Unifor sedia encontro sobre inteligência artificial nos negócios

qui, 24 outubro 2024 16:29

Unifor sedia encontro sobre inteligência artificial nos negócios

Desenvolvimento de jogos, cibersegurança, IA no judiciário e novos negócios foram temas de destaque no evento

O evento foi coordenado pelas professoras Juliana Martins e Denise Barroso, além da coordenadora do TDC Giullia Telles (Foto: Arquivo pessoal)

Nos dias 18 e 19 de outubro, a Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz — sediou o Esquenta TDC Summit, um evento prévia do The Developer's Conference (TDC), um dos maiores encontros de tecnologia da América Latina. Realizado há 15 anos em diversas cidades, o TDC Summit deste ano acontecerá em Recife, nos dias 6 e 7 de novembro, com foco na temática da inteligência artificial (IA).

Para as organizadoras do Esquenta TDC, é essencial discutir o uso adequado da IA. Juliana Martins, professora do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e uma das responsáveis pelo evento, destaca a importância de promover o entendimento sobre como desenvolver produtos que utilizem IA de forma eficaz. Segundo ela, "a universidade oferece um ambiente propício para testar a aplicabilidade dessas ferramentas, que posteriormente podem ser difundidas no mercado de trabalho".

Denise Barroso, professora da Pós-Unifor e também organizadora, ressalta que o evento trouxe para os participantes as tecnologias mais recentes de IA utilizadas nos negócios. Ela explica que o objetivo era melhorar os processos tecnológicos de organizações de diferentes portes, de startups a grandes empresas, aproveitando o fato de que a Unifor prepara profissionais para atuar nesse mercado. "Proporcionar essa oportunidade aos alunos é uma maneira de potencializar a formação deles", observa.

IA e os novos rumos para os negócios

Durante os dois dias de evento, as palestras abordaram o impacto da IA em áreas como desenvolvimento de jogos, cibersegurança, aceleração de processos judiciais e geração de novos negócios. O público foi composto por estudantes, professores e empresários que já utilizam ferramentas de inteligência artificial em suas atividades cotidianas.

Izequiel Norões, professor e palestrante do evento, destaca a influência da IA no mercado de games: "Na minha palestra, falei sobre o crescimento da indústria de jogos, que movimenta cifras impressionantes. A IA está revolucionando esse setor, permitindo uma interação muito maior nos jogos, inclusive com IA generativa, que dialoga com o jogador. Na área de desenvolvimento, demonstrei como a IA pode ser um assistente poderoso para programar jogos".

CEO da startup Pliq, Cesar Rabelo compartilha como sua empresa integra IA em áreas como marketing, vendas e tecnologia. Para ele, a IA age como um "assistente 24 horas", otimizando tempo e permitindo maior eficiência nos processos, o que gera um grande diferencial competitivo no mercado.

Larissa DeLucca, assessora de Inovação do Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor), participou de um painel onde apresentou casos de uso de IA desenvolvidos no TEC Unifor. Um dos destaques foi a startup Trilha EDU, que utiliza um tutor virtual para ensinar matemática de forma personalizada. Larissa explica que a tecnologia, desenvolvida em parceria com o Laboratório de Inteligência Artificial da Unifor, adapta as trilhas de aprendizado ao nível de cada aluno, tornando o produto altamente competitivo no mercado.

O TEC Unifor abriga dois núcleos voltados ao desenvolvimento de soluções com IA: o Núcleo de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (NCDIA) e o Vortex. Luiz Stephany Filho, coordenador do TEC Unifor, explica que enquanto o NCDIA desenvolve projetos para entidades públicas e empresas privadas, o Vortex se concentra na capacitação dos alunos em tecnologias emergentes. “Eventos como o TDC propiciam que as pessoas conheçam as necessidades do mundo dos negócios e geram insights para novos projetos pelos cientistas dos laboratórios”, acrescenta.

Expectativas dos alunos em relação à IA

Os alunos presentes no evento demonstraram entusiasmo com as oportunidades que a IA oferece. João Guilherme, estudante de Ciência da Computação, revela suas expectativas: "Tenho muita curiosidade sobre IA. Ainda não domino, mas pretendo cursar a disciplina no próximo semestre, o que certamente abrirá muitas portas para mim".

Mário Bernardo, aluno de Engenharia da Computação, também compartilha suas reflexões: "Como estamos lidando com IA, uma tecnologia recente, é fundamental entender melhor suas ferramentas e desmistificar tabus. Os debates apresentados no evento são essenciais para um desenvolvimento tecnológico cada vez mais robusto".

Projetos para o TDC em Fortaleza

A realização do Esquenta TDC em Fortaleza pode ser o primeiro passo para trazer uma edição completa do evento para o Ceará, como sugeriu Giullia Telles, coordenadora do TDC. Segundo ela, um dos objetivos desse encontro foi avaliar o interesse local e verificar se o Ceará está preparado para receber o TDC, a maior conferência de tecnologia do Brasil. "Acredito que a Unifor é a instituição mais preparada para acolher um evento desse porte. Estamos muito animados com essa possibilidade", afirma.

Os interessados em participar do TDC Summit Recife, nos dias 6 e 7 de novembro, podem se inscrever gratuitamente no site oficial do evento.