TOP 10 das profissões mais felizes! Por que estudá-las?

Olá, tudo bem?


Mas... tudo bem, mesmo?

Essa não foi uma pergunta retórica, nós realmente queremos saber de você. Então, vamos ser mais profundos, você está feliz?

Bugou? 

Calma, que é normal! É quase senso comum que encontramos a felicidade em pequenos momentos do dia e que chega a ser impossível estar em total plenitude e satisfação. Mas há uma verdade difícil de evitar: perseguimos a nossa felicidade, prazer, bem-estar, equilíbrio físico e psíquico todos os dias da vida. 
 



E sabe que setor tem grande responsabilidade nisso tudo? A nossa profissão. Então, acorda sua Dopamina e Serotonina, chama a Ocitocina e desperta a Endorfina que esse quarteto fantástico é quem deixa a gente feliz e sorrindo à toa em casa e, claro, no trabalho!
 



10) Engenharia de Produção
Nem tão de exatas, nem tão de humanas. Será que o pessoal de Engenharia da Produção aparece nessa lista por conseguir unir o melhor desses dois mundos? Pode ser um dos fatores, mas não o único. Com vasto conhecimento analítico e boa capacidade de gestão, o(a) profissional dessa área interage com a empresa de forma global e de maneira ativa em contato com clientes e fornecedores. Resumindo? O(a) Engenheiro(a) de Produção se envolve em tudo que é operação, logística e planejamento. E talvez por se envolver tanto, tenha a segurança e a autoconfiança de entregar sempre o melhor de si - gerando aquela felicidade básica de um dia concluído com sucesso.

Por que eu deveria estudar?
Se você tem um perfil multifacetado e deseja aprender disciplinas que vão de cálculos e química tecnológica até gestão de serviços e custos industriais, a graduação em Engenharia de Produção pode ser a ferramenta que falta pra você desenvolver novas habilidades. Que tal procurar saber mais sobre a área com quem tem a nota máxima (5) na avaliação do MEC?  Clique aqui


 

9) Farmácia
Bem no meio de uma pandemia, uma notícia que corrobora a importância dos profissionais de Farmácia. Pesquisa divulgada pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), mostrou que o primeiro semestre de 2020 foi o melhor para a área em três anos. Isso significa um crescimento de cerca de 40%, ou seja, Farmacêuticos(as) têm um mercado de trabalho em expansão e por aliarem vocação profissional à manutenção do bem-estar de terceiros, parecem ter encontrado a fórmula certeira para trabalhar com mais prazer e alegria. 

Por que eu deveria estudar?
Você se enxerga como líder capaz de implantar procedimentos, pesquisar soluções e resolver problemas emergentes relacionados à saúde? Se você disse sim e, além disso, tem curiosidade em disciplinas como dinâmica celular, parasitologia e produção de medicamentos, você precisa direcionar tudo isso para a graduação na área. Venha saber mais sobre Farmácia neste link.


 

8) Psicologia
Apontada como umas das principais profissões no futuro pós-pandemia, a Psicologia tem o importante papel de apoiar e manter a nossa saúde mental nestes tempos difíceis. Muitas pessoas passaram ou ainda passam por algumas dificuldades em decorrência disto, seja pessoal, familiar ou profissional. Sabemos que não é fácil ultrapassar tantas barreiras sem uma ajuda profissional e é por isso que os(as) psicólogos(as) também estão na lista. Fica explícito que ajudar ao outro é uma via de mão dupla: faz bem para o paciente e mais ainda para o(a) profissional, que vê em suas práticas diárias a oportunidade de ajudar a minimizar desdobramentos tão nocivos à saúde da sociedade.

Por que eu deveria estudar?
Filosofia, teorias, psicanálise e atividades práticas. Se você se imagina estudando essas disciplinas e atuando na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de transtornos emocionais e de personalidade, uma graduação em Psicologia ampliará suas habilidades tornando você o(a) profissional que o mercado prioriza. Conheça mais sobre essa área, clique aqui.


