O importante papel da Terapia Ocupacional na reabilitação

qui, 4 julho 2024 17:30

O importante papel da Terapia Ocupacional na reabilitação

Lançamento do curso de Terapia Ocupacional na Unifor destaca as múltiplas possibilidades de atuação dos profissionais na área

Os terapeutas ocupacionais desempenham um papel crucial na restauração da funcionalidade e na reintegração social de pacientes afetados por condições diversas (Foto: Ares Soares)

A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que se destaca por sua abordagem holística e interdisciplinar, focada em promover a recuperação e a qualidade de vida de indivíduos afetados por condições diversas. Os profissionais da área desempenham um papel crucial na restauração da funcionalidade e na reintegração social desses pacientes.

Com o lançamento do novo curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, é fundamental entender a importância e a amplitude do papel dos terapeutas ocupacionais, especialmente no segmento da reabilitação.

Abordagens e técnicas na reabilitação

Segundo Isis Falcão, terapeuta ocupacional e responsável técnica do Serviço de Reabilitação do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor, a escolha da abordagem utilizada pelos profissionais da área depende de uma avaliação detalhada das necessidades individuais dos pacientes.

"Dentre as abordagens, técnicas e métodos mais conhecidos, podemos citar o Método Bobath, a Abordagem de Integração Sensorial, Tecnologia Assistiva, Modelo Lúdico, ABA, Cinesioatividade, Modelo de Ocupação Humana, Dança Sênior, Gerontomotricidade, entre outras. Com um único paciente, o terapeuta pode utilizar mais de uma técnica para alcançar os objetivos de tratamento," explica Isis.

Essas abordagens permitem aos terapeutas ocupacionais criar planos de intervenção personalizados, focando em fortalecer habilidades específicas e promover a independência dos pacientes em suas atividades diárias.

Avaliação e intervenção terapêutica

O Serviço de Reabilitação do NAMI adota o Projeto Terapêutico Singular (PTS) para a avaliação inicial e o planejamento das intervenções terapêuticas. Isis detalha: "Nossa avaliação começa com um momento de fortalecimento da tríade paciente, família e profissionais por meio de uma anamnese detalhada com a equipe interdisciplinar. Nesse momento, são coletadas informações relevantes sobre o histórico do paciente e suas dificuldades."

Após essa etapa inicial, cada profissional da equipe, que inclui fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas, aplica os protocolos de atendimento e testes específicos de sua área. "Na área da infância, por exemplo, o terapeuta ocupacional pode utilizar o Perfil Sensorial e o COPM. Além disso, durante os atendimentos, há uma observação participativa da criança. Após a coleta dos dados, o Projeto Terapêutico é estabelecido, com objetivos definidos em coparticipação com a família," acrescenta a profissional.

Competências e habilidades essenciais

Para atuar de forma eficaz na reabilitação de pacientes, os terapeutas ocupacionais devem desenvolver uma série de competências e habilidades.

"O terapeuta ocupacional precisa ser um profissional que tem um olhar sensível para a saúde integral do sujeito. É criativo e consegue ajudar o paciente a ressignificar situações, encontrando soluções e adaptações para dificuldades motoras, déficits sensoriais ou dificuldades cognitivas" — Isis Falcão, terapeuta ocupacional e responsável técnica do Serviço de Reabilitação do NAMI

Ela também enfatiza a importância da criatividade e resiliência na profissão. "Um exemplo prático é o uso de Tecnologia Assistiva na reabilitação, favorecendo a independência na alimentação ou escrita. É necessário um propósito diário de desejar que as pessoas conquistem objetivos e superem barreiras. O terapeuta ocupacional é um profissional que enxerga possibilidades onde muitos só conseguem vislumbrar dificuldades”, declara Isis.

Importância da interdisciplinaridade

A colaboração entre diferentes profissionais de saúde é fundamental para o sucesso da reabilitação dos pacientes. Ísis acredita que a interdisciplinaridade é a chave para um tratamento abrangente e eficaz: "A interdisciplinaridade nos permite fazer a ligação das visões profissionais e aproximar as condutas às necessidades dos nossos pacientes. Assim, percebemos que nosso plano terapêutico deixa menos lacunas e alcançamos mais rápido os objetivos de tratamento."

O lançamento do curso de Terapia Ocupacional na Unifor representa uma grande oportunidade para a formação de novos profissionais capazes de atuar de maneira interdisciplinar e inovadora. Com uma abordagem centrada no paciente e uma sólida formação teórica e prática, os egressos estarão preparados para enfrentar os desafios da reabilitação e contribuir significativamente para a saúde e bem-estar da sociedade.

Terapia Ocupacional é na Unifor

Com duração de quatro anos e ofertado no período noturno, o curso de Terapia Ocupacional está focado em proporcionar aos alunos uma formação completa e atualizada, com ampla gama de oportunidades no mercado de trabalho. Para isso, vai contar com os laboratórios multidisciplinares do NAMI, um dos mais modernos centros de atendimento médico e de aprendizagem na saúde das regiões Norte e Nordeste.

Quer fazer parte dessa história? O processo seletivo para o semestre 2024.2 segue aberto. Como forma de ingresso, o candidato pode optar por vestibular agendado, utilizar nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou nota de vestibulares anteriores da Unifor, bem como realizar reabertura de curso, transferência de instituição ou segunda graduação. Além disso, os interessados em cursar Terapia Ocupacional na Unifor terão à disposição um leque de descontos especiais, como:

• Egressos Unifor: 30%
  • Desconto por curso noturno: 30%
  • Com idade igual ou superior a 50 anos: 40%

(*) Os descontos não são cumulativos