiu em Barcelona, com bolsa concedida pelo Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha, no Grupo “Forum Humanum” do Clube de Roma. Estudou desenho e pintura no Estudi Chelsea, dirigido por Emma Grau, e participou de mostra coletiva de pintura na Sala Sant Jordi (1986). De 1988 a 2001, atuou como arquiteto autônomo (SB Arquitetura), em Fortaleza (CE). Desde 1999, dedica-se à pintura, em tempo integral.

Em 2000, fez uma exposição individual na Casa Cor (Fortaleza-CE), com a série de “Marinhas”. Em 2001, fez nova exposição individual na Casa Cor (Fortaleza-CE), com o painel intitulado “Álbum de Família”, composto por 38 quadros e um espelho. Integrou ainda exposições coletivas no Espaço Cultural do Banco Central do Brasil (Rio de Janeiro-RJ).