7) Cinema e Audiovisual
Com uma particularidade interessante, a área de Cinema e Audiovisual ilustra no produto final a paixão e a entrega dos profissionais envolvidos na produção da peça. A fotografia utilizada, as cores escolhidas, a trilha, o roteiro, tudo é parte de um todo movido por criatividade, arte e, claro, talento. Geralmente voltada para o entretenimento, peças como animações, longas e curtas metragens, comerciais e videoclipes são as ideias concretizadas de um profissional realizado... e muito feliz!

Por que eu deveria estudar?
Você não vê a hora de entender sobre narrativas textuais, tem curiosidade sobre animações e a produção de roteiros é um assunto que mexe com você? Então você precisa se informar melhor sobre o curso de Cinema e Audiovisual. Venha brilhar no elenco que tem nota 5 no MEC!  Clique aqui e comece a escrever essa história!


6) Educação Física
Representando a Educação como um todo, os profissionais de Educação Física aparecem na lista no mesmo contexto de áreas como a da Saúde: é se doando ao outro que se alcança a satisfação no trabalho e, com isso, a felicidade. A atenção à saúde e ao bem-estar do aluno são objetivos diários desses profissionais que podem atuar em diversas frentes como escolas, academias e em um dos mercados que mais cresce, o de personal trainer. Vale lembrar que exercícios físicos são ótimos estimulantes dos hormônios da felicidade, então, tudo faz sentido por aqui, não é verdade?

Por que eu deveria estudar?
Cada vez mais pessoas buscam atingir um estilo de vida saudável. E é justamente essa busca, por um melhor padrão de vida e estético, que aquece a área da Educação Física. Além dessa possibilidade, é comum encontrar profissionais especialistas em Psicologia do Esporte, Acupuntura, Treinamento Desportivo e até Marketing voltado ao esporte!  Esportes de aventura e turismo também são áreas que absorvem esses profissionais. Ficou curioso(a) pra saber de mais oportunidades?  Clica aqui que a gente te conta tudo!


5) Área de Tecnologia
Eles estão tão felizes que chega a ser impossível listar apenas um curso. Representados pela macroárea de Tecnologia, as graduações que envolvem o digital e a linguagem universal dos computadores aparece no TOP 5 com chances reais de galgar melhores posições. Isso porque os salários da área são chamativos, as oportunidades crescem continuamente e há, ainda, grandes oportunidades internacionais para quem desejar esse futuro. Apesar do trabalho envolver certa tensão, principalmente no que diz respeito à segurança de informações, tudo indica que os profissionais da área sabem contornar isso sem grandes problemas - e com aquele sorriso no rosto.

Por que eu deveria estudar?
A variedade da área permite você escolher exatamente pela qual você tem mais interesse. Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e até Engenharia de Controle e Automação são graduações que têm a tecnologia como matéria-prima e cada uma direciona suas atividades a um uso específico. Ficou confuso, né? Faz o seguinte: clica em cima de cada uma dessas opções e você vai acabar descobrindo qual delas você tem mais afinidade!


4) Área de Escrita
Já dizia o poeta Cesare Pavese (1908-1950): "É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" É assim, quase que ilustrado, que comprovamos que escritores, redatores e outros profissionais do texto trabalham felizes em seus ofícios. Apesar de certa solidão na hora de produzir, é quando se impacta o público despertando emoções que podemos dizer que o trabalho está feito! Um punhado de imaginação e um mundo novo está criado. Um furo de notícia e poderosos impérios caíram, assim como outros se ergueram. A escrita é uma poderosa ferramenta de liberdade de expressão e parece que o pessoal da área está bem feliz e consciente dessa responsabilidade. 

Por que eu deveria estudar?
Se você gosta de escrever e planeja fazer disso o seu ofício diário, cursos como Jornalismo e Publicidade e Propaganda ofertam disciplinas para quem deseja aprimorar técnicas de escrita. Cada uma delas com enfoque específico na área. Enquanto no Jornalismo você utiliza de conhecimentos mais analíticos, na Publicidade é a criatividade quem mostra o caminho. Pode ser difícil entender todas as nuances, mas clique no nome da graduação e descubra tudo sobre elas. Vai lá!   


 

3) Fisioterapia
Falamos anteriormente, e vale repetir: profissões em que é necessário se doar ao outro faz uma grande diferença na sensação de felicidade e satisfação diária. Geralmente atuando em momentos difíceis da vida dos seus pacientes, Fisioterapeutas têm a técnica, a atenção e a paciência necessárias para verem quem está sob seus cuidados ultrapassar barreiras físicas e mentais. Além de um grande vínculo de respeito e gratidão que é instalado, os profissionais da área têm a chance de ver e intervir na evolução humana de forma ativa. Deve ser o orgulho de ver alguém se superando que deixa essa galera mais feliz.

Por que eu deveria estudar?
Se você se interessa por assuntos como o tratamento e a prevenção de distúrbios relacionados ao movimento humano e suas funções, e tem certa curiosidade em disciplinas que abordam dinâmica celular, sistemas de defesa e análise de postura humana, não precisa pensar muito: você está com um pé no curso da sua vida. Quer conferir todas as informações sobre ele? Clica aqui.


2) Áreas de Energia e Saneamento
Das áreas de maior crescimento no mundo, setores de energias renováveis e saneamento chegam ao nosso pódio com oportunidades tão incríveis que têm deixado os profissionais desses segmentos bem felizes. Você sabia que, em 2020, o Ceará bateu recorde na produção de energia solar? Isso significa que o mercado está de olho em especialistas na área e que a tendência de crescimento é um fato. O mesmo ocorre com a Engenharia Ambiental e diversas outras áreas que estudam utilizar as matérias-primas da natureza de forma consciente e ao nosso favor. 

Por que eu deveria estudar?
O desenvolvimento sustentável está em pauta há alguns bons anos e não parece perder força. Prova disso é o crescimento constante de quase todas as áreas que envolvam o assunto. Energias Renováveis, Engenharia Ambiental e Sanitária e até mesmo Engenharia Elétrica são graduações que abordam esses temas e têm grandes oportunidades na área. Recomendamos você a clicar em cada uma e descobrir qual delas tem mais a ver com você!


1) Área Financeira
Seus cálculos não sabiam deste resultado? Pois é bom recalcular, pois os números chamam atenção. Profissionais do financeiro são felizes, estão no TOP 1 e quem julga? É o mais próximo de grandes quantias de dinheiro que muitos de nós já chegou (até agora, né?). Mas não vá pensando que é só sorriso: gerenciar esses montantes dá trabalho e exige do profissional boa capacidade analitica e de tomada de decisões. Ah! Há quem diga que a boa colocação no ranking diz respeito a alegria de quando recebem generosas comissões. É supercompreensível ficar feliz por ser bem remunerado(a) pelo trabalho que desempenha, não é verdade?

Por que eu deveria estudar?
Se você se imagina liderando uma organização, gerindo pessoas, tomando grandes decisões e executando estratégias de planejamento e análise, precisamos te dizer que você tem o feliz perfil ideal da área financeira. Com um extenso mercado de trabalho e intensas transformações provocadas pelo digital, é comum se deparar com oportunidades bastante desafiadoras. Seja no curso de Administração ou Ciências Contábeis, essa é a área para você que deseja aliar um futuro profissional de sucesso a dias mais felizes no trabalho.


 

E aí, curtiu a lista?
Por que você não aproveita o embalo e faz logo a sua graduação também?

Agora que você já está pré-inscrito(a), manda esse link para aquela pessoa que você sabe que vai gostar de se ver no ranking! 

Livremente inspirado nas fontes: Forbes e Glassdoor
 

 

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos

E-Book Guia de Profissões