Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unifor presta serviço “Regulariza MEI”

qui, 5 outubro 2023 10:23

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unifor presta serviço “Regulariza MEI”

A ação aconteceu em setembro por iniciativa do NAF, projeto de extensão do curso de Ciências Contábeis em parceria com a Receita Federal

Estudantes e professores do NAF prestam serviços gratuitos à população (Foto: Arquivo pessoal)

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, presta diversos serviços gratuitos à população. Projeto de extensão do curso de Ciências Contábeis da Unifor em parceria com a Receita Federal, o NAF promoveu o mutirão “Regulariza MEI” em setembro.

Durante a iniciativa, estudantes e professores atenderam microempreendedores individuais (MEIs) para regularização das pendências, sejam elas de débito, entrega de declarações, ou demais situações que o MEI possa ter em seu CNPJ.

O professor Paulo Henrique Gomes, coordenador do NAF, destaca a importância da regularização do MEI. “Muitos microempreendedores não sabem das sanções e das obrigações que têm no CNPJ. Muitos MEIs foram abertos devido à pandemia, onde as pessoas perderam os empregos. As pessoas sabiam das vantagens, mas não imaginavam quais eram as obrigações”, explica.

A aluna da graduação em Ciências Contábeis, Lívia Maria, ressalta que o Núcleo é um ponto de apoio para a sociedade. “Acontece a síntese da sala de aula, da teoria com o mundo real, pois a gente se encontra com as situações do nosso dia a dia e é uma preparação a mais para o mercado de trabalho, além de atender de forma voluntária as necessidades dos contribuintes”, afirma.

A ação também contou com a presença de estudantes do curso de Direito da Unifor. “A disciplina de Direito e Empresa exige atividades práticas e a gente decidiu trabalhar com a temática do MEI. Trouxemos os estudantes para participar dessa ação, na qual irãocriar produtos relacionados a esse assunto. Estamos aqui para mapear as dificuldades que os microempreendedores têm no estado, e entender quais as vantagens e desvantagens de ser MEI”, declara a professora e assessora pedagógica Marina Cartaxo.

Para Calebe Levi, estudante de Direito, a experiência foi muito construtiva. “A gente observa o que os microempreendedores fazem, o que acontece durante esse processo e vamos aplicar isso no nosso projeto de extensão”, comenta.

Sobre o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

Criado em 2014, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) atende a comunidade, incluindo contribuintes, pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs). A orientação é realizada por alunos voluntários, sob a supervisão da coordenação e dos professores do curso de Ciências Contábeis da Unifor. Entre os serviços prestados, estão o preenchimento da declaração do imposto de renda, regularização de CPF e orientações sobre questões contábeis e tributárias. O atendimento é realizado a partir de agendamento prévio.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)
Atendimento sob agendamento
Local: Bloco R | Sala 11