seg, 10 novembro 2025 15:59
Financistas por excelência: formação profissional de alta performance para além dos números
Com nota máxima do MEC, o bacharelado em Finanças da Universidade de Fortaleza oferece uma formação completa, aliando teoria e prática para uma entrada rápida no mercado de trabalho

O mundo globalizado e marcado por um robusto avanço tecnológico tem desenhado um cenário cada vez mais complexo no universo das finanças. Quem quer desbravar o setor — que vai dos bancos às fintechs, passando por grandes corporações, pelo setor público e pelas finanças pessoais — deve se capacitar com destreza. Afinal, cada vez mais esses profissionais atuam gerenciando riscos, identificando oportunidades e estudando o desempenho dos mercados.
Os profissionais de finanças têm um amplo mercado pela frente, especialmente diante do crescimento econômico de Fortaleza, um dos maiores PIB do Nordeste. Eles são responsáveis por garantir o bom funcionamento de operações financeiras e auxiliar organizações de diferentes portes rumo ao crescimento.
Olhando de cima, é um mercado de trabalho que está em constante evolução e desempenha um importante papel na economia. Isso porque influencia a tomada de decisões sobre investimentos pessoais, empresariais e de instituições públicas, fornecendo ferramentas e estratégias para o crescimento econômico.
Ciente da relevância do setor, a Universidade de Fortaleza (Unifor) — vinculada à Fundação Edson Queiroz — proporciona um ambiente completo de formação profissional e acadêmica. “O curso de Finanças da Unifor conta com professores que são referência no mercado na suas áreas de atuação, além de ser uma graduação que tem a matriz curricular chancelada pelo mercado. Desta maneira, formamos o aluno com as competências requeridas para trabalhar como financista com excelência”, atesta o coordenador Felipe Sobral.
Segundo o docente, o financista formado pela Unifor tem capacidade para desempenhar suas funções profissionais nos mais diversos ambientes, seja no setor bancário, no setor de investimentos pessoais, na área de auditoria, controladoria, finanças empresariais ou no setor público.
Apesar de ser um curso jovem — e não ter ainda uma turma formada —, a graduação já conta com bons parâmetros de diferenciação: recebeu nota máxima do Ministério da Educação (MEC) e está participando do processo de acreditação internacional pela AACSB, a mais antiga das acreditações para escolas de negócios no mundo. Quem está desbravando o curso conta como essa formação de ponta tem ajudado a mergulhar no próspero mundo das finanças.
Das experiências práticas aos primeiros passos no mercado
Mariana Oliveira sempre se identificou com as áreas de gestão e organização financeira. Por isso, decidiu se inscrever para tentar uma bolsa do Certificado de Entidade Social Beneficente (CEBAS) no curso de Finanças da Unifor. No 3º semestre, a estudante está satisfeita com o curso e a matriz curricular.
“Ela me possibilita aprender muitas coisas que agregam não só para o meu próprio conhecimento de saúde financeira, mas para que eu possa transmitir isso aos meus futuros clientes também”, diz ela, que pretende, no futuro, atuar na área de consultoria financeira.
“Até o momento, minha experiência tem sido maravilhosa, com professores excelentes e uma coordenação incrível. Consegui me aprofundar mais nos assuntos de organização financeira e comecei a me interessar mais pela parte de investimentos. Os professores e suas didáticas facilitam muito a nossa curiosidade e vontade em aprender mais sobre esse mundo das finanças”, narra.
Atualmente, Mariana está estagiando na empresa OKA Coworking, na área de gestão financeira. Tudo aconteceu graças à disciplina FinLab - Práticas em Finanças, uma espécie de laboratório na área. Lá, ela aprimorou seus conhecimentos em planilhas e planejamentos financeiros voltados a empresas ou microempreendedores, com a ajuda do professor Ricardo Coimbra, que acabou a indicando para a seleção de estágio. “Hoje já estou no quinto mês de estágio”, celebra.
Mariana diz que a disciplina de FinLab é um diferencial e tanto para quem quer trabalhar com empresas. Isso porque, durante um mês, os alunos analisam receitas e despesas, além de conseguirem observar de perto o funcionamento do mercado.
“Além disso, temos também a UniFinance, que é a Liga de Mercado Financeiro da Unifor, onde um grupo formado por alunos do curso de Finanças realiza algumas ações para a área, que podem ser desde visitas técnicas até produções de relatórios financeiros”, conta.
