seg, 19 setembro 2022 12:00
Avaliação da Capes destaca excelente desempenho dos cursos de mestrado e doutorado da Unifor
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior avaliou os programas de pós-graduação no período de 2017 a 2022
Os programas de pós-graduação da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, tiveram excelente desempenho na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC). Pela segunda vez consecutiva o Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) obteve a excelência, sendo o único nota 6 entre os programas de mestrado e doutorado de Direito das regiões Norte e Nordeste, integrando novamente o seleto grupo das universidades brasileiras com desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência na área. O resultado da avaliação preliminar, que compreende o período de 2017 a 2020, foi divulgado no dia 12 de setembro, em Brasília.
A avaliação da Capes classifica os cursos com as seguintes notas: 3 (razoável), 4 (bom), 5 (muito bom), 6 (excelente, ao nível nacional) e 7 (excelente, ao nível internacional). Ao todo, quatro cursos foram avaliadas com nota 5, são eles: Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Mestrado em Ciências Médicas (MCM) - obtendo nota máxima -, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP). Além disso, obtiveram nota 4 o Mestrado Profissional em Administração (MPA), o Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC) e Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos (MPDIR).
Segundo a professora Christina Praça, diretora de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, o reconhecimento é resultado da forte dedicação dos professores e colaboradores que fazem os programas.
Professora Christina Praça, diretora de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)
“Nossa equipe de gestores, colaboradores e professores da pós-graduação stricto sensu estão sempre bem atualizados e estão atentos a todos os indicadores das avaliações institucionais internas e externas, fazendo com que o alcance das metas seja obtido com sucesso. Nossa universidade também compreende o papel estratégico de uma pós-graduação de qualidade, por isso, investe de forma contínua em um corpo docente altamente qualificado, na produção científica relevante e que gera impacto social, na internacionalização e em diversas atividades capazes de transformar pessoas e realidades”, destaca Christina Praça.
Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD)
Sob a coordenação do professor Rômulo Guilherme Leitão, o PPGD é considerado um dos melhores programas de pós-graduação em direito do Brasil (Foto: Ares Soares)
Único nota 6 nas regiões Norte e Nordeste, o PPGD repetiu o feito realizado em 2017, e integrou mais uma vez o seleto grupo das universidades brasileiras com desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência na área do direito. A internacionalização do programa, inclusive, é um dos pontos que reforçam a excelente avaliação da Capes, segundo o coordenador do curso, professor Rômulo Guilherme Leitão.
“[Para conseguir esse resultado] atuamos em várias frentes. A intensificação da internacionalização do programa por meio de parcerias com universidades portuguesas, italianas, francesas e americanas; manutenção do foco em publicações em revistas de qualis superior e com impacto; direcionamento dos esforços em pesquisas com impacto social, na tentativa de cada vez mais interagir com a sociedade e seus problemas práticos”, explica o coordenador.
O excelente desempenho na avaliação da Capes e a consolidação do programa entre os melhores do Brasil, segundo o docente, são motivos para continuar trabalhando e buscando a ampliação da avaliação. “Não pode haver acomodação, a meta é ser melhor avaliado no próximo quadriênio”, disse. Para que isto seja possível, pontua, haverá incremento dos investimentos em viagens internacionais a fim de consolidar parcerias que permitam não só enviar docentes e discentes para o exterior, como trazer estudantes estrangeiros para o campus da Unifor.
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM)
Professora Danielle Malta Lima, coordenadora do Mestrado em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)
A nota do Mestrado em Ciências Médicas da Pós-Unifor aumentou de 3 para 5 - equivalente à nota máxima para programas que possuem somente mestrado -, na avaliação quadrienal da Capes. Conforme a coordenadora do curso, a professora Danielle Malta Lima, a avaliação positiva demonstra a qualidade do programa. “Nosso diferencial está relacionado à formação de recursos humanos de alto nível, ter um corpo docente qualificado e multidisciplinar, além de uma infraestrutura com excelentes laboratórios de pesquisa”, destaca.
Fundado em agosto de 2014, o curso visa promover a formação profissional integral, com a articulação longitudinal e integrada de três eixos formativos, ao mesmo tempo em que busca favorecer o desenvolvimento de competências nos diversos campos de atuação profissional. Desde a criação, há oito anos, o programa já formou mais de 120 mestres.
+ Mestrado em Ciências Médicas da Pós-Unifor obtém nota máxima em avaliação da Capes
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC)
Professora Mirna Albuquerque Frota, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)
Avaliado com nota 5, o mestrado e doutorado em Saúde Coletiva da Pós-Unifor progrediu em relação à última nota 4, divulgada em 2017. “Atribuo este excelente resultado a uma conjunção de fatores: os incentivos e estrutura da Universidade de Fortaleza no apoio ao desenvolvimento de pesquisas; parcerias internacionais; incentivo aos docentes quanto a publicação; financiamento de projetos de apoio a grupos de pesquisas, bem como ao envolvimento e compromisso dos nossos docentes, pós-graduandos e todo o time de colaboradores”, destaca a coordenadora do curso, a professora Mirna Albuquerque Frota.
O programa destaca-se pelo impacto dos resultados das pesquisas na saúde de pessoas, na reorientação de políticas e processos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e saúde suplementar, coordenações de projetos de excelência junto a Organização Mundial de Saúde (OMS), além de ofertas de módulos internacionais.
Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP)
Professora Luciana Maia, doutora em Psicologia Social e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Unifor (Foto: Ares Soares)
Pioneiro no Ceará na área da Psicologia, o PPGP investiu no último quadriênio em um cuidadoso processo de planejamento estratégico e de autoavaliação, que orientou as ações da coordenação a fim de oferecer melhores serviços à comunidade e alcançar resultados que expressam a consolidação e a qualidade do programa. As iniciativas deram resultado, e o programa subiu de nota 4 para 5, na avaliação da Capes.
“Nesse quadriênio buscamos direcionar nossas ações a partir de análises cuidadosas de demandas da comunidade e da participação efetiva de docentes e discentes da graduação em Psicologia. Desse modo, o PPGP, por meio do corpo docente e dos laboratórios, cresceu, atraindo discentes de mestrado, doutorado, docentes da graduação e alunos de Iniciação Científica, que atuam, de forma coletiva e integrada, em pesquisa científica, docência e inserção social. Além disso, há o apoio de agências de fomento à pesquisa, especialmente à Funcap, que nos últimos anos são uma importante fonte de financiamento de projetos, bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado”, destaca a coordenadora do mestrado e doutora em Psicologia da Pós-Unifor, professora Luciana Maia, sobre o excelente desempenho na avaliação.
Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA)
Marina Figueiredo, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas (PPGA) da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)
O PPGA surgiu há 26 anos na Unifor, primeiro com a oferta do Mestrado em Administração, e, a partir de 2012, tornou-se um programa de pós-graduação, com o primeiro curso de doutorado em Administração do Ceará. Sob a coordenação da professora Marina Figueiredo, o mestrado e o doutorado da Pós-Graduação em Administração de Empresas da Unifor progrediram de 4 para a nota 5. O resultado positivo é fruto do trabalho de excelência dos professores, colaboradores e alunos que passaram pelo programa nos últimos quatro anos. “A dedicação e o trabalho de todos fizeram com que a avaliação da Capes ratificasse a posição de destaque do PPGA/Unifor na produção de conhecimento e formação de pessoal qualificado, no Ceará e em todo o Brasil”, disse.
Para Marina, o desempenho ressalta a qualidade do programa em três dimensões: a coerência e consistência da proposta do programa de pós-graduação, a contribuição para formação de pessoal e o impacto na sociedade. Prova disto, destaca, são as produções científicas e atuações junto a organizações de ensino, ou junto a empresas públicas e privadas, inclusive, propiciando a formação de redes de cooperação entre universidade, mercado e governo, que ressaltam o impacto social do programa, ao longo dos anos, de maneira consistente.
“Continuamos trabalhando em pesquisas com alto potencial de impacto e socialmente engajadas, seguimos ministrando disciplinas, promovendo encontros de grupos de pesquisa, orientando teses e dissertações e atividades acadêmicas para propagar e potencializar as competências analíticas e de resolução de problemas, competências essas propiciadas pela formação na pós-graduação stricto sensu e permanecemos trabalhando pela aplicação de conhecimento para transformação social”, conclui.
Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos (MPDIR)
Professor Gustavo Raposo Feitosa, coordenador do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Unifor (Foto: Ares Soares)
O coordenador do MPDIR, Gustavo Raposo Feitosa, elenca uma série de ações e fatores que foram decisivos na boa avaliação do programa pela agência governamental, e contribuíram para aumentar a nota de 3 para 4. “A avaliação do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos é o reconhecimento de um curso que privilegia a inovação e a construção de projetos que impactem positivamente na realidade. O mestrado potencializa e desenvolve competências fundamentais em todos os setores da sociedade. Tudo isso ganhou corpo e força por meio de uma instituição reconhecida como a Universidade de Fortaleza e de alunos e professores dedicados e qualificados”, destaca.
Para a próxima avaliação, ele espera continuar antecipando tendências e potencializando o que o programa já tem de melhor. Além disso, pontua, novas disciplinas estão sendo introduzidas, outras parcerias negociadas e a matriz curricular continua sendo permanentemente renovada. “Também precisamos destacar que hoje temos uma verdadeira comunidade ou uma rede de alunos e egressos que atuam para difundir a cultura da gestão de conflitos e da inovação no Sistema de Justiça em todo o Brasil”, finaliza.
Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC)
Cristina Romcy, coordenadora do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC) da Universidade de Fortaleza (Foto: Lucas Plutarcho)
Curso pioneiro no Ceará, criado em 2016, o Mestrado Profissional em Ciências da Cidade ampliou a nota 3, da última avaliação, para 4 neste ano. O programa, segundo a Capes, apresenta desempenho “muito bom” quanto aos seus impactos, tanto em relação à produção intelectual quanto no que diz respeito ao impacto econômico, social, cultural e profissional. Além disso, investe em ações de destaque em relação à internacionalização e à inserção local, regional e nacional a partir de diversas ações.
“A missão do MPCC é contribuir para a realização de ideais e sonhos, formando profissionais de excelência, mantendo o compromisso com o desenvolvimento socioambiental, científico e cultural, a partir de uma visão crítica e interdisciplinar. Para isso, contamos com profissionais que atuam tanto na academia quanto no mercado, comprometidos em desenvolver pesquisas e produtos para melhoria da qualidade de vida da população e da cidade. E assim, contribuir com a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)”, destaca Cristina Romcy, coordenadora do MPCC e doutora em Arquitetura e Urbanismo.
Mestrado Profissional em Administração (MPA)
Professor Afonso Lima, coordenador do Mestrado Profissional em Administração (Foto: Ares Soares)
O MPA também subiu no conceito da Capes, de nota 3 para 4. Segundo o professor Afonso Lima, coordenador do programa, alguns diferenciais do curso proporcionaram o bom desempenho. “É necessária articulação entre a academia e a prática da gestão em diferentes esferas, inclusive em nível internacional. Os professores dispõem de experiência na condução de trabalhos científicos relevantes, ao mesmo tempo em que atuam junto a empresas, governo e outras organizações, seja de maneira contínua ou pontual”, destaca. O programa também dispõe de módulo internacional que traz formação relevante para o gestor e executivo.
Apesar do bom desempenho, o docente salienta que, para progredir no conceito da Capes, o programa vai ampliar o impacto social por meio de ações junto a empresas, governo e sociedade em geral. “Esperamos atuar fortemente por meio não apenas dos nossos relacionamentos institucionais com esses atores, mas principalmente por meio de nossa comunidade de egressos, nossa principal riqueza, e por meio de quem podemos ter noção do nosso impacto à sociedade. No futuro, teremos colaboração crescente com nossos egressos”, avalia.