O novo "mood" dos negócios

seg, 23 janeiro 2023 18:41

O novo "mood" dos negócios

Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unifor formam profissionais engajados para tomada de decisões rápidas e orientadas por dados assertivos, sem deixar de lado a gestão de pessoas e a tecnologia


No contexto de alta na área de gestão, o mercado está fértil para administradores e contadores capacitados em assumir o papel de liderança (Foto: Ares Soares)
No contexto de alta na área de gestão, o mercado está fértil para administradores e contadores capacitados em assumir o papel de liderança (Foto: Ares Soares)

Vivemos o tempo da interconexão, da modernidade, da agilidade. Profissionais nas mais variadas áreas são estimulados constantemente a construir uma visão crítica para serem capazes de identificar problemas e propor soluções. O mundo dos negócios, sejam eles públicos ou privados, está no mesmo mood. As empresas precisam de tomadas de decisões rápidas, orientadas por dados assertivos e sem esquecer jamais uma premissa básica: negócios são feitos por pessoas para as pessoas.

É neste contexto de alta na área de gestão que tanto contadores quanto administradores têm ampliado seu arcabouço técnico e adicionado à formação competências capazes de garantir mais confiabilidade no mercado e assumir seu papel de liderança.

Na Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, os dois cursos oferecem um bom aparato para se destacar na área, de aulas com experiências e atividades aplicadas ao contato constante com o mercado. Para os futuros gestores de sucesso, a Unifor ainda oferta os cursos de Ciências Econômicas e Finanças.

O administrador agora deve atuar em consonância com os conceitos de sustentabilidade e ESG, mergulhar no metaverso da inteligência artificial, tomar decisões com base em dados. O contador, por sua vez, deve estar apto a apoiar a gestão de qualquer negócio, atuando desde protetor da marca a controlador de patrimônio e consultor de planejamento trabalhista e tributário. O mercado está fértil para estes profissionais!

Muitos campos para atuar na contabilidade

Quando Felipe Derick começou a estudar Ciências Contábeis, pensou que veria muitos cálculos e que trabalharia mais diretamente com números. Mas não demorou para que fosse percebendo, com certa frustração até, que seu trabalho não seria propriamente fazer contas, mas sim estudá-las e analisá-las.

Transferido de outra instituição para a Unifor em 2019, ele foi mudando sua visão sobre a contabilidade. No Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), aprendeu como tratar o contribuinte e ajudar nas suas dúvidas, além de prestar esclarecimentos à população. Também entrou na Monitoria para a disciplina de Gestão Tributária e na Iniciação Científica e, quando se deu conta, estava novamente apaixonado pela área.

“Eu via a contabilidade de uma forma (contador de empresa) e pude ver que posso seguir várias carreiras como auditor, controller, docente e contador de instituições públicas ou privadas”, conta. Atualmente, Felipe é gerente administrativo em uma clínica e dá aulas no curso profissionalizante da Unifor, onde leciona Contabilidade Básica para novos empreendedores, ajudando-os a controlar e saber gerenciar o próprio negócio.


“A Unifor me ajudou a ser um bom profissional para atuar no mercado de trabalho de forma responsável e com uma ótima bagagem de conhecimento. Ela disponibiliza um vasto aparato para o estudante, desde o corpo docente aos projetos desenvolvidos. Desta forma, minha ‘dica’ para o aluno é que ele se engaje nos projetos oferecidos”Felipe Derick, contador e egresso da Unifor

Sobre se adaptar aos novos tempos

As mudanças na sociedade globalizada levaram o mercado a exigir um novo perfil de contador, e isso foi sentido na pele pelo egresso Carlos Augusto de Oliveira. Ele cresceu vendo o pai trabalhar no mundo financeiro, fechando balanços e fazendo contas. Apaixonado por disciplinas como matemática e história, decidiu cursar Ciências Contábeis e entrou na Unifor em 1994.

Naquela época, já vislumbrava um grande leque de atuação e as possibilidades de operar nas esferas pública e privada ou mesmo empreender. Mas o mercado de quase duas décadas atrás era muito diferente do de hoje: valorizava a técnica contábil em si, a realização dos registros contábeis de forma adequada, com as classificações de todas as operações de uma empresa.

Eis que, de lá para cá, a tecnologia avançou muito, e o contador foi usando mais o apoio das máquinas para as contas e se desenvolvendo na gestão, no planejamento e na interpretação dos números. “O contador sai da figura do tecnicismo, da metodologia, e vira um profissional que deve muito mais interpretar, analisar e, junto com o administrador da organização, ajudar a decidir e planejar sobre o que é melhor fazer”, explica Carlos, que foi se adaptando ao longo da sua trajetória profissional.


