Terapeutas ocupacionais conquistam destaque no setor público

seg, 8 julho 2024 16:19

Terapeutas ocupacionais conquistam destaque no setor público

Profissão se consolida e expande horizontes com a crescente oferta de vagas em concursos públicos

Os terapeutas ocupacionais no setor público atuam em diversas áreas, como saúde, assistência social e educação (Foto: Ares Soares)

A Terapia Ocupacional tem se destacado cada vez mais no setor público, demonstrando sua importância e versatilidade em diversas áreas de atuação. O crescimento da profissão é evidente, com a expansão de vagas em concursos públicos. Essa realidade reforça o dado de que, nos últimos dois anos, a busca por terapeutas ocupacionais cresceu 35%.

+ O próspero campo da Terapia Ocupacional

Atuação diversificada

Os terapeutas ocupacionais no setor público atuam em diversas áreas, como saúde, assistência social e educação. Essa diversidade de campos de atuação permite que esses profissionais atendam uma ampla gama de necessidades da população, desde a reabilitação física e mental até a promoção da inclusão social.

No setor de saúde, por exemplo, os terapeutas ocupacionais são essenciais em hospitais, unidades de saúde da família, centros de atenção psicossocial (Caps) e serviços de reabilitação. Eles trabalham na recuperação funcional de pacientes, ajudando-os a readquirir habilidades necessárias para a realização das atividades diárias e a melhorar a qualidade de vida.

Contribuições para a assistência à saúde

Marjorie Albuquerque, coordenadora do setor de Terapia Ocupacional do Instituto Doutor José Frota (IJF), destaca as principais contribuições da Terapia Ocupacional para o setor público, especialmente na assistência à saúde.

A Terapia Ocupacional tem contribuído de forma primordial na atenção integral do cuidado durante a hospitalização, melhorando os indicadores de processo e resultados assistenciais, impactando assim no tempo de internação, promovendo recuperação funcional e desempenho ocupacional nos seus diversos componentes, áreas e contextos” — Marjorie Albuquerque, coordenadora do setor de Terapia Ocupacional do IJF

Integração multidisciplinar

A integração da Terapia Ocupacional com outras disciplinas e serviços dentro do setor público é crucial para um atendimento mais completo e eficaz aos usuários. Marjorie ressalta que “o atendimento multidisciplinar e interprofissional faz parte do cotidiano da assistência aos pacientes, pautado na integração das dimensões biopsicossociais e espirituais, ou seja, na integralidade do cuidado, estando o terapeuta ocupacional inserido nesse contexto assistencial”.

Perspectivas futuras

As perspectivas para a Terapia Ocupacional no setor público são promissoras. Marjorie Albuquerque ressalta que “a área tem crescido, ampliado espaços no mercado de trabalho e valorização profissional. Nos últimos anos, tem surgido uma maior procura por profissionais e um aumento de vagas em concursos públicos”. A criação de novos cursos, como o da Unifor, reflete a necessidade de formar mais terapeutas ocupacionais qualificados para atender essa crescente demanda.

O desenvolvimento de práticas baseadas em evidências científicas e a consolidação do conhecimento nas diversas áreas de atuação têm sido fatores cruciais para o reconhecimento e valorização da profissão. A expectativa é que, com a contínua expansão e o avanço da Terapia Ocupacional, os profissionais da área sejam cada vez mais valorizados, com remunerações compatíveis e maior reconhecimento social.

Terapia Ocupacional é na Unifor

Com duração de quatro anos e ofertado no período noturno, o curso de Terapia Ocupacional está focado em proporcionar aos alunos uma formação completa e atualizada, com ampla gama de oportunidades no mercado de trabalho. Para isso, vai contar com os laboratórios multidisciplinares do NAMI, um dos mais modernos centros de atendimento médico e de aprendizagem na saúde das regiões Norte e Nordeste.

Quer fazer parte dessa história? O processo seletivo para o semestre 2024.2 segue aberto. Como forma de ingresso, o candidato pode optar por vestibular agendado, utilizar nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou nota de vestibulares anteriores da Unifor, bem como realizar reabertura de curso, transferência de instituição ou segunda graduação. Além disso, os interessados em cursar Terapia Ocupacional na Unifor terão à disposição um leque de descontos especiais, como:

• Egressos Unifor: 30%
  • Desconto por curso noturno: 30%
  • Com idade igual ou superior a 50 anos: 40%

(*) Os descontos não são cumulativos