null Núcleo de Biologia Experimental mantém parceria com importantes instituições científicas

Sex, 3 Novembro 2023 15:29

As colaborações fortalecem a troca de conhecimentos, recursos e expertises úteis para a sociedade

Com as parcerias firmadas, pesquisas avançadas e tecnologias inovadoras são desenvolvidas em conjunto (Foto:Getty Images)

Desenvolver pesquisas e inovações que tragam benefícios para a população é um dos grandes pilares de instituições comprometidas com o avanço da ciência. Nessa perspectiva, o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, mantém importantes parcerias com relevantes organizações.

Essas colaborações fortalecem a troca de conhecimentos, recursos e expertises entre as partes envolvidas, viabilizando acesso à pesquisas avançadas, tecnologias inovadoras e oportunidades de formação de profissionais qualificados, que irão trazer retornos positivos e significativos para a sociedade como um todo.

A partir dos estudos gerados por iniciativas como essa, a população pode ter acesso a diagnósticos, tratamento e prevenção de doenças mais avançados. Além disso, há o desenvolvimento de terapias inovadores e aprimoramento nos cuidados com a saúde.

Para mais, essas parcerias também contribuem para o avanço da ciência nas áreas de biotecnologia, farmacologia, bioquímica e biologia molecular, entre outras áreas afins.

A seguir veja as parcerias estabelecidas pelo NUBEX e suas contribuições para a sociedade.

Parceria com a UFC

Uma das colaborações do Nubex acontece junto a Universidade Federal do Ceará (UFC), com  início em 2013, no mesmo ano de implantação do Núcleo de Excelência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

A parceria entre as instituições envolve a realização de pesquisas conjuntas, intercâmbio de conhecimentos e recursos, e desenvolvimento de projetos científicos em conjunto. Ademais, há co-orientação de alunos de pós-graduação oriundos dos programas de Bioquímica e Biologia Molecular, Física e Zootecnia da UFC.

Os anos de parceria já resultaram na publicação de dezenas de artigos científicos em importantes periódicos internacionais de alto impacto. Com isso, na última década, as instituições trabalharam juntas em mais de 70 estudos, evidenciando o comprometimento e a habilidade dos pesquisadores envolvidos.

As áreas envolvidas nas pesquisas são amplas e diversificadas, incluindo Biologia Celular, Bioquímica, Ciências Biológicas, Tecnologias de Alimentos, entre outras. Um dos trabalhos de mais destaque trata-se da investigação da relação entre a viscoelasticidade das células vivas e a motilidade.

Tal estudo pode fornecer insights importantes sobre os mecanismos de movimento celular e ter aplicações no desenvolvimento de terapias para doenças relacionadas à motilidade celular, como o câncer.

Parceria com a UECE

Outra relevante colaboração é feita com a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Iniciada em 2014, a parceria derivou em um dos mais importantes estudos desenvolvidos nas instalações do Nubex, a implementação da linha de pesquisa em zebrafish adulto

O estudo começou a ser elaborado a partir do estágio de pós-doutorado do professor da UECE Francisco Ermani Alves Magalhães. A expressiva pesquisa resultou na publicação de quase 30 artigos em periódicos internacionais de alto impacto, abordando diversos temas como proteção gástrica, nocicepção, atividade antinociceptiva, efeitos ansiolíticos e anticonvulsivantes, perfil químico, qualidade da carne, análise proteômica e resistência a medicamentos.

Os resultados obtidos a partir dessa gama de trabalhos demonstraram a eficácia de várias substâncias no alívio da dor, redução da ansiedade e prevenções de lesões gástricas, entre outros êxitos.

As pesquisas provenientes dessa parceria têm contribuído significativamente para o avanço do conhecimento científico nessas áreas e possuem potencial para aplicações futuras no desenvolvimento de terapias e medicamentos.

Parceria com a Fiocruz

O Nubex e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também realizaram avanços significativos para a ciência. Firmada em 2016, a sinergia resultou em importantes conquistas para ambas as instituições, dentre elas está o estudo que descreveu a expressão e caracterização de um anticorpo inovador, que combate o Fator de Crescimento Endotelial Vascular (VEGF), encontrado no leite de cabra.

Os resultados angariados a partir desse trabalho são de relevância crucial para o avanço de novas terapias e tratamentos relacionados ao VEGF. Para mais, a parceria entre Nubex e Fiocruz gerou patentes pelos trabalhos desenvolvidos juntas. Alguns deles foram a partir dos estudos:

• "Hormônio folículo estimulante bovino recombinantes, composição que o inclui e método para induzir superovulação em bovinos utilizando o referido hormônio”.
  • “Anticorpo monoclonal recombinante contra VEGF expresso na glândula mamária de um animal não transgênico e método para a sua obtenção”.

Essa coparticipação tem sido de suma importância para o avanço do conhecimento científico nas áreas de biotecnologia e biofarmacêutica, além de contribuir para para a formação de profissionais qualificados e promoção de pesquisas inovadoras.

A parceria envolve a definição conjunta dos trabalhos, compartilhamento das despesas e tem como objetivo a publicação de resultados e a proteção da propriedade intelectual por meio de patentes.

Assim como as outras colaborações mencionadas anteriormente, essa parceria já resultou em diversas publicações científicas.

Outras parcerias relevantes

• Universidade de Toronto: Essa colaboração tem proporcionado coorientação de doutorado no programa Renorbio e publicação de artigos científicos em revistas.
  • Penn State University: Essa colaboração tem resultado em programas de professor visitante e publicação de artigos científicos em revistas renomadas.
  • Centro de Biotecnologia y Farmacos: As principais realizações dessa colaboração incluem a publicação de artigos científicos e a obtenção de patentes. Os artigos publicados abordam temas como a expressão e caracterização de um anticorpo monoclonal anti-VEGF no leite de cabra e a modificação in vivo da via de glicosilação na glândula mamária da cabra.
  • Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra: Na prática, essa parceria possibilita missões de trabalho entre docentes e são desenvolvidos projetos na área de Neurociências e do Envelhecimento. Essa colaboração já proporcionou diversas realizações significativas, incluindo a implementação de um Programa de Pesquisador Doutorado com o desenvolvimento de projetos de pós-doutorado.
  • Embrapa: Durante essa colaboração, foram publicados mais de 10 artigos científicos abordando diferentes aspectos relacionados à pesquisa em alimentos, polissacarídeos vegetais e moléculas bioativas de origem natural.
  • Universidade Federal do Cariri: Durante essa parceria, foram desenvolvidos estudos sobre a purificação e caracterização biofísica de uma lectina específica para manose/N-acetil-D-glucosamina extraída da planta Machaerium acutifolium. Foi investigado o efeito dessa lectina na inibição da dor orofacial por meio do receptor TRPV1.
  • Universidade Federal de Sergipe: Com essa parceria, foram desenvolvidos estudos sobre modelos animais de dor orofacial crônica, abordando os avanços e desafios nessa área. Além disso, foram investigados os efeitos anti-hiper algésicos do (-)-α-bisabolol e do complexo (-)-α-bisabolol/β-ciclodextrina em um modelo de dor inflamatória crônica, associados à redução da gliose reativa e modulação de citocinas.