Carlos Augusto de Oliveira é egresso do curso de Ciências Contábeis da Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

Para ele, escolher a Unifor foi muito acertado neste percurso porque, ao longo do curso, alcançou um robusto conhecimento técnico, especialmente pela qualidade do corpo docente e pela infraestrutura para estudar — uma instituição sempre preocupada em manter-se atualizada e seguir as exigências dos novos tempos. A proximidade da Universidade com o mercado também foi importante para que desenvolvesse um networking que o ajudou a alcançar uma posição de destaque.

“Amigos, colegas e professores se tornaram também empresários e diretores”, lembra Carlos. Foi um docente da Unifor que o convidou para estagiar em um escritório que atendia grandes empresas no Estado e onde, anos depois, Carlos se tornou sócio! 

Depois passou por outros escritórios na área de consultoria tributária até conquistar espaço suficiente para montar, com outros sócios, a Abax Auditoria & Consultoria, empresa que tem marcado espaço relevante no Nordeste e especialmente no Ceará, sobretudo com consultoria na área tributária, contábil e previdenciária.

O que tem notado neste percurso todo? “O mercado exige profissionais que tenham olhar crítico sobre o porquê das coisas e que sejam criativos para propor soluções aos problemas. E, além disso, ele precisa gostar da área. Ter vocação e interesse porque cada vez mais ele vai requerer estudo e aprofundamento”, resume Carlos Augusto.

+ Papel do contador contemporâneo: criando valor em tempos de incerteza

Mais confiabilidade ao mercado

Em um cenário em que o Brasil busca alavancar seu desenvolvimento econômico para atrair mais investidores, a contabilidade passa a desempenhar um papel ainda mais importante na confiabilidade do mercado aos negócios, situa Alexandra Alencar Siebra, coordenadora de Ciências Contábeis e Comércio Exterior da Unifor.

Segundo ela, os contadores agora fornecem informações relevantes e úteis ​​aos potenciais investidores e usuários. Neste sentido, devem implementar ferramentas e mecanismos adequados, com uso da inteligência artificial, para prever receitas e despesas financeiras, gerenciar e garantir a conformidade legal dos contratos para que possa auxiliar nas tomadas de decisões com o intuito de viabilizar a vantagem competitiva desejada pelas organizações, além de contribuir para a continuidade de suas atividades operacionais de forma robusta e lucrativa.


“O profissional de contabilidade deve desempenhar papéis diversos, como o de protetor da marca, controlador do patrimônio, consultor de planejamento trabalhista e tributário. E, nesse sentido, apoiar a gestão de qualquer negócio, e de qualquer porte, desde o pequeno empreendedor até as empresas de capital aberto listadas na B3 [bolsa de valores brasileira]” —  Alexandra Alencar Siebra, coordenadora de Ciências Contábeis e Comércio Exterior da Unifor

A atuação do profissional de contabilidade ainda oferece subsídios para ancorar as decisões críticas de negócios e impulsionar um forte desempenho comercial na medida que evidenciam informações estratégicas — como controle de estoques, conformidade fiscal, patrimonial — e combinam conhecimento financeiro com gerenciamento dos negócios para promover ambientes organizacionais que garantam o sucesso sustentável.

Garantia de uma formação atualizada e moderna

Neste contexto, o curso de Ciências Contábeis da Unifor foi idealizado para oferecer aos seus alunos uma formação baseada em competências relacionadas à uma forte comunicação escrita e oral, com habilidades analíticas e de resolução de problemas, a partir do gerenciamento de tempo e com o uso de sistemas de análise para promover o pensamento crítico e aprendizado ativo.

Alexandra explica que diversas disciplinas propiciam uma ambiência de imersão que leva os estudantes a compreender o significado do aprendizado a partir das experiências vividas. Algumas dessas matérias tratam sobre:

  • Inovação e negócios criativos;
  • Ciência de dados aplicada à gestão;
  • Contabilidade gerencial e avançada;
  • Gestão de custos;
  • Perícia;
  • Auditoria;
  • Práticas contábil, fiscal e trabalhista.

O curso também tem oferecido aos estudantes, além das aulas teórico-práticas com foco em experiências e atividades aplicadas, oficinas práticas nas férias em parceria com escritórios. Em 2023, o campus contará ainda com um escritório de contabilidade com vagas de estágio para alunos fruto de uma parceria firmada entre a Unifor e o escritório Formma Contábil, anuncia a coordenadora.

