sex, 26 setembro 2025 14:39
TV Unifor é finalista do Prêmio Neuza Meller 2025 com documentário sobre moradora dos manguezais
Produção “Raízes do Mangue”, feita por estudantes da emissora, retrata a história de Dona Neusa, da comunidade Boca da Barra, na Sabiaguaba

A TV Unifor, emissora acadêmica da Universidade de Fortaleza — mantida pela Fundação Edson Queiroz —, foi mais uma vez reconhecida nacionalmente. O documentário “Raízes do Mangue”, produzido por estudantes da emissora, é finalista do Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária 2025, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública).
A cerimônia de premiação será realizada no dia 20 de outubro, durante a abertura do III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública (ComPública), que acontece na Universidade Federal de Sergipe (UFS), entre os dias 20 e 22 de outubro de 2025. A iniciativa reconhece as melhores produções jornalísticas de emissoras universitárias do país que abordam temas como emergência climática, direito à informação e comunicação pública de qualidade.
“Raízes do Mangue”: memória, território e preservação
Com direção da cineasta Charlotte Cruz, o documentário integra a série “Ekobé: vida que vem da terra”, uma coprodução entre sete emissoras universitárias brasileiras. O episódio finalista conta a história de Dona Neusa, moradora da comunidade Boca da Barra, na Sabiaguaba, localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Fortaleza.
A série propõe uma reflexão sobre ocupação humana, resistência comunitária e preservação dos manguezais, mostrando como a relação entre natureza e cultura se expressa na vida de populações tradicionais. A obra teve estreia no 34º Cine Ceará, em 2024, e também foi exibida no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiás.
A equipe de produção foi composta por estudantes dos cursos de Jornalismo, Cinema e Audiovisual, com atuação nos núcleos de jornalismo e produção da TV Unifor, que funcionam como laboratórios práticos de ensino, pesquisa e extensão.
Sobre a série Ekobé
A série Ekobé é resultado de uma articulação inédita entre televisões universitárias da Universidade de Fortaleza (TV Unifor), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade de Brasília (UnB).
O projeto surgiu durante o 2º Encontro de Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central, em 2023, e conta com a coordenação de Max Eluard, diretor da TV Unifor e representante da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), e da professora Ana Paula Ladeira, da UEG.
Uma trajetória de excelência e reconhecimento
Em seus 20 anos de existência, a TV Unifor já acumulou diversos prêmios, incluindo reconhecimentos internacionais. Em 2023, a emissora conquistou o 11º Prêmio Nuevas Miradas en la Televisión, na categoria Micro Periodístico-Documental.
A premiação, realizada na Argentina, destacou a série “Mundo Black Fortal”, produzida pelo núcleo de jornalismo da TV Unifor. A obra foi reconhecida pelo compromisso com narrativas inovadoras e socialmente relevantes, que dialogam diretamente com os debates contemporâneos da América Latina.
A série de reportagens também foi contemplada com o Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária, no II Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, em 2023.
Mais do que uma emissora, a TV Unifor é um espaço de formação profissional para os estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual, Moda e Design de Moda da Universidade. Por meio de uma programação orientada por professores e técnicos especializados, os alunos vivenciam todas as etapas da criação audiovisual, desde a pré-produção até a edição final.
Além disso, a TV Unifor também desempenha um papel relevante na produção de conteúdos institucionais da Universidade de Fortaleza, contribuindo para a divulgação científica, cultural e acadêmica da instituição.
Sobre a premiação
O prêmio é uma homenagem à jornalista Neuza Meller, servidora da Universidade de Brasília (UnB) e diretora da UnBTV por dez anos. Referência na comunicação pública, Neuza foi responsável pela criação do Canal Universitário de Brasília e deixou um importante legado de engajamento pela democratização da informação. Em 2021, tornou-se vítima da COVID-19.
Cinema e Audiovisual é na Unifor
Com nota máxima (5) no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC), a graduação é reconhecida por sua abordagem multidisciplinar e pela integração entre teoria e prática. Os alunos desenvolvem habilidades que vão desde a elaboração de roteiros até a pós-produção, ao mesmo tempo em que são estimulados a pensar criticamente sobre o mercado audiovisual e a gestão de negócios na área.
O corpo docente, formado por doutores, mestres e profissionais de destaque no mercado, garante uma formação sólida e atualizada. Além disso, a infraestrutura da Universidade é um diferencial, com estúdios de televisão, fotografia e rádio, além do Labomídia, que oferece aos estudantes experiências práticas em ambientes semelhantes aos do mercado.
Ficha técnica
- Depoimento: Maria Neusa Lima
- Direção: Charlotte Cruz
- Assistente de Direção: Dainah Aguiar
- Roteiro: Charlotte Cruz e Mateus Costa
- Produção: Charlotte Cruz, Dainah Aguiar e Mateus Costa
- Direção de Fotografia: Tom Vital
- Assistente de Fotografia: Ícaro Reis
- Imagens de drone: Ares Soares
- Técnico de Som: Guilherme Daniel Alecrim e PL Rebouças
- Making Off: Gabriel Lima
- Orientadores: Lola Melo, Luiza Ester e Wilton Martins
- Suporte Técnico: Cícero Alexandre, Lucas Leal e Marcelo Gomes
- Edição: Julia Rabay e Marcelino Oliveira
- Agradecimentos: Antônio ‘Bem-Ti-Vi’, Roniele Suíra e Lucas Rocha
- Coordenação de Edição e Finalização: Gazzineu Marcus
- Coordenação Técnica: Hélio Viana
- Coordenação de Produção: Lola Melo
- Coordenação de Jornalismo: Luiza Ester
- Secretária Executiva: Tamires Andrade
- Direção Geral TV Unifor: Max Eluard
- Direção de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor: Ana Quezado
- Reitor da Unifor: Randal Martins Pompeu