seg, 28 julho 2025 16:15
Unifor investe na formação de educadores físicos preparados para atuar com população 60+
Com estágios e projetos como a “Caminhada da Saúde” os alunos vivenciam na prática a importância do envelhecimento ativo

Com a crescente busca de maior qualidade de vida na terceira idade e práticas que contribuam para um envelhecimento ativo, o curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, vem se destacando na formação de profissionais preparados para atuar com a população idosa.
Para a professora do curso, Mônica Helena Neves, essa grande demanda vem do reconhecimento desse grupo etário sobre a relevância de se manter ativo para a melhora de outros aspectos da vida.
“Independência funcional, prazer, bem-estar, alegria, amizade e o bom convívio social, superação de desafios do dia a dia, aumento da autoestima, disposição e a percepção de amenização de alguns sintomas decorrentes do envelhecimento”, são alguns exemplos citados pela docente.
Formação com base prática e humanizada
O profissional de Educação Física da Unifor, possui competências como, conhecimento técnico, capacidade pedagógica, relações interpessoais, capacidade de estimular e inspirar, capacidade de pesquisar, dentre outras e mistura o aprendizado teórico e prático. Para a professora, esse é um dos pontos mais importantes na formação, uma vez que essas capacidades influenciam positivamente na vida dos futuros profissionais e seus alunos.
“Especialmente na elaboração e acompanhamento de programas de atividade física bem dosados em termos de frequência semanal, intensidade, tempo e modalidade, com ênfase na regularidade, progressão e sobrecarga, mas que respeite sobretudo a individualidade”, completa Mônica.
Uma dos projetos voltados para a população idosa é o “Caminhada da Saúde”. O grupo, composto por mais de 100 participantes e com lista de espera, chega cedo ao campus para aproveitar também a área verde e o convívio social. A professora conta que mesmo que muitos alunos tenham que chegar antes das 7h, para organizar materiais e cronogramas, essa vivência prática é transformadora para os futuros educadores físicos.
Ela destaca também a disciplina Estágio em Atividade Física, voltada para grupos especiais e que acontece no Ginásio Poliesportivo. Para a professora é um dos pontos de ouro da finalização do curso de Educação Física. “Essas atividades fazem os discentes sentirem-se confiantes, realizados e apaixonados por esse público”, ressalta.
Educação Física é na Melhor!
O curso de Educação Física da Unifor conquistou nota 4 (em um intervalo de 0 a 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), garantindo a posição de melhor curso do Ceará. Além disso, a Universidade possibilita graduação na modalidade bacharelado ou licenciatura.
Os alunos têm acesso ao mais completo parque desportivo do Norte e Nordeste na sua formação. Com uma estrutura moderna, dentro dos padrões das confederações brasileiras e até internacionais de cada modalidade esportiva, oferece equipamentos e instalações que estimulam a prática desportiva, promovem a revelação de novos talentos e oferecem oportunidades de estágios e maior vivência prática aos estudantes
A gruduação em Educação Físca possui também projetos sociais de extensão como forma de maior inclusão dos alunos com a sociedade, como a Escola de Formação Desportiva (iniciação esportiva para crianças e adolescentes) e a Atividade Física Adaptada (para pessoas com limitações físicas e sensoriais).
Estude Educação Física na Unifor em 2025.2
A Unifor segue com inscrições abertas para o seu processo seletivo 2025.2. Os candidatos interessados podem escolher entre diferentes modalidades de ingresso: nota do Enem, notas de vestibulares anteriores da Unifor, transferência de curso e segunda graduação.