Centro de Ciências Tecnológicas promove atividade extensionista inédita para alunos

qua, 4 setembro 2024 17:33

A aula reuniu estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (presencial), Ciências da Computação e Engenharia da Computação

A programação aconteceu na quinta-feira, 29 de agosto (Foto: Duda Barroso)

A Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, tem como uma de suas propostas explorar os pilares “ensino, pesquisa e extensão”. Dessa forma, visando acompanhar os avanços da curricularização das atividades de extensão, os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (presencial), Ciências da Computação e Engenharia da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) estão implementando disciplinas extensionistas, oferecendo aos alunos experiências práticas valiosas.

Nesse sentido, a disciplina de “Requisitos e Modelagem de Sistemas” promoveu na última quinta-feira, 29 de agosto, uma atividade extensionista inovadora visando enriquecer a formação dos estudantes. O principal objetivo do evento foi que os alunos propusessem soluções diferentes das usuais para otimizar os processos de manutenção, contribuindo para a eficiência e sustentabilidade do campus.

Aula inédita

Durante a programação, o colaborador José Eduardo da Divisão de Serviços Gerais (DSV) da Unifor foi convidado para discutir com os alunos sobre os afazeres diários das equipes que atuam na instituição.
“Conversar com os alunos foi gratificante e espero ter contribuído para a formação deles. Pelo tempo que eu tenho aqui no campo, acho que pude falar o suficiente para ajudá-los para eles fazerem o que precisam”, ressalta Eduardo.

O projeto contou com o suporte da Vice-Reitoria de Ensino (VRE) e do Departamento de Sistemas e Gestão (DSG), com o intuito de reforçar o compromisso da universidade com a integração entre a teoria e a prática. Dessa forma, a atividade extensionista reflete o empenho da Unifor em proporcionar uma formação acadêmica que vá além das salas de aula, promovendo experiências que conectam os alunos com o mercado de trabalho e com as necessidades reais da instituição.

Experiência dos alunos e professores

Pedro Henrique Gaia Vanderlei, estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, compartilhou suas impressões sobre a atividade: “Foi interessante observar tanto as respostas quanto às perguntas feitas pelos alunos sobre a dinâmica de uma empresa, algo que eu não conhecia. A disciplina focava em encontrar soluções para problemas por meio do desenvolvimento de sistemas, o que foi um desafio interessante”, afirmou o aluno.

A disciplina “Requisitos e Modelagem de Sistemas” tem como objetivo proporcionar uma experiência prática na identificação e resolução de problemas reais. Os professores Juliana Martins e Nathalino Pacheco, que estavam na condução da aula do dia 29 de agosto, destacam que a disciplina é uma oportunidade para os alunos aplicarem o conhecimento teórico em situações reais, contribuindo para a melhoria de processos e soluções reais.

A disciplina vem sendo ofertada desde o início dos cursos, mas é a primeira vez que é executada com a abordagem extensionista a partir do semestre 2024.2. As turmas são compostas por cerca de 60 alunos divididos em dois turnos.

“A gente tenta tirar aquela ideia do papel, deixando de ser algo especulativo, que poderia não ser necessariamente viável. Então mostramos uma necessidade real que faz com que os alunos pensem em uma solução que atenda aquele problema”, ressalta a professora Juliana.

Dessa forma, a universidade que conta com docentes, colaboradores e alunos pode se beneficiar das possíveis soluções levantadas pelos estudantes durante a atividade. “Nós focamos na captação das necessidades, as expectativas dos stakeholders - que são os clientes -”, afirma o professor Nathalino.