angle-left Trecho de acesso à Unifor ao lado do Centro de Convenções é alterado devido obras

Sex, 6 Setembro 2019 16:46

Trecho de acesso à Unifor ao lado do Centro de Convenções é alterado devido obras

Acesso ao campus pode ser realizado pela rua Firmino Rocha Aguiar, ao lado do Centro de Eventos do Ceará


Para quem está se dirigindo à Unifor pela avenida Washington Soares no sentido praia, o acesso ao campus pode ser realizado pela rua Firmino Rocha Aguiar, ao lado do Centro de Eventos do Ceará. Foto: Ares Soares
Para quem está se dirigindo à Unifor pela avenida Washington Soares no sentido praia, o acesso ao campus pode ser realizado pela rua Firmino Rocha Aguiar, ao lado do Centro de Eventos do Ceará. Foto: Ares Soares

O trecho de acesso à Universidade de Fortaleza localizado entre o antigo Centro de Convenções e o Centro de Eventos do Ceará está interditado temporariamente em decorrência das obras do novo complexo de arte e cultura que será construído pela Fundação Edson Queiroz ao lado da Unifor. 

Para quem está se dirigindo à Unifor pela avenida Washington Soares no sentido praia, o acesso ao campus pode ser realizado pela rua Firmino Rocha Aguiar, ao lado do Centro de Eventos do Ceará, conforme mapa abaixo.

A obra de demolição do antigo Centro de Convenções de Fortaleza, iniciada em 5 de setembro, possui previsão de conclusão em 90 dias. A Fundação Edson Queiroz reaproveitará 100% dos resíduos sólidos provenientes do antigo equipamento. Além disso, os alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e de Arquitetura e Urbanismo terão oportunidade de aprender in loco técnicas de demolição de grandes estruturas, reciclagem dos resíduos da indústria da construção civil e reinserção de agregados reciclados no sistema produtivo.  

Novo complexo de arte

A Fundação Edson Queiroz construirá no antigo prédio do Centro de Convenções, um complexo de arte e cultura, composto de museu, teatro, auditórios e salas multifuncionais. O museu servirá para acolher a coleção de obras de arte da Fundação Edson Queiroz, bem como para apresentação de exposições nacionais e internacionais, que atualmente acontecem no Espaço Cultural Unifor, inaugurado em 1988, reformado em 2004 e ampliado em agosto de 2018.

A construção do complexo se tornará uma das principais opções de entretenimento artístico e cultural do Ceará ficará sob a responsabilidade da Fundação Edson Queiroz. O novo equipamento dará continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Espaço Cultural Unifor, na difusão da arte e cultura e na formação de plateia.

Nos últimos 15 anos, o Espaço Cultural Unifor abrigou 54 exposições, de importantes artistas nacionais e internacionais, como Miró, Rembrandt, Rubens, Antonio Bandeira, Burle Marx, Helio Oiticica, Iberê Camargo, Leonilson, Portinari, Raimundo Cela e Vic Muniz, entre outros, além de 19 edições da Unifor Plástica, iniciativa de valorização da arte do Ceará. Desde sua reforma, em 2004, o Espaço Cultural Unifor já recebeu mais de 1 milhão de pessoas, entre turistas, universitários e alunos de escolas das redes pública e privada.