qua, 8 março 2023 18:21
Unifor promove cursos de capacitação para uso da tecnologia 5G
Edital do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI Futuro) conta com apoio da Unifor para promoção de capacitação tecnológica entre estudantes da instituição
O Parque Tecnológico da Unifor, por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove, em parceria com a Softex e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), treinamentos na área da tecnologia 5G para capacitar estudantes da Unifor na utilização do recurso. A instituição foi contemplada com projeto de inovação tecnológica na área da nova geração de internet e contará com suporte da Huawei — empresa que dispõe de uma plataforma educacional para tecnologias de fronteira.
O projeto visa treinar 200 alunos para atuar com atividades que acelerem a implantação do 5G no Ceará. A iniciativa já teve seu primeiro curso apresentado no dia 24 de fevereiro, quando cinco monitores ministraram o minicurso: “5G, para quê?”, para 60 alunos do primeiro e segundo semestres do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas-EAD.
No entanto, outras iniciativas ocorrerão ao longo do semestre, com a oferta de cursos mais longos, de 32h/ aulas. A próxima edição está marcada para o dia 23 de março, às 16h, na programação de Inteligência Artificial do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).
Será lançado, ainda, o curso “5G Tecnologia e Aplicações”, que terá inscrições abertas, em breve, e contará com duas turmas. A primeira ocorrerá todas às segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 20h; e a segunda turma aos sábados, das 08h30 às 11h, de maneira presencial para os estudantes da Unifor. Quem estiver em outros estados, poderá conferir a transmissão ao vivo.
A primeira formação aconteceu no dia 24 de fevereiro (Foto: Arquivo pessoal)
As iniciativas contarão com o apoio de materiais disponibilizados pela plataforma Huawei, além da colaboração de quatro docentes do CCT e do envolvimento de cinco alunos monitores dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistema e Ciência da Computação.
Além de instruir futuros profissionais sobre a tecnologia, o projeto visa popular o 5G, que vem sendo implementando no Brasil gradualmente, e é uma aposta mundial pela maior velocidade no uso da internet, ferramenta de extrema importância, haja vista que é utilizada por grande parte da população.
Tecnologia 5G
A tecnologia 5G faz parte da 5° geração de internet, ou seja, uma atualização da rede 4G. Essa novidade permitirá uma rede de internet mais potente e veloz para os usuários. Dessa forma, a rede móvel permitirá à população conectar diferentes tipos de dispositivos e aplicações de forma simultânea, havendo maior capacidade de conexão.
A rede móvel 5G possui algumas características bem atrativas para o público geral, que vão, desde a velocidade da conexão até o número máximo de dispositivos conectados, veja algumas características da nova geração:
- Velocidade: 10000 Mbps
- Latência: 1-5 milissegundos
- Dispositivos conectados: Mais de 1 milhão por KM
Além disso, o recurso terá uma extensa banda larga.
Internet das Coisas
Acredita-se que o principal motivo para a criação da 5° geração da rede móvel é devido à capacidade que o recurso tem em se conectar com os mais variados tipos de dispositivos de maneira simultânea. A partir dessa perspectiva, projeta-se que nos próximos anos cada vez mais os aparelhos sejam conectados à internet. A partir desse panorama, surgiu o termo “Internet das Coisas”.
Com essa projeção aguardada e a capacidade do 5G de suportar inúmeros dispositivos, espera-se uma geração de rede móvel que permita, sobretudo, a partir do uso da internet, maior dinamicidade dos aparelhos que fazem parte do dia a dia das pessoas, como: geladeiras, semáforos, carros e diversificados tipos de equipamentos.
Luiz Filho, coordenador do Parque Tecnológico da Unifor, comenta sobre a importância do projeto realizado pela Universidade.
“Por meio do projeto, a Unifor poderá inserir os seus estudantes no novíssimo mundo da tecnologia 5G. Estima-se que nos próximos cinco anos o mercado de trabalho precisará de mais de 200 mil profissionais capacitados nessa tecnologia, além de abrir um novo campo de pesquisas para os pesquisadores” — Luiz Filho, coordenador do Parque Tecnológico da Unifor
Mais informações
Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP)
Local: Bloco M, Sala 30
Contato: vrp@unifor.br | (85) 3477-3889 I 3477-3409 I 3477-3890