“Na Unifor, podemos ter muito contato com pessoas de referência na área, além de uma excelente grade curricular que nos possibilita ter um ótimo preparo para as certificações que um profissional de Finanças precisa ter. Sem contar que temos um maravilhoso corpo docente” — Mariana Oliveira, aluna do curso de Finanças
Para a aluna, a Unifor tem sido fundamental tanto pelas amplas experiências durante o curso quanto para mediar os primeiros passos no mercado de trabalho. Mariana conta que, frequentemente, vê vagas de estágio na área da gestão sendo publicadas nos canais da Universidade.
“Isso ajuda muito para começar a atuar no mercado, sem contar que o curso de Finanças facilita muito a nos aprofundar mais sobre o funcionamento do mercado, como de fato ele cresce e o que está por trás disso”, declara.
Soma-se a isso as visitas técnicas ofertadas durante a graduação. Mariana diz que, entre as empresas que teve a oportunidade de conhecer nessas ações, estão Grupo Hope, Fábrica Pena, Aplix Capital e Coca-Cola.
“Além disso, no 1º semestre do curso, participei de um evento chamado Conecta, que é promovido pela Unifor para os alunos da disciplina de Mentoria Executiva Júnior, lecionada pelos professores Aletéia Lopes, Ana Cristina Barros e João Batista Barros. É um evento que possibilita conhecermos alguns grandes empresários do Brasil”, comemora.
Conhecimentos para empreender
A história de Rosiane Menezes com as finanças não foi escrita em linha reta. Ela era professora da educação infantil quando morava no Rio de Janeiro, mas algo a atraia para um curso técnico de administração e, depois, para aulas de finanças que assistia pelo YouTube. “Já trabalhei em departamento na área financeira e tive meus negócios”, conta ela.
Depois de uma breve pesquisa de mercado, ela viu que existia um campo aberto para financistas em Fortaleza. Em julho de 2023, se matriculou na Unifor com a certeza de que se tornaria uma consultora financeira.
“Estar na Unifor todos os dias aprendendo e evoluindo foi a melhor coisa que aconteceu. É um mundo novo para mim, apesar de já ter experimentado um pouco do assunto”, afirma. Na disciplina de Finanças Pessoais, por exemplo, Rosiane diz que pôde perceber suas habilidades e lhe deu a certeza de que quer seguir este caminho.
A aluna já empreendeu e teve alguns negócios, mas só agora, com as aulas e disciplinas cursadas, ela diz ter aprendido a forma correta para levar os negócios adiante. Hoje, ela mantém uma escolinha de reforço.
“Atitude e habilidade eu já possuo, mas o conhecimento me faltava. Hoje, graças ao meu curso, tenho obtido o conhecimento necessário para ir mais longe nos negócios e na minha carreira”, declara. A ideia é, no futuro, também retomar sua loja de roupas e sapatos e seu escritório de consultoria financeira.
Some-se a isso a “ajudinha” para compreender o mercado por meio da Central de Carreiras e Egressos, que disponibiliza vagas de estágios, e as disciplinas e possibilidades de práticas ainda durante a graduação. Neste sentido, Rosiane conta que já participou de oficinas e palestras. “Esse semestre fui convidada para palestrar em dois eventos com o tema finanças pessoais e ajudei a elaborar o conteúdo do podcast de Finanças”, conta.
“A Unifor oferece tecnologia e excelência no ensino. O campus em si nos oferece ótimos recursos e o empenho dos professores em nos trazer aulas mais práticas” — Rosiane Menezes, aluna do curso de Finanças
Networking e visitas a grandes empresas já no início do curso
Breno Alves estava concluindo a graduação em Educação Física quando começou a se interessar fortemente por assuntos como finanças pessoais e investimentos. “Sabia da importância desses assuntos para gerir melhor meu dinheiro e planejamento de futuro”, diz. Ele então pesquisou na internet sobre o tema por um tempo e se interessou cada vez mais pelo mercado financeiro e pela gestão, a ponto de querer atuar na área.
“A partir disso, pesquisei em vários sites algum curso que mais se aproximasse de finanças pessoais e mercado financeiro, sem intenção de fazer uma nova faculdade. Mas sem sucesso. Foi nesse momento que decidi entrar no site da Unifor e, depois de analisar os cursos, conheci o curso de Finanças, onde a descrição se encaixava exatamente com os meus interesses”, conta.
Foi assim que ele chegou no bacharelado em Finanças em 2025 para mais uma formação. Mesmo finalizando agora o primeiro semestre da graduação, ele já considera que a experiência “tem sido excelente”.
“Estou completamente interessado em tudo que está sendo abordado em cada disciplina, pois acredito que conteúdos como contabilidade básica, matemática financeira e economia, entre outras, são bases fundamentais para a área bancária. Além do conteúdo teórico, o curso proporciona visitas a grandes empresas para que possamos vivenciar o ambiente corporativo, com possibilidades de networking”, diz.
Por enquanto, Breno ainda se prepara para entrar no mercado de trabalho. No futuro, ele espera poder empreender. “Acredito que, além de conhecimento, a Unifor oferece núcleos de apoio aos empreendedores que estão iniciando suas trajetórias por meio do Parque Tecnológico (TEC Unifor)”, diz.
Breno acredita que está em um excelente lugar para ajudá-lo a empreender ou mesmo desbravar o diverso mercado financeiro. “Desde o início do semestre, o curso apresenta o setor Central de Carreiras, que oferece programas de estágio vinculado a empresas parceiras, oficinas de LinkedIn e análise de currículo, a fim de preparar o aluno para a entrada no mercado de trabalho”, celebra.
Por enquanto, neste momento ainda de início do curso, ele tem participado de palestras com assuntos voltados à área de finanças. Também participou do Mundo Unifor, evento no qual pôde conhecer empresas e fazer networking.
Além disso, o aluno tem encontrado possibilidades para visitar grandes empresas em Fortaleza. “Estou aguardando o início das atividades da liga UniFinance para tentar ingressar”, conta, animado, referindo-se à Liga de Mercado Financeiro da Unifor.
“A Unifor oferece excelentes professores, a possibilidade de visitar grandes empresas e o evento Mundo Unifor, que, sem dúvidas, apresenta um mundo de oportunidades” — Breno Alves, primeiro semestre do curso de Finanças
O futuro pertence ao mercado financeiro
Desde cedo, o aluno Luís Henrique tem interesse por educação financeira e investimentos no mercado financeiro. O contato com familiares contadores contribuiu para o gosto pela área, que o levou a se matricular no curso de Finanças da Unifor. “Pretendo seguir no ramo, conquistar certificações financeiras, trabalhar nesse mercado e, por fim, poder compartilhar conhecimentos adquiridos para bem ajudar a sociedade”, afirma, animado.
No 3º semestre do bacharelado, ele diz que tem cada vez mais certeza da escolha profissional. “Os professores e a coordenação têm sido muito eficientes na formação dos futuros financistas. Com a matriz curricular, estou me aprofundando no conhecimento de perfis de investidores, investimentos de diversas naturezas, finanças pessoais, técnicas analíticas etc”, conta.
O fato do curso oferecer docentes que atuam no mercado e conteúdos sempre atualizados são apontados por Luís como diferenciais para a construção de conhecimento e de uma carreira na área. “Algumas disciplinas nos levam a sair do teórico e ir à prática, como é o caso da FinLab”, conta.
“Com os conhecimentos adquiridos, podemos prestar serviços voluntários a microempresas que não possuíam uma gestão financeira regrada ou consolidada. Isso abriu a visão para a realidade do mercado. Também as disciplinas de finanças pessoais e mercado financeiro nos trazem uma bagagem teórica, mas que também nos leva à prática para nossas vidas financeiras” — Luís Henrique, aluno do curso de Finanças
Segundo o aluno, a Unifor proporciona palestras, contato com empreendedores e visitas técnicas a empresas que valem ouro na formação. “Como exemplo, visitamos no semestre 2025.2 a Aplix Capital, uma empresa que presta serviços de investimentos personalizados. Isso agrega muito, pois saímos do teórico à prática, nos levando também ao networking”, acredita.
Um curso para entrar rapidamente no mercado
Na Unifor, o curso de Finanças tem, de fato, uma integração forte com o mercado de trabalho. Além de uma matriz curricular com conteúdos e competências validados por esse mercado, os professores costumam convidar profissionais para as aulas e há um potente espaço para a prática, com os alunos analisando empresas e produzindo índices e boletins.
“Para o aluno em si, eu acho que um grande diferencial do curso é a opção dele fazer uma dupla titulação internacional”, comenta o coordenador Felipe. É que os alunos de Finanças podem fazer um intercâmbio na Harz University e obter um diploma no Brasil e outro na Alemanha, onde fica a universidade.
Além disso, outra possibilidade é de fazer disciplinas complementares na Unifor e, além do diploma em Finanças, conquistar o diploma em Economia, Contábeis ou Administração. “O aluno consegue, ainda muito jovem, entrar no mercado com mais de um diploma”, destaca o coordenador sobre a possibilidade de dupla ou tripla graduação.
E se você tem pressa em entrar no mercado, o bacharelado em Finanças da Unifor tem duração de três anos. “Não é uma carga horária menor, mas as aulas estão concentradas em toda a manhã, com aulas nos três horários: AB, CD e EF”, explica Felipe.
“Desta forma, o aluno consegue entrar no mercado de trabalho mais cedo, neste momento em que o setor de finanças está muito aquecido. Há uma busca constante pelos nossos alunos, que já começam a estagiar no segundo semestre”, acrescenta o docente.
E, ao longo do curso, não faltam oportunidades para o aluno se familiarizar com esse mercado em ascensão. Muitas disciplinas têm um caráter prático, no qual o professor traz alguém do mercado para apresentar um case, a ser desenvolvido pelos alunos. O docente apresenta a teoria, e o aluno exercita a prática. Ao final, o profissional convidado e o professor dão as notas.
Além disso, os alunos são convidados a editar um boletim financeiro por meio do Núcleo de Práticas em Economia (NUPE). Lá, alunos de Finanças e de Ciências Econômicas contam com a orientação dos professores para analisar empresas e escreverem um parecer sobre elas, fazendo ainda análise de mercado e indicando oportunidades de compra e venda de ações, por exemplo.
Na Unifor, os futuros financistas são protagonistas. Nesta perspectiva, semanalmente, um grupo de alunos se reúne na Liga Financeira para aprender e discutir sobre finanças e criar pontes com o mercado. Um novo coletivo foi criado pelas mulheres deste grupo para tentar furar as barreiras de gênero na área: o Mulheres para o Mercado. “São grupos de alunos que batem na porta do mercado em busca de palestras, conhecimento e vagas. E a Universidade faz essa ponte”, diz Felipe.
“Receber a nota 5 do MEC e estar participando do processo de acreditação internacional nos traz a certeza de estarmos alinhados com o que há de melhor e mais moderno no campo da formação profissional, além de nos encher de orgulho do nosso curso, nossos alunos e professores” — Felipe Sobral, coordenador do curso de Finanças
Um mercado em ascensão em Fortaleza e no Ceará
O coordenador pontua que o curso de Finanças não abre mão da importância da base teórica, mas oferece possibilidades práticas para que o aluno entenda como funciona o mercado e direcione sua formação para a área que deseja seguir neste campo em ebulição que se tem hoje no Ceará e, em especial, em Fortaleza.
“Hoje, estamos tendo maior absorção do nosso aluno para ser assessor de investimento. Antigamente, as boutiques de investimento ficavam muito restritas a São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Fortaleza, por conta do desenvolvimento econômico recente, de ser a capital que tem o maior PIB da região, tem atraído muito essas boutiques de investimento aqui para o Estado”, explica Felipe, referindo-se à alta demanda por profissionais no mercado financeiro.
Para atuar nesta área, os alunos da Unifor têm durante a graduação todo o conhecimento técnico preciso para obter as certificações necessárias para atuar na área. Com o diploma, eles têm as ferramentas para construir uma carreira de destaque e crescer na área.
A atuação em empreendimentos é outra possibilidade diante do boom da economia cearense, segundo o professor Felipe. “Cada vez mais as empresas procuram se profissionalizar no seu dia-a-dia, e a gestão financeira é um diferencial em um mercado tão competitivo. Os nossos alunos também são absorvidos na parte de finanças empresariais para conseguir fazer uma estrutura de capital dessas empresas com menor custo e, assim, as empresas possam prosperar”, afirma.
Some-se a isso as possibilidades de atuação mais tradicionais, como bancos, investimentos pessoais, poder público, dentre outros. Um leque amplo para desbravar um mercado em ebulição.
Estude Finanças na Unifor em 2026.1
É hora de dar um passo brilhante, num campus que conecta você a vivências globais. Só a melhor universidade particular do Norte e Nordeste abre portas para oportunidades exclusivas no mercado, experiências internacionais, incentivo à arte e cultura, fomento ao esporte e construção de uma carreira de sucesso no mundo, por meio do ensino de excelência.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade.
A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.