Conheça o Pickup Box, “armário inteligente” criado no TEC Unifor

sex, 20 setembro 2024 09:55

Conheça o Pickup Box, “armário inteligente” criado no TEC Unifor

Desenvolvido em parceria com a empresa Chapas Perfuradas do Nordeste (CPN), o equipamento é uma solução para o recebimento de encomendas em condomínios com portaria eletrônica


O Pickup Box atende ao fluxo intenso de compras online e à demanda por equipamentos de autoatendimento visando a comodidade dos usuários (Foto: Divulgação)
O Pickup Box atende ao fluxo intenso de compras online e à demanda por equipamentos de autoatendimento visando a comodidade dos usuários (Foto: Divulgação)

Portarias virtuais já são uma realidade em muitos condomínios residenciais e comerciais do país, ou seja, sistemas eletrônicos que controlam a segurança de forma remota, 24 horas por dia. Diante desse modelo, podem surgir desafios quanto ao recebimento de encomendas, afinal, sem a figura de um porteiro, quem avisa, recebe e entrega os pacotes que chegam dos correios?

A partir dessa necessidade, uma ideia inovadora foi desenvolvida no Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin), que faz parte do TEC Unifor, o Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. Trata-se do Pickup Box, máquina que funciona como um armário inteligente instalado na portaria dos prédios, onde o entregador deixa a encomenda e digita em um painel eletrônico o nome do destinatário e o número do apartamento correspondente. 

Apesar de ser um tipo de equipamento já encontrado no mercado, o desenvolvimento de uma versão exclusiva permite explorar novos usos e modelos de negócio. O equipamento projetado pelo laboratório emite um comprovante de entrega e, ao mesmo tempo, o morador recebe um código via SMS no celular, que lhe permite retirar seu pacote com segurança e praticidade em outro horário.


O Pickup Box é todo baseado em tecnologias de IoT, além de utilizar transmissão de dados 4G para a verificação remota dos equipamentos (Foto: Divulgação)

O projeto é desenvolvido com a empresa de metalurgia Chapas Perfuradas do Nordeste (CPN), que desenvolve componentes metálicos para a fabricação industrial de produtos e também atua na construção de fachadas.

“Como ex-aluno de Engenharia Mecânica da Unifor, tenho o costume de acessar o site da Universidade, onde encontro vários temas de meu interesse. Daí conheci o Lapin, que chamou minha atenção por ter vários projetos inovadores. O projeto logo foi possível, tendo em vista o corpo técnico bem qualificado e heterogêneo, assim o produto já vem completo em todos os sentidos, incluindo design, marketing, layout do produto e plano de negócio”, explica o CEO da CPN, Ricardo Barbosa.

Segundo o coordenador do Lapin, professor Daniel Chagas, o projeto foi bem recebido no laboratório como mais uma oportunidade de desenvolver novos modelos de negócios por meio da tecnologia. A ideia do Pickup Box atende ao fluxo intenso de compras online e à tendência por equipamentos de autoatendimento visando a comodidade dos usuários. Sobre a tecnologia utilizada para a fabricação do primeiro protótipo, o pesquisador destaca que o equipamento é todo baseado em tecnologias de IoT (Internet das Coisas – Internet of the Things, em inglês), ou seja, existem vários equipamentos eletrônicos programados que fazem o controle da máquina. 

“Também utilizamos a tecnologia Android para o desenvolvimento da interface. Essa tecnologia já é dominada pelo Lapin desde o começo do laboratório, mas tivemos que criar algumas técnicas de transformação de Android em equipamento de uso único. O Pickup Box também utiliza tecnologia de transmissão de dados 4G, que é importante para a verificação remota dos equipamentos”, acrescenta Daniel Chagas.

O desenvolvimento do equipamento contou com a colaboração de alunos de graduação e pós-graduação da Unifor. Cláudio Matheus, aluno do curso de Engenharia Mecânica, e Arthur Cavalcante, do Mestrado em Informática Aplicada, participaram do projeto como bolsistas.


“Ajudei a compor parte da ideia e também na parte eletrônica da montagem. Essa experiência foi muito boa para ter uma visão mais ampla do mercado e ver na prática formas de aplicação do que estudamos em sala de aula” - Cláudio Matheus, aluno do curso de Engenharia Mecânica

O primeiro protótipo Pickup Box já está instalado na portaria de um prédio comercial de Fortaleza. A fase de testes e avaliação do software segue até o final de outubro, mas o objetivo é continuar a parceria com outros projetos que aliam conhecimentos industriais e acadêmicos por meio da inovação.

“Este projeto é um grande exemplo de colaboração entre universidade e indústria que atendeu uma necessidade real de mercado. Este produto gera impacto no uso de tecnologias de ponta para proporcionar produtos que impactam o cotidiano de milhares de pessoas, proporcionando segurança e conveniência”, enfatiza o professor Naiderson Lucena, coordenador de Inovação da Universidade de Fortaleza.

Ricardo Colares, assessor da Vice-Reitoria de Pesquisa para a área de Prospecção e Propriedade Intelectual, também celebra a parceria com empresa. Ele reforça que a CPN é uma organização atenta às oportunidades de inovação dentro do segmento no qual atua, e que, há mais de dez anos, reconhece a Unifor como parceria estratégica para o desenvolvimento de novos produtos ou melhorias de seus processos produtivos. 

“Com a Unifor, a CPN já desenvolveu robô de automação do processo de soldagem de estruturas metálicas e o design de equipamentos de ginástica para ambientes públicos. Nessa oportunidade, a empresa novamente considerou a parceria com nosso laboratório, confirmando o valor dessa interação universidade-empresa”, sublinha.