qui, 25 setembro 2025 10:21
Unifor recebe presidente da Câmara Brasil-Portugal no Ceará e fortalece parcerias institucionais
Encontro oficializou homenagem ao Centenário de Edson Queiroz e abriu caminho para Missão Acadêmica em Portugal em 2026

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, recebeu a visita de Patricia Campos, presidente da Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBPCE). Ela esteve reunida com o reitor da instituição, professor Randal Pompeu, e com a professora Fabíola Rocha, da Pós-Unifor, em um momento marcado pelo fortalecimento de vínculos acadêmicos e institucionais.
O encontro destacou as atividades e os resultados alcançados pela Universidade, além de oficializar a homenagem que a Câmara prestará ao centenário de Edson Queiroz, em outubro deste ano. Além disso, a ocasião foi marcada pelo reconhecimento ao professor Randal Pompeu por sua sua trajetória acadêmica.
Outro ponto de destaque foi a preparação para a Missão Acadêmica em Portugal, prevista para 2026, que contemplará as áreas de Administração, Comércio Exterior, Gestão e Negócios. A iniciativa busca ampliar a internacionalização da Unifor e criar oportunidades de intercâmbio de experiências entre docentes e discentes brasileiros e portugueses.
Conexões para o futuro
Além da dimensão institucional, a visita também evidenciou a importância da formação profissional em áreas estratégicas. A professora Fabíola Rocha, que participou do encontro, leciona nos cursos de Direito Ambiental e Sustentabilidade Corporativa, Mercado de Energia Elétrica, Gestão de Energias Renováveis, Hidrogênio Verde e Direito Tributário.
Ela também vai ministrar o curso “Geodireito, Justiça Climática e as Competências Profissionais para o Mercado Energético”, que acontecerá de 22 a 24 de outubro, em formato presencial, com carga horária de 24h/a. A formação está com inscrições abertas e oferece 20 vagas.
O curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuar no mercado de transição energética, a partir da compreensão das questões socioambientais atuais em escala global, nacional e regional. É voltado a advogados, administradores, engenheiros, biólogos, técnicos de meio ambiente, topógrafos e profissionais em transição de carreira.