Convênio entre Unifor e Escolas de Saúde de Portugal amplia projetos de inovação em Enfermagem

sex, 2 agosto 2024 17:18

Pesquisadores portugueses visitaram o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Unifor para vislumbrar novas pesquisas na área de saúde

Durante a visita, os pesquisadores conheceram os laboratórios de Embriologia e Cultivo Celular, Biologia Molecular e a Unidade de Habilidades e Simulação em Cirurgia (Foto: Ares Soares)

A parceria com pesquisadores da Escola Superior de Enfermagem do Porto e da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo surgiu por meio do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz. As três instituições já realizam intercâmbio de professores há cerca de quatro anos, na participação em disciplinas, simpósios e congressos. Em 2023, a parceria deu um passo além, com a assinatura de um convênio para o desenvolvimento de pesquisas na área de Enfermagem.

Segundo a coordenadora do MPTIE, professora Karla Rolim, diante da necessidade de acrescentar ainda mais possibilidades ao convênio, foi feito um adendo ao documento firmado anteriormente. "Vamos agora planejar novas pesquisas e maior mobilidade de alunos e professores entre Brasil e Portugal. O objetivo da visita à Unifor também é para que eles conheçam o Nubex, esse equipamento da Unifor tão importante no desenvolvimento de pesquisa experimental e já pensem em outras oportunidades de projetos, inclusive com o envolvimento de mais pesquisadores", afirma.

O Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) faz parte do Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (Tec Unifor) e se destaca por desenvolver soluções inovadoras para desafios científicos, biotecnológicos e sociais do país. A diretora do Nubex, Cristina Moreira, cita como exemplo de pesquisa ligada à Enfermagem o desenvolvimento de produtos para a cicatrização de lesões por pressão, adquiridas por pacientes que ficam muito tempo acamados.

"Desenvolvemos produtos à base de moléculas isoladas da nossa biodiversidade, obtidas a partir de plantas da nossa região, de baixo custo e atóxicas que têm um poder de regeneração e de modular esse processo cicatricial de forma mais rápida. Temos também a área de cirurgia minimamente invasiva e muitas outras pesquisas realizadas de forma multidisciplinar. Cada um com sua expertise vai complementando e chegamos mais longe dessa forma", destaca.

Durante a visita ao Nubex, os pesquisadores conheceram o funcionamento dos laboratórios de Embriologia e Cultivo Celular, Biologia Molecular e a Unidade de Habilidades e Simulação em Cirurgia, coordenada pelo professor do curso de Medicina, Josué de Castro.

Os pesquisadores portugueses foram recepcionados no Nubex pelo professor Josué de Castro, pela professora Cristina Moreira e pela professora Karla Rolim (Foto: Ares Soares)

"Trocamos conhecimentos no que tange aos eixos da graduação, pós-graduação e educação continuada. Dividimos as nossas experiências desenvolvidas em simulação e educação em cirurgia na unidade de habilidades e ouvimos um pouco da experiência deles em Viana de Castelo e no Porto. São oportunidades de trocar e aprofundar conhecimentos no eixo da educação e cirurgia", afirma o médico.

A parceria com as instituições portuguesas faz parte do programa de internacionalização da Universidade de Fortaleza, por meio do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI). Para a comunidade acadêmica, projetos de cooperação com instituições de outros países são sempre bem-vindos, como diz o pesquisador e professor do curso de Farmácia, Ângelo Roncalli.

"A internacionalização é fundamental hoje, todas as agências de fomento estão investindo muito nessa questão das parcerias internacionais e não seria diferente aqui. Gera mais ciência e fortalece as pesquisas já realizadas dentro da Unifor. Além disso, há uma troca de conhecimentos fundamental para alunos e pesquisadores", enfatiza Roncalli.

O que dizem os pesquisadores de Portugal

"Essa visita é muito importante porque aproxima pesquisadores de dois importantes polos de investigação e de ensino - um europeu e outro brasileiro. Nós vemos potencial para melhorar nossa produção e nosso conhecimento, por isso essas parcerias são sempre bem vindas. Os professores da Unifor nos trouxeram um conhecimento muito bem sustentado na área da enfermagem e das tecnologias em saúde, com muito profissionalismo" - Luísa Costa Andrade, pesquisadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP)

"Já temos um projeto de investigação com a Unifor há alguns anos que está na fase de implemento e, neste momento, pensamos em construir novas pesquisas em conjunto com o Mestrado Profissional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem. Ao mesmo tempo, continuamos participando de bancas examinadoras de qualificação para o mestrado, organização de encontros científicos e desenvolvimento de artigos científicos escritos em parceria com professores da Unifor” - Henriqueta Ilda Verganista Martins Fernandes, pesquisadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e professora convidada no Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) da Unifor

"As pessoas fazem muito as instituições e o conhecimento que vemos através dos professores da Unifor nos mostra que a Universidade de Fortaleza propicia diversas oportunidades para desenvolvermos atividades em conjunto. A visita aos laboratórios do Nubex demonstra o potencial que existe aqui e o que nós podemos fazer juntos. O que me parece é que há várias áreas em que podemos realizar investigações, inclusive formações com dupla titulação. Acho que é um mundo que pode se abrir” - Luís Carlos Carvalho da Graça, diretor da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo