null Tudo que você precisa saber na volta às aulas

Seg, 30 Janeiro 2023 11:25

Tudo que você precisa saber na volta às aulas

Preparamos um guia para te ajudar a aproveitar o campus e os principais benefícios da Unifor. Acolhida para calouros e veteranos tem programação com dicas, apresentações e até show de humor


A partir do dia 1º de fevereiro, milhares de passos voltarão a percorrer os 490 mil metros quadrados do campus da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)
A partir do dia 1º de fevereiro, milhares de passos voltarão a percorrer os 490 mil metros quadrados do campus da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

Está prestes a acontecer. Os bosques se preencherão novamente com as vozes mais animadas, ávidas por aprender e compartilhar vivências. O Centro de Convivência (CC) retomará aquele burburinho caótico habitual que o tornou um espaço cativo para lanchar com os amigos, um ponto de encontro para quando os laboratórios e salas de aula começam a esvaziar nos intervalos do dia.

A partir de 1º de fevereiro, milhares de passos — quase sempre apressados — voltarão a percorrer os 490 mil metros quadrados do campus da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz. É sempre um novo sopro de vitalidade o início do semestre letivo.

Calouros e veteranos voltarão a encher os corredores, com sede de conhecimento e do futuro promissor que a Unifor ajuda a construir com ensino, oportunidades de empregabilidade, chance de internacionalização e um mundo inteiro de possibilidades. Não esqueça: sua carreira já começa no primeiro dia, então não marque bobeira!

Você já habla Unifor?

Mas, calma! Se você está chegando pela primeira vez na Universidade, não se desespere. Aqui te ajudamos a aprender a linguagem da Unifor e a se virar na imensidão do campus. Primeiro de tudo: desfrute o lugar

Observe o verde dos bosques, dê um passeio. Não se assuste com as emas, elas são nossas amigas. Conheça os serviços, inclusive aqueles para aproveitar o campus para além da sala de aula. Aqui você pode praticar atividade física na Academia Unifor e no Parque Desportivo de alta performance, dar um tapa no visual no salão de beleza e até pagar as contas no banco, sabia?

Agora esquece o cronograma do colégio e vem com a gente falar a língua da Unifor. Usamos letras do alfabeto para dividir os horários das aulas, nos turnos Manhã (M), Tarde (T) e Noite (N). Os dias da semana são classificados em números a partir de seus nomes: segunda-feira é 2; terça, 3; e assim por diante. As aulas acontecem nos horários AB, CD e EF, cada um com cerca de 100 minutos de duração e um intervalo de outros 20 entre eles.

Assim, se você cursa, por exemplo, uma disciplina às segundas e quartas-feiras, no turno da Manhã, com aulas de 7h30 às 9h10, o horário dela apresenta o código M24AB no momento da matrícula.

Também não precisa se assustar com o tamanho do campus. Para não se perder, temos aqui um mapa com pins indicando todos os prédios. Você também já pode baixar o aplicativo Unifor Mobile no seu celular para te ajudar nesta empreitada.

E, se estiver offline, basta se conectar com o wi-fi gratuito disponível em todo o campus ou então perguntar aos seguranças. Quer saber onde é sua sala? Os blocos são nomeados pelas letras do alfabeto, e as salas são numeradas. Tem algo na T04? É a sala 4 do bloco T. Logo, logo você pega o jeito!

+ Confira AQUI dicas e orientações para alunos

Todo o apoio para o sucesso do aluno

Uma parada obrigatória em caso de dúvidas e questões administrativas a resolver é o setor Sucesso do Aluno, que fica na Reitoria. É lá que você se sentirá no centro de tudo e poderá receber orientações para solucionar problemas e conhecer melhor os vários programas de apoio, recebendo auxílio com as disciplinas e o mercado de trabalho.


“O que torna a Unifor única para seus alunos é, sem dúvida, a qualidade do nosso ensino, a variedade de serviços que eles encontram à disposição, um atendimento diferenciado e voltado para o seu sucesso”Hellen Cristiane, gerente do Programa de Acolhimento, Permanência e Sucesso do Aluno.

Neste momento inicial, os ingressantes encontrarão muito acolhimento, ações de boas-vindas e serão apresentados à Cesta de Serviços, que possui mais de 300 opções de ações e serviços voltados para o aprendizado e as melhores experiências do estudante em todo o seu percurso acadêmico, garante Hellen Cristiane, gerente do Programa de Acolhimento, Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA).

É este setor que apoia o estudante na solução de possíveis demandas administrativas que possam vir a enfrentar, como solicitação e entrega de documentos, manutenção de benefícios e toda e qualquer questão que possa interferir no percurso de aprendizagem.

