seg, 28 janeiro 2019 10:45
Unifor amplia parcerias com universidades internacionais
Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor firmou cooperações com Universidade da Califórnia, Texas, Harvard e Toronto
A Universidade de Fortaleza (Unifor) fechou em 2018, parcerias com universidades de destaque internacional, além de trocar experiências e conhecimento com pesquisadores de renome mundial.
A Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) administra e acompanha o andamento de projetos, pesquisas, desenvolvimento de produtos e relações com acadêmicos internacionais.
Confira alguns destaques de projetos realizados através de parcerias internacionais:
- Harvard
Virgílio Almeida, pesquisador da área de IA e professor na Universidade Federal de Minas Gerais (FMG) e em Harvard, estuda juntamente com Vasco Furtado, professor e diretor da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), o conceito de FAT, fairness accountability transparency.
O tema se relaciona com o constante aumento do uso de inteligência artificial no uso de algoritmos de inteligência artificial para tomar decisões. Esses algoritmos devem ser transparentes e justos na tomada de decisões.
- Universidade da Califórnia (UCLA)
A temática da pesquisa é a nanotecnologia. Se trata de polímeros naturais ou polímeros sintéticos obtidos através de produtos naturais, onde esses polímeros são usados para fazer nanoprodutos. O grupo está sob coordenação da professora Cristina Moreira e dos professores Renato Moreira e Angelo Roncalli, da Universidade de Fortaleza (Unifor). Amir Shake, professor da Universidade da Califórnia (UCLA), será a ponte entre a Unifor e Califórnia.
- Universidade do Texas, Dallas
A parceria é feita com Mike Peng, professor da Universidade do Texas, em Dallas. Peng é reconhecido na área de estratégia, sobretudo em estratégias de internacionalização. O propósito da pesquisa é entender como as empresas brasileiras se comportam a partir dessa transição institucional em que o Brasil está passando. As empresas que se propõe a participar, aprimoram o seu desempenho.
- Universidade de Toronto
A parceria com o professor Barry Sessle da faculdade de odontologia da Universidade de Toronto, tem como objetivo estudar uma substância natural da nossa biodiversidade, denominada (-)-a-bisabolol. Essa substância contém efeito analgésico e anti-inflamatório. Testes foram realizados em Fortaleza e formulações foram desenvolvidas, tanto para uso tópico como para uso oral. Barry Sessle , no Canadá, realizou testes para compreender melhor onde essa substância atua. A aluna Luana Torres Monteiro, da Universidade de Fortaleza (Unifor), orientada pela professora Adriana Rolim, participou dos testes realizados no Canadá e os usou como sua tese de doutorado.