qui, 21 julho 2022 10:44
Lenise Queiroz Rocha e Fátima Veras são homenageadas com a Medalha Rachel de Queiroz
Evento reuniu personalidades cearenses no Terraço da Cultura José Teles do Ideal Clube

A fim de homenagear seis mulheres com cargos de comando e liderança no Ceará, seja na atividade pública, seja na atividade privada, a Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) outorgou, na quarta-feira (20), a Medalha Rachel de Queiroz. Entre as homenageadas se destacam a chefe do Executivo estadual, Izolda Cela, a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, a reitora da Universidade de Fortaleza (Unifor), professora Fátima Veras, além da presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, e as empresárias Consuelo Dias Branco e Ana Maria Studart. O evento aconteceu no Terraço da Cultura José Teles do Ideal Clube.
A comenda visa exaltar a importância da mulher cearense por meio de uma das mais nobres e reconhecidas escritoras do Estado, Rachel de Queiroz.
A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo é uma instituição cultural sem fins lucrativos, fundada há 11 anos, reunindo escritores e jornalistas cearenses. Entre os membros beneméritos estão ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara, o Presidente do Conselho Administrativo do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso, a integrante do Conselho Curador da Fundação Edson Queiroz, Paula Queiroz Frota, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, e o Presidente da BSPar Incorporações, Beto Sturdat, que estiveram presentes na ocasião.
A Presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, a Reitora da Universidade de Fortaleza, Fátima Veras, e a Vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Maria Clara Cavalcante Bugarim (Foto: Lucas Plutarcho)
Também estiveram presentes membros da diretoria e gestão da Universidade de Fortaleza, entre eles a vice-reitora de Graduação e Pós-Graduação, Maria Clara Bugarim, o vice-reitor de Pesquisa, Milton de Sousa, a diretora da Pós-Graduação, Christina Praça, a diretora de Comunicação, Marketing e Comercial, Ana Quezado, a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Lia Brasil, a chefe de gabinete da Reitoria da Unifor, Adna Bastos, e a professora Augediva Maria Jucá Pordeus.
Homenagens
A governadora do Ceará, Izolda Cela, destacou a importância da literatura na formação das mulheres, frisando o papel de Rachel de Queiroz de apresentar amplamente o que ficou conhecido como “Brasil profundo”:
“É uma honra compartilhar esse momento com essas mulheres reconhecidas por suas atuações na sociedade. Hoje, estou com um sentimento de gratidão a Rachel de Queiroz por ela nos mostrar de forma tão poética e realista o ‘Brasil profundo’, o nordeste. Ela foi muito importante por ajudar a formar minha visão de mundo, por isso minha grande gratidão”.
A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, recebeu a medalha Rachel de Queiroz das mãos do presidente do Conselho Administrativo do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso. Já a professora Fátima Veras, reconhecida por ser a primeira mulher a ocupar a reitoria de uma universidade no Ceará, recebeu a homenagem das mãos da poetisa Beatriz Alcântara e de Aline Queiroz Barroso.
Lenise Queiroz Rocha e Fátima Veras sentem-se muito honradas por receberem da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo a Medalha Raquel de Queiroz, comenda cujo nome exalta a importância da mulher cearense por meio de uma das mais nobres e reconhecidas escritoras do estado.