Lenise Queiroz Rocha e Fátima Veras são homenageadas com a Medalha Rachel de Queiroz

qui, 21 julho 2022 10:44

Lenise Queiroz Rocha e Fátima Veras são homenageadas com a Medalha Rachel de Queiroz

Evento reuniu personalidades cearenses no Terraço da Cultura José Teles do Ideal Clube


Karine Studart (representando Ana Maria Studart),  Consuelo Dias Branco, Izolda Cela, Lenise Queiroz Rocha, Nailde Pinheiro Nogueira e Fátima Veras, agraciadas com a medalha Rachel de Queiroz (Foto: Lucas Plutarcho)
Karine Studart (representando Ana Maria Studart), Consuelo Dias Branco, Izolda Cela, Lenise Queiroz Rocha, Nailde Pinheiro Nogueira e Fátima Veras, agraciadas com a medalha Rachel de Queiroz (Foto: Lucas Plutarcho)

A fim de homenagear seis mulheres com cargos de comando e liderança no Ceará, seja na atividade pública, seja na atividade privada, a Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) outorgou, na quarta-feira (20), a Medalha Rachel de Queiroz. Entre as homenageadas se destacam a chefe do Executivo estadual, Izolda Cela, a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, a reitora da Universidade de Fortaleza (Unifor), professora Fátima Veras, além da presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, e as empresárias Consuelo Dias Branco e Ana Maria Studart. O evento aconteceu no Terraço da Cultura José Teles do Ideal Clube. 

A comenda visa exaltar a importância da mulher cearense por meio de uma das mais nobres e reconhecidas escritoras do Estado, Rachel de Queiroz. 

A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo é uma instituição cultural sem fins lucrativos, fundada há 11 anos, reunindo escritores e jornalistas cearenses. Entre os membros beneméritos estão ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara, o Presidente do Conselho Administrativo do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso,  a integrante do Conselho Curador da Fundação Edson Queiroz, Paula Queiroz Frota, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, e o Presidente da BSPar Incorporações, Beto Sturdat, que estiveram presentes na ocasião. 


A Presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, a Reitora da Universidade de Fortaleza, Fátima Veras, e a Vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Maria Clara Cavalcante Bugarim  (Foto: Lucas Plutarcho)

Também estiveram presentes membros da diretoria e gestão da Universidade de Fortaleza, entre eles a vice-reitora de Graduação e Pós-Graduação, Maria Clara Bugarim, o vice-reitor de Pesquisa, Milton de Sousa, a diretora da Pós-Graduação, Christina Praça, a diretora de Comunicação, Marketing e Comercial, Ana Quezado, a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Lia Brasil, a chefe de gabinete da Reitoria da Unifor, Adna Bastos, e a professora Augediva Maria Jucá Pordeus.

Homenagens 

A governadora do Ceará, Izolda Cela, destacou a importância da literatura na formação das mulheres, frisando o papel de Rachel de Queiroz de apresentar amplamente o que ficou conhecido como “Brasil profundo”: 

“É uma honra compartilhar esse momento com essas mulheres reconhecidas por suas atuações na sociedade. Hoje, estou com um sentimento de gratidão a Rachel de Queiroz por ela nos mostrar de forma tão poética e realista o ‘Brasil profundo’, o nordeste. Ela foi muito importante por ajudar a formar minha visão de mundo, por isso minha grande gratidão”. 

A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, recebeu a medalha Rachel de Queiroz das mãos do presidente do Conselho Administrativo do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso. Já a professora Fátima Veras, reconhecida por ser a primeira mulher a ocupar a reitoria de uma universidade no Ceará, recebeu a homenagem das mãos da poetisa Beatriz Alcântara e de Aline Queiroz Barroso

Lenise Queiroz Rocha e Fátima Veras sentem-se muito honradas por receberem da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo a Medalha Raquel de Queiroz, comenda cujo nome exalta a importância da mulher cearense por meio de uma das mais nobres e reconhecidas escritoras do estado.