qui, 23 fevereiro 2023 10:45
Uma nova geração de economistas
No escritório tradicional ou home office, economistas têm um vasto campo de atuação em empresas de diversas áreas, do mercado financeiro à saúde e ao meio ambiente. Unifor prepara profissionais para este mercado, cada vez mais tecnológico e inovador
O economista nunca deixou de ser uma figura essencial para garantir o sucesso dos negócios. Mas se você tem aquela visão de um aficionado em números trancado em um escritório, há de desfazer esta imagem para entender os novos tempos. O mundo empresarial ficou cada vez mais tecnológico, mais campos de atuação se abriram nos últimos anos e a cara das Ciências Econômicas mudou.
O profissional que ajuda pessoas e organizações a empregar da melhor forma os seus recursos continua usando suas habilidades com números em relatórios importantes, mas agora também passeia pela ciência de dados e até pela programação. As competências técnicas seguem importantes? Claro! O plus é que as empresas valorizam também atitude de liderança, capacidade de resolver problemas e até aptidões emocionais.
As possibilidades para exercer a profissão são muitas. Há quem trabalhe nos tradicionais escritórios, quem faça seu horário em home office abraçando desafios laborais até do exterior sem sair do seu país.
Uma nova geração de economistas passeia pelas mais diversas áreas: saúde, comércio, serviços, meio ambiente, mercado financeiro. E a Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, garante uma matriz curricular atualizada para preparar profissionais para este mercado, cada vez mais tecnológico e inovador.
Liberdade de trabalhar de casa
Quando Andre Tavares começou a estudar na Unifor, queria adquirir skills para ser empresário. Matriculou-se nos cursos de Administração e Ciências Econômicas porque achou que assim seria um empresário melhor, mas logo conseguiu um emprego em tempo integral e optou por concluir apenas o curso de Economia.
“Escolhi Economia porque vi que a atuação era muito abrangente”, conta. Na Universidade, mergulhou naturalmente no estudo de finanças, contabilidade, finanças corporativas, mercado financeiro e economia monetária.
Ele conta que, ainda durante o curso, começou a atuar em um grande banco na área de Corporate Banker, atendendo grupos empresariais com faturamento superior a 200 milhões de reais. Mas, recentemente, decidiu dar uma guinada na carreira em direção ao mercado de capitais.
Andre hoje trabalha de home office, como analista de investimentos certificado pelos órgãos reguladores CVM e pela APIMEC. “Hoje meu trabalho é 100% remoto, para uma empresa de São Paulo. Basicamente o que faço é estudar empresas e escrever relatórios recomendando ou não a compra de ações pelos nossos clientes. Meu campo de atuação é 100% voltado para ações internacionais, então estou sempre olhando para empresas de fora do Brasil”, explica.
O trabalho de Andre no mercado financeiro passa longe de ficar observando gráficos para recomendar compras rápidas. Ele conta que se aproxima muito mais de um empreendedor, buscando entender empresas do mundo real para dar um parecer sólido aos clientes.
Para ele, cursar Ciências Econômicas na Unifor foi fundamental para seu sucesso profissional. Ter disciplinas úteis para a atuação no mercado financeiro, contato com ferramentas que usa até hoje no cotidiano profissional (como o método Valuation para avaliação de uma empresa de forma sistematizada por meio de um modelo quantitativo) e dispor de professores e conteúdos que abriram sua cabeça para interpretar bem os demonstrativos financeiros das empresas estão no topo da lista de vantagens da Universidade.
“A Unifor sempre promoveu muitos workshops e palestras voltadas para o mercado financeiro. Os encontros com pessoas de fora e de grandes bancos eram muito enriquecedores. Tudo isso me ajudou a ingressar no mercado de trabalho e a me preparar para o que faço hoje” — Andre Tavares, egresso do curso de Ciências Econômicas
Fazer carreira em grandes empresas
Juliana Saboia, 24, começou a cursar Ciências Econômicas na Unifor em 2018. Queria entender mais sobre o funcionamento do mundo. Não tinha grandes conhecimentos em economia, mas sabia que a área regia a forma que todos nós vivemos, escolhemos nossos bens, pegamos dinheiro emprestado e decidimos o futuro dos nossos filhos.
Antes mesmo de começar a graduação, tinha claro o objetivo de atuar no mercado financeiro. “Durante o curso, não só tive diversas matérias que abordavam o assunto, como pude conviver com profissionais que atuam e atuaram na área, e ter diversas oportunidades de estagiar no setor”, celebra. Juliana se formou em julho de 2022, com conhecimento em diversas áreas, mas com o foco principal em finanças e no mercado financeiro.
Hoje, a egressa trabalha na PwC Brasil, uma das quatro maiores empresas de auditoria do mundo. “Trabalho na área de Mercado de Capitais e Consultoria contábil, realizando o apoio em transações e eventos complexos, como ofertas públicas iniciais (IPOs), ofertas de dívidas e de ações, além de soluções em problemas contábeis”, explica.
Para ela, a Unifor foi fundamental para que alcançasse sucesso profissional, especialmente por viabilizar que o conteúdo teórico fosse aplicado na prática ainda durante a graduação. Neste sentido, ela destaca a experiência junto ao Núcleo de Práticas em Economia (NUPE), onde pode desenvolver atividades práticas e de pesquisa, como relatório econômicos com análises e previsões realizadas com a mentoria de professores capacitados e com experiência de mercado.