Mas quais benefícios? Há possibilidades de aplicar para tentar descontos e bolsas de estudo, por exemplo. Outro destaque é o Seguro Educacional. Com ele, caso o responsável financeiro perca o emprego ou sofra um acidente, o seguro cobre o pagamento integral de até seis mensalidades.

+ Fale com o setor Sucesso do Aluno no Whatsapp

Mergulhe em uma experiência acadêmica completa

Na Unifor, o papo é reto: seja para calouros ou veteranos, a Universidade oferece uma experiência acadêmica completa, com corpo docente qualificado, matrizes curriculares atualizadas e antenadas às exigências do mercado, muitos projetos de extensão e estímulo à pesquisa.

Quer se tornar um profissional de excelência na área de Tecnologia da Informação? Habemus Parque Tecnológico (TEC Unifor). É da área da Saúde? Eis um Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) inteiro de possibilidades práticas para você.

E os diferenciais para turbinar o aprendizado não param nos laboratórios de ponta para as mais variadas áreas. A estrutura do campus ainda tem, por exemplo, a Biblioteca Central, com serviços diferenciados de pesquisa e uma extensa coleção de obras, além da Biblioteca de Acervos Especiais e da Cordelteca.


São mais de 140 mil títulos, em um total de mais de 330 mil documentos/obras de diversas áreas do conhecimento (Foto: Ares Soares)

Não vamos ousar deixar de fora um acervo bibliográfico imenso que está bem aqui, a um clique de distância. Na Biblioteca Digital, existem mais de 30 mil títulos de livros digitais e várias bases de dados à disposição, a qualquer momento, todos os dias da semana.

Vai uma ajudinha valiosa na construção da sua carreira aí?

Quando o assunto é se preparar para o mercado de trabalho desde o início da graduação, a Unifor também dá uma “mãozinha” valiosa. Você precisa conhecer a Central de Carreiras, uma plataforma que conta com mais de 4.000 empresas cadastradas e que presta  orientações curriculares capazes de ajudar o aluno do estágio ao emprego formal.

Os estudantes podem buscar o serviço — que fica no primeiro andar do Centro de Convivência — desde o primeiro semestre para orientações curriculares e de planejamento de carreira. Um calendário de eventos está sendo montado agora para este semestre. E se você é veterano, dependendo do curso, já tem vaga de estágio não-obrigatório disponível!

Assessora de Carreiras e Egressos da Unifor, a professora Carolina Quixadá explica que a Universidade trabalha a empregabilidade em um sentido amplo, dando ao aluno as condições para que ele possa escolher bem o local onde quer estagiar e trabalhar no futuro. 

“O discente terá condições de fazer essa escolha de forma muito mais autônoma, ciente e planejada. Ele tem que ter o autoconhecimento e desenvolver as suas competências, se oportunizar nos diferentes tipos de eventos que promovem esse desenvolvimento da sua carreira”, explica.


“O aluno Unifor tem à sua disposição uma gama de serviços disponibilizados pela Central de Carreiras para promover seu desenvolvimento profissional desde o primeiro semestre. Aqui o aluno tem a possibilidade de usar a plataforma Unifor Carreiras para procurar uma vaga que ele queira e faça sentido para ele”Carolina Quixadá, assessora de Carreiras e Egressos da Unifor

Ganhe o mundo com a Unifor

Se você sonha em rodar o mundo e internacionalizar os estudos, a Unifor também pode te abrir portas. A Assessoria para Assuntos Internacionais conecta o aluno com mais de 140 universidades parceiras em 30 países. É lá que você vai descobrir o “caminho das pedras” para fazer o sonhado intercâmbio. Corre que as inscrições começam agora em fevereiro! Dupla-titulação? Também temos!

Mas se não pode sair do país, também é possível “adotar” um estrangeiro e treinar novos idiomas por meio do Buddy Program. Aulas em inglês também não faltam na Universidade. “É uma oportunidade muito bacana para os alunos que queiram acompanhar um estudante estrangeiro durante o semestre, praticar o idioma e criar amizades”, destaca a coordenadora da Assessoria de Assuntos Internacionais, Lina Sena.

A Unifor ainda oferece eventos como a Feira das Nações, no qual alunos de outros países compartilham informações sobre suas instituições no exterior. É um momento para todos que queiram conhecer sobre o intercâmbio acadêmico. E tem edital aberto do Programa Top Espanha Santander, que concederá sete bolsas para cursos de todos os centros acadêmicos.


“Estamos sempre em busca de novas possibilidades, de estar ofertando algo novo para nossos alunos. Essa parte internacional é fundamental pra vida do estudante, porque ele vai sair da sua zona de conforto, vivenciar um mundo novo, uma nova cultura. Poder sair e fazer parte do seu curso em outro país abre caminhos incríveis, tanto no lado pessoal quanto profissional”Lina Sena, coordenadora da Assessoria de Assuntos Internacionais

Se liga nas dicas para otimizar os estudos!

Quando começa um novo semestre, é fundamental que o estudante gerencie bem seu tempo para aproveitar ao máximo o que a Unifor oferece. Uma boa forma de se reintegrar à Universidade é por meio das monitorias, estágios, projetos de extensão e toda uma gama de atividades extraclasse ofertadas. Mas para isso, não dá para descuidar das disciplinas, né?


“É muito importante que o aluno já inicie o ano reorganizando o semestre, como vai ser a organização do tempo, qual horário ele vai estagiar, fazer atividade física e estudar as disciplinas. Isso é extremamente importante para que ele obtenha o melhor desempenho”Gleiva Rios, membro do Programa de Apoio ao Estudante

Visando isso, a professora Gleiva Rios — membro do Programa de Apoio ao Estudante (PAE) e Supervisora de Estágio do Centro de Comunicação e Gestão — preparou uma lista especial com dicas para essa organização.

  • Mapeie a rotina semanal de vida;
  • Identifique todas as atividades que realiza na semana (estudo, estágio, trabalho, atividades físicas, terapia, dentre outras);
  • Acesse todos os planos de ensino das disciplinas escolhidas e confira as datas e prazos de entregas dos trabalhos e provas;
  • Inclua tudo em sua agenda (física ou virtual), mas dê preferência à virtual, como agenda do Google;
  • Cumpra por duas semanas;
  • Analise o que deu certo e o que não deu;
  • Atualize a agenda;
  • Evite procrastinar;
  • Se precisar de ajuda, procure o Programa de Apoio ao Estudante (PAE) do seu Centro.

+ Saiba como entrar em contato com a Unifor aqui

Uma acolhida rica em todos os Centros

Todos os quatro Centros de Ciências que acomodam os cursos da Unifor estão a mil para receber de volta os estudantes. Nas primeiras semanas do semestre, acontecem diversas atividades de acolhida tanto para veteranos quanto para calouros. 

“Ter esse campus cheio de movimento é algo que esperamos a cada novo semestre! Assim, começar uma nova jornada com humor, certamente vai abrir caminhos para um semestre repleto de novos conhecimentos, novas construções e muita energia boa”, acredita Danielle Coimbra, diretora do Centro de Comunicação e Gestão (CCG). Então já marca aí na agenda que, no dia 2 de fevereiro, o CCG traz um show do humorista Moisés Loureiro como parte da programação para integrar seus alunos.

+ Semana Modo On: CCG prepara acolhida para alunos do semestre 23.1


“Nosso time está de braços abertos para que, juntos, possamos construir experiências memoráveis que impactem positivamente não só as carreiras que estão em construção, mas também a vida de cada um dos nossos queridos estudantes”Danielle Coimbra, diretora do CCG

No Centro de Ciências da Saúde (CCS), coordenadores e assessores já estão preparados para fazer visitas nas salas de aula. Na primeira semana de março, há um momento mais íntimo dos cursos do CCS, inclusive com a participação dos pais dos discentes. 

Sem falar que, ao longo do semestre, há cerimônias como as do jaleco e do trigo, que dão as boas-vindas e fazem a passagem do aluno para a graduação, contando com a responsabilidade e a ética necessárias ao profissional da saúde.


“Nós estamos esperando os alunos para que juntos possamos trilhar esse novo caminho, para que ele possa ser um profissional competente, qualificado e alinhado com as demandas do mercado. Então ele vai encontrar aqui conosco o que precisa pra ser um profissional da saúde de excelência. Que ele venha viver o sonho dele aqui conosco”Lia Brasil, diretora do CCS

No Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), um momento especial está previsto para o início de fevereiro, com cerimônias de acolhida e a entrega de um kit aos calouros. Tudo com direito a uma foto que o estudante receberá ao final do evento para guardar o registro do início de sua trajetória profissional. 

“Isso ocorrerá com um toque de humor e descontração da mestre de cerimônias convidada, a personagem Deydianne Piaf, interpretada pelo ator Denis Lacerda”, conta a diretora do Centro, Katherinne Mihaliuc

Ao longo do semestre, os alunos terão uma ampla programação voltada para sua integração ao curso de Direito e ao universo jurídico por meio do projeto Foco na Carreira, que promove encontros quinzenais com profissionais de diversas áreas, além das visitas técnicas.


“A programação completa é planejada pela equipe da gestão do CCJ com o objetivo de propiciar ao aluno ingressante, desde o início do curso, uma experiência rica em aprendizados e descobertas, da qual advenha uma carreira profissional de sucesso”Katherinne Mihaliuc, diretora do CCJ

