Unifor promove cursos de capacitação para uso da tecnologia 5G

qua, 8 março 2023 18:21

Unifor promove cursos de capacitação para uso da tecnologia 5G

Edital do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI Futuro) conta com apoio da Unifor para promoção de capacitação tecnológica entre estudantes da instituição


O projeto visa popularizar a recém lançada tecnologia 5G por meio da capacitação de discentes (Foto: Getty Images)
O projeto visa popularizar a recém lançada tecnologia 5G por meio da capacitação de discentes (Foto: Getty Images)

O Parque Tecnológico da Unifor, por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove, em parceria com a Softex e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), treinamentos na área da tecnologia 5G para capacitar estudantes da Unifor na utilização do recurso. A instituição foi contemplada com projeto de inovação tecnológica na área da nova geração de internet e contará com suporte da Huawei — empresa que dispõe de uma plataforma educacional para tecnologias de fronteira.

O projeto visa treinar 200 alunos para atuar com atividades que acelerem a implantação do 5G no Ceará. A iniciativa já teve seu primeiro curso apresentado no dia 24 de fevereiro, quando cinco monitores ministraram o minicurso: “5G, para quê?”, para 60 alunos do primeiro e segundo semestres do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas-EAD.

No entanto, outras iniciativas ocorrerão ao longo do semestre, com a oferta de cursos mais longos, de 32h/ aulas. A próxima edição está marcada para o dia 23 de março, às 16h, na programação de Inteligência Artificial do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). 

Será lançado, ainda, o curso “5G Tecnologia e Aplicações”, que terá inscrições abertas, em breve, e contará com duas turmas. A primeira ocorrerá todas às segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 20h; e a segunda turma aos sábados, das 08h30 às 11h, de maneira presencial para os estudantes da Unifor. Quem estiver em outros estados, poderá conferir a transmissão ao vivo. 


A primeira formação aconteceu no dia 24 de fevereiro (Foto: Arquivo pessoal)

As iniciativas contarão com o apoio de materiais disponibilizados pela plataforma Huawei, além da colaboração de quatro docentes do CCT e do envolvimento de cinco alunos monitores dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistema e Ciência da Computação.

Além de instruir futuros profissionais sobre a tecnologia, o projeto visa popular o 5G, que vem sendo implementando no Brasil gradualmente, e é uma aposta mundial pela maior velocidade no uso da internet, ferramenta de extrema importância, haja vista que é utilizada por grande parte da população. 

Tecnologia 5G 

A tecnologia 5G faz parte da 5° geração de internet, ou seja, uma atualização da rede 4G. Essa novidade permitirá uma rede de internet mais potente e veloz para os usuários. Dessa forma, a rede móvel permitirá à população conectar diferentes tipos de dispositivos e aplicações de forma simultânea, havendo maior capacidade de conexão. 

A rede móvel 5G possui algumas características bem atrativas para o público geral, que vão, desde a velocidade da conexão até o número máximo de dispositivos conectados, veja algumas características da nova geração:

  • Velocidade: 10000 Mbps
  • Latência: 1-5 milissegundos
  • Dispositivos conectados: Mais de 1 milhão por KM 

Além disso, o recurso terá uma extensa banda larga.

Internet das Coisas

Acredita-se que o principal motivo para a criação da 5° geração da rede móvel é devido à capacidade que o recurso tem em se conectar com os mais variados tipos de dispositivos de maneira simultânea. A partir dessa perspectiva, projeta-se que nos próximos anos cada vez mais os aparelhos sejam conectados à internet. A partir desse panorama, surgiu o termo “Internet das Coisas”.

Com essa projeção aguardada e a capacidade do 5G de suportar inúmeros dispositivos, espera-se uma geração de rede móvel que permita, sobretudo, a partir do uso da internet, maior dinamicidade dos aparelhos que fazem parte do dia a dia das pessoas, como: geladeiras, semáforos, carros e diversificados tipos de equipamentos. 

Luiz Filho, coordenador do Parque Tecnológico da Unifor, comenta sobre a importância do projeto realizado pela Universidade.


“Por meio do projeto, a Unifor poderá inserir os seus estudantes no novíssimo mundo da tecnologia 5G. Estima-se que nos próximos cinco anos o mercado de trabalho precisará de mais de 200 mil profissionais capacitados nessa tecnologia, além de abrir um novo campo de pesquisas para os pesquisadores” Luiz Filho, coordenador do Parque Tecnológico da Unifor 

Mais informações

Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP)
Local: Bloco M, Sala 30
Contato: vrp@unifor.br | (85) 3477-3889 I 3477-3409 I 3477-3890