Na prática, o NUPE dá ao estudante a possibilidade de ter a experiência de economista ainda durante a graduação. Lá, eles elaboram relatórios econômicos, analisam cenários. E o fruto deste trabalho sai dos muros da Universidade, como, por exemplo, na parceria com o Banco do Nordeste. Os relatórios produzidos pelos alunos nas áreas de comércio, serviços e turismo vão para gestores e agências de todos os Estados do Nordeste para ajudá-los a entender o mercado.
“Enquanto muitas universidades ainda se limitam somente à teoria, a Unifor consegue ir além e introduzir essas teorias de forma que podem ser aplicadas no mundo real, e no dia a dia, independente de qual seja o setor em que você deseja trabalhar: público, privado ou em entidades não governamentais” — Juliana Saboia, egressa de Ciências Econômicas
Mercado em constante evolução
O mercado econômico tem vivido grandes transformações no Ceará, no Brasil e no mundo. Com os avanços tecnológicos, vemos surgirem a cada dia novos meios de pagamentos digitais. O dinheiro passou a circular com maior rapidez e agilidade.
Vemos a criação de fintechs e bancos digitais ocuparem espaços que antes eram restritos aos grandes bancos tradicionais. Temos uma economia muito mais tecnológica, com a inovação cada vez mais presente nas empresas que atuam nos mais diversos campos.
O novo economista agora estuda ciência de dados, análise estatística, programação. As empresas clamam por profissionais cada vez mais capacitados para a hora de decidir sobre redução de custos e diversificação de produtos. O economista atua cada vez mais com estratégia.
“Nosso curso é bastante voltado para o mercado. Oferecemos uma preparação para que os nossos alunos possam atuar nos diversos setores da economia, sejam relacionados a agropecuária, indústria, comércio, serviços”, afirma o coordenador dos cursos de Ciências Econômicas e Finanças da Unifor, Alisson Martins.
O aluno Unifor sai do curso pronto para pensar o futuro e entregar soluções aos desafios cotidianos destes tempos de economia mais tecnológica. A grade curricular moderna oferece disciplinas voltadas para análise, estatística, ciência de dados e programação.
“A Unifor sempre está na vanguarda. Atualizamos a nossa matriz curricular para atender as novas competências profissionais exigidas pelo mercado. Entregamos um conhecimento sempre na fronteira para colocar no mercado profissionais cada vez mais preparados e capazes de fazerem a diferença” — Allisson Martins, coordenador dos cursos de Ciências Econômicas e Finanças
A Universidade desenvolve a aptidão do discente para tomar decisões — seja quando a empresa está na dúvida se é melhor produzir um produto internamente ou terceirizar; ou, por exemplo, para avaliar a necessidade de capital de giro.
Quais são as melhores alternativas de financiamentos para as empresas buscarem os recursos que precisam? O aluno Unifor saberá responder. “A maioria dos nossos professores atuam no mercado, e isso traz muita experiência e confiança na hora de os alunos aplicarem os ensinamentos da sala de aula”, diz Allisson.
Áreas em alta, prontas para serem desbravadas
Neste universo econômico, há áreas que estão com tendência de alta. A primeira delas? Mercado financeiro. Lançar-se em bancos, corretoras e instituições de investimentos é um caminho promissor, especialmente no momento em que a concentração dos grandes bancos está se desfazendo com os bancos digitais.
“Esses novos players estão demandando muita mão de obra e há uma forte demanda do mercado financeiro. Vemos alunos do segundo semestre atuando em instituições financeiras”, considera Allisson.
Outro caminho bastante promissor é para os economistas que estão dispostos a mergulhar no fantástico mundo da análise de dados voltada para a economia das empresas. “Elas estão cada vez mais preocupadas em ter uma informação de qualidade, com dados de qualidade para auxiliar a tomada de decisões”, acrescenta o professor.
Neste cenário, saber linguagem de programação e estudar ciência de dados é um diferencial. E a Unifor oferta disciplinas ligadas a essas interseções. “Nossos alunos estão tendo aulas dessas ferramentas, de linguagem de programação do mais alto nível”, aponta Allisson.
O sonho de se formar como economista
O economista Jorge Medeiros, 43, atua em múltiplas áreas. Ingressou na Unifor há quase duas décadas e foi ali que abraçou o comércio. “Vi ali que nasci para ser vendedor e mexer com a parte econômica”, conta.
Começou atuando no ramo de calçados e precisou se dedicar somente ao trabalho quando casou, optando por trancar a faculdade na metade da graduação. Duas décadas depois, ele resolveu retomar o curso quando a vida já estava estruturada. “Tinha o sonho né? Agora quero fazer mestrado e doutorado”, afirma.
Para ele, retomar o curso foi fundamental para sua vida profissional e para diversificar sua atuação como empresário e empreendedor. “Voltei ao curso para me aperfeiçoar porque eu não mexia com ações nem investimentos”, ele diz. Hoje, além de atuar na indústria de calçados, Jorge trabalha com imóveis e está feliz em saber ler melhor o mercado financeiro de ações para otimizar investimentos.
O relacionamento da Unifor com o mercado de trabalho, para ele, é o grande diferencial da Universidade hoje, que muito modernizou a matriz curricular e sua estrutura ao longo dos tantos anos de hiato entre o trancamento e a retomada do curso por Jorge.
"Para quem está iniciando na vida profissional, a Unifor abre caminhos para você já sair empregado da graduação. Ela te dá várias opções de estágio durante o curso. Excelente para quem realmente está desenvolvendo o lado profissional” — Jorge Medeiros, egresso de Ciências Econômicas da Unifor