Orgulho Unifor: Egressa ministra palestra sobre transtornos alimentares na Câmara dos Deputados

seg, 16 setembro 2024 18:45

A nutricionista Gabriela Fernandes falou sobre transtorno alimentar, assunto pautado pela primeira vez em audiência pública

Gabriela é aluna do Mestrado em Saúde Coletiva, também pela Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

Pela primeira vez na história da Câmara dos Deputados, o tema transtornos alimentares foi pautado em uma audiência pública. A ocasião, que aconteceu em julho, contou com uma fala de Gabriela Fernandes, egressa do curso de Nutrição e da Especialização em Transtornos Alimentares e Obesidade da Universidade de Fortaleza (Unifor) — mantida pela Fundação Edson Queiroz.

Mestranda em Saúde Coletiva pela Unifor, ela esteve na audiência pública para palestrar sobre o “Aumento dos transtornos alimentares em adolescentes e jovens”. Essa oportunidade surgiu por meio da nutricionista Manuela Arap, que a convidou após conhecer seu trabalho nas mídias sociais.

A egressa destaca a importância do assunto, pois crianças e adolescentes são um público mais suscetível a sofrer com gatilhos mantenedores dos transtornos alimentares, além de lidar com fatores de predisposição.

“O ano é 2024 e continuamos comentando sobre os corpos alheios achando que porque uma pessoa emagreceu, ela venceu na vida; e porque uma outra engordou, ela perdeu. Não sabemos o que vem por trás da oscilação de peso dos indivíduos. Reforçamos esses comportamentos disfuncionais achando que é um elogio”, pontuou Gabriela durante a audiência pública.

Transtornos alimentares em adolescentes e jovens

Uma pesquisa levantada pela Associação Médica Norte-Americana analisou mais de 30 estudos de 16 países, revelando que 20% das crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos, apresentam algum tipo de transtorno alimentar.

Gabriela explica que o seu interesse pelo tema foi fomentado por sua vivência. Ela esclarece que teve comportamentos ligados aos transtornos alimentares na adolescência, mas hoje em dia está em remissão dos sintomas.

A nutricionista comenta que abordar essa pauta é questão de saúde pública, pois é uma doença psiquiátrica que mata, principalmente jovens e adolescentes. Ela acredita que a visibilidade desta luta é importante, pois existem diversas crianças com insatisfação corporal cada vez mais cedo.

“Acredito que o Brasil tem uma cultura ocidentalizada, onde o padrão de beleza é pesado, recai muito sobre a gente e adoece. Ainda não temos ajuda para tratar o tanto de pessoas que já sofreram com isso. Em Fortaleza, temos a sorte de ter o Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade (Pronutra), pois oferece um tratamento ambulatorial ligado ao SUS e é um atendimento incrível”, afirmou a egressa na audiência.

Formação profissional com experiência completa

Com graduação, especialização e agora mestrado pela Unifor, Gabriela Fernandes se declara como “fã” da instituição. Ela também participou do projeto de extensão Pronutra por três anos, onde atuou em atendimentos à população no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI).

“Participei do Pronutra e essa vivência influenciou na minha formação profissional e pessoal de todas as maneiras. Eu sou uma das maiores fãs do projeto. Realmente, ele muda vidas, e eu vi muitas serem transformadas, como a minha. As pessoas que eu atendi no Pronutra, as que eu trabalhei, dividi casos, choros. Foi incrível a experiência”, salienta a egressa.

Durante o bacharelado, foi monitora da disciplina de Doenças Crônicas Não-Infecciosas, em um período que se começava a levantar a  questão da nutrição comportamental. Ela ainda chegou a participar por dois semestres do Jovem Voluntário, outro projeto de extensão da Universidade.

“Acho que, se eu não tivesse estudado aí, não tivesse passado por tudo isso, talvez não estivesse vivendo [esse momento]. [A Unifor] foi muito importante no meu caminho, de verdade. E acho que todos esses momentos vão ficar comigo para a minha trajetória de formas muito marcantes”Gabriela Fernandes, nutricionista, egressa do curso de Nutrição e aluna da Pós-Unifor

Gabriela revela que ainda pretende realizar muitas coisas. “Tenho sonhos de, inclusive, trazer essa fala [de transtornos alimentares] mais para dentro da Unifor, para chegar mais nos estudantes — não só de nutrição, mas da área da saúde como um todo — para conhecer a nutrição comportamental, porque são um público-alvo de risco”, conclui.

Sobre o Pronutra

O Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade (Pronutra), é uma iniciativa vinculada à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex) da Unifor. Fundada em 2005, é pioneira em sua criação, pois é o único programa de transtorno alimentar idealizado pelo curso de Nutrição.

O programa destina-se ao cuidado ambulatorial multidisciplinar de pessoas que apresentam transtornos alimentares, como anorexia nervosa, bulimia nervosa, Transtorno da Compulsão Alimentar (TCA), Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE) e Outros Transtornos Alimentares Especificados (OTAE), na faixa etária de 13 a 60 anos.

Aos interessados é possível ter acesso por meio de interconsultas, realizadas por profissionais do Núcleo de Atenção Médico Integrada (NAMI). O paciente comparece à recepção de Nutrição para preencher uma ficha de pré-triagem. Quando surge vaga, é agendada uma sessão com psiquiatra para identificação do transtorno alimentar e início dos atendimentos com a equipe.