Do lado de quem já está com o diploma na mão, a carreira do profissional está em alta demanda, e os egressos do curso têm atuado em diversas esferas. “Temos empresários contábeis com protagonismo no cenário cearense na prestação de serviços, representantes institucionais à frente de sociedade de economia mista de capital aberto, como diretor-presidente da Cagece, funcionários públicos da Receita Federal do Brasil, Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza, Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, auditores, peritos e contadores de empresas de grande porte”, elenca Alexandra.

A revolução na área tem aberto muitos caminhos de atuação

O desejo de contribuir na gestão de empresas foi o que atraiu a estudante Lorena Silveira para o curso de Ciências Contábeis. Ela já havia cursado Direito e duas pós-graduações em  direito empresarial e direito tributário quando decidiu retomar o sonho da contabilidade e iniciar uma nova graduação. Viu no curso um mundo de possibilidades profissionais. Tanto que, agora no sexto semestre, seus olhos têm brilhado pela carreira acadêmica.

Lorena conta que a Unifor abre espaço para as mais diversas áreas. “Desde o primeiro semestre, tive apoio dos professores e da coordenação do curso. Tenho tido direcionamento profissional, tanto no desempenho das competências pessoais como interdisciplinares, na busca do meu objetivo”, afirma.

Dentro do curso, ela tem visto as Ciências Contábeis passar pelo que chama de “revolução”, o que ampliou a forma de atuação do contador. “A Unifor tem acompanhado todas essas mudanças, colocando em sua grade curricular disciplinas que atendem às demandas de mercado”, celebra a estudante do sexto semestre.

Ela exemplifica com sua própria experiência: “A Unifor abriu todas as portas de minhas conquistas profissionais”. No segundo semestre, Lorena já pôde participar do Programa de Monitoria Acadêmica voluntária da disciplina de Contabilidade Financeira, o que lhe possibilitou ter encontros semanais juntos aos alunos no grupo de estudo dirigido. 

Ela também participou dos Encontros Científicos de Iniciação à Docência, escrevendo sobre essa experiência, e de monitorias. Por meio do Unifor Carreiras, também teve a chance de entrar em um estágio na Sankkhya, uma das maiores empresas de Enterprise Resource Planning (ERP) — ou Planejamento dos Recursos da Empresa, em tradução livre — do Brasil. Sem falar nas experiências práticas junto ao Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF), com auxílio à comunidade em demandas corriqueiras.


“A Unifor é minha Universidade do coração. A estrutura física, que é enorme e repleta de cheiros e lembranças, não é nada comparada a todas as pessoas que fazem tudo acontecer. Não consigo pensar em nada que esteja faltando porque há a oportunidade para todos os perfis profissionais, basta o aluno ter interesse em buscar. A Unifor tem sido o próprio diferencial na minha formação acadêmica”Lorena Silveira, estudante de Ciências Contábeis

Administradores: líderes imersos na sustentabilidade e na inteligência artificial

O mundo dos administradores também está impondo novos desafios profissionais. Se a administração tem como produto a tomada de decisão, a gestão bem sucedida é resultado de decisões assertivas. O administrador é municiado por informações externas e das áreas de contabilidade, finanças,  operações, logística, tecnologia, marketing e pessoas, transformando tudo isso em ação.

Com o avanço tecnológico e o mundo progressivamente mais globalizado, os administradores estão cada vez mais antenados aos conceitos e práticas de sustentabilidade, além de manejar a análise de dados e a inteligência artificial na condução dos negócios.

“A responsabilidade social e ambiental é protagonista na gestão de negócios hoje. E a grande novidade nesse sentido é a popularização da sigla ESG [Governança ambiental, social e corporativa] no vocabulário do meio acadêmico e, principalmente, empresarial”, explica o professor Josimar Costa, coordenador dos cursos de Administração e Negócios.

Ele destaca que a administração segue na direção de contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta. Ao mesmo tempo, diz o docente, o avanço da inteligência artificial impacta nos processos de produção e gerenciais, redesenhando as relações de trabalho.


“O administrador destaca-se pela sua capacidade de transitar no ‘metaverso’ do mundo contemporâneo, sem perder a empatia. As empresas necessitam de tomadas de decisões rápidas, orientada a dados e assertivas, sem esquecer que os negócios são formados por pessoas e para pessoas. Desta forma o mundo das organizações segue no sentido da gestão com pessoas”Josimar Costa, coordenador dos cursos de Administração e Negócios

Aqui formamos de grandes líderes a acadêmicos

Então, quais são as tendências mais recentes que precisam ser abraçadas pelos profissionais que querem ter sucesso na área? Os administradores necessitam trabalhar seu letramento digital para mergulhar no mundo da inteligência artificial e da tomada de decisão orientada a dados.

Nesta jornada, a criatividade também é insumo básico para o gestor, destaca Josimar. O profissional deve ser capaz de traduzir as informações que recebe em inovações. Outra tendência no mundo da gestão é o empreendedorismo como propósito.

“Não só criando novos negócios, mas agindo dentro do próprio trabalho com a mentalidade empreendedora social e ambientalmente sustentável”, destaca. Também é fundamental desenvolver habilidades de liderança, promovendo o desenvolvimento de pessoas com empatia.

E o curso de Administração da Unifor está em consonância com tudo isso. Orientado por competências, estimula os estudantes a tomarem decisões com simuladores de gestão desde o primeiro semestre. A graduação é desenhada para desenvolver três eixos principais: empreendedorismo, pesquisa e liderança.

Os egressos da instituição atuam hoje em seus próprios negócios, como profissionais de empresas de todos os portes, como profissionais liberais e também seguem a carreira acadêmica. Estão no mercado local, nacional e até mesmo internacional.

+ Curso de Administração forma talentos para o empreendedorismo, pesquisa e liderança

Êxito no empreendedorismo e nas consultorias

Emilly Cavalcante decidiu cursar Administração por causa da veia comercial da família, que tinha uma loja de confecção no Mercado Central de Fortaleza. Escolheu a Unifor porque queria fugir de qualquer possibilidade de greve nas instituições de ensino públicas em uma época em que tempo para ela era prioridade, e também pela infraestrutura de laboratórios e práticas que a Universidade oferece.

Quando começou o curso, em 2016, os estímulos e a formação nas áreas de liderança e gestão logo lhe chamaram atenção. E Emilly se jogou nas muitas oportunidades que a Unifor oferece para desenvolver competências. Atuou em projetos no Instituto Primeira Infância (Iprede) e na comunidade do Dendê para impulsionar uma marca de fabricação de vassouras. Mergulhou em vários projetos de empresas, tanto sociais quanto de mercado. Chegou a fazer até um estudo de caso da loja da família. Nos estágios, passou por órgãos públicos, mistos e privados.


“A Unifor proporciona experiências práticas para vivermos grandes empresas. Há práticas de estudo de caso, rodas de conversa, cursos, workshops. Usei e abusei de todas essas oportunidades. Dentro da Unifor eu comecei a ver outras perspectivas, principalmente referente ao empreendedorismo”Emilly Cavalcante, egressa do curso de Administração da Unifor

Isso foi despertando seu olhar e acabou lhe impulsionando a criar a Easy, que nasceu como uma empresa de cursos, unindo os conhecimentos de administração com o desejo de ensinar. Mas não demorou para que Emily e seu sócio vissem a necessidade de se especializar em um segmento só e trabalharem a parte comercial da empresa. Foi assim que se consolidou esta empresa de consultoria e treinamento na área comercial, de gestão e atendimentos. E é lá que Emily atua como CEO.

Ela conta que o mercado está cada vez mais competitivo e, por isso, o administrador precisa estar o tempo todo aberto para se adaptar às novas realidades. Mas se tem uma dica que ela elenca para êxito em qualquer ramo da administração é a preocupação com a gestão de pessoas. “São as pessoas que fazem o seu negócio. Eu tenho processos bem estruturados, mas eu preciso ter pessoas capacitadas para atingir bons resultados”, explica.

Um curso voltado para a prática


Luan Rocha é egresso do curso de Administração da Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

O caminho de Luan Rocha até se tornar diretor operacional da empresa Master Future Corretora passa por uma graduação em Administração voltada para experiências práticas. Ele conta que ingressou na Unifor em 2016, almejando alavancar o conhecimento e o currículo para atuar em gerenciamento. Encontrou um curso focado na prática e no dia a dia da operação de gestão de negócios.

Logo no primeiro semestre, conseguiu um estágio em uma empresa familiar, onde atua até hoje. Lá, passou pela maioria dos setores antes de chegar na diretoria da empresa. “Peguei as informações, teorias e conhecimentos práticos que a Unifor me fornecia e busquei colocar o máximo de conhecimento em prática na melhoria dos processos, da gestão e da profissionalização da empresa”, lembra.

Muitos docentes da Universidade acabaram se convertendo em “consultores empresariais” para Luan, que costumava levar até eles problemas, sugestões e dúvidas que tinha na empresa. Para o administrador, seu êxito na área conta com uma boa contribuição do alinhamento da teoria com a prática, nas experiências de campo e na qualidade do ensino e dinamismo dos professores, dando o máximo de vivência do cotidiano de empreendedor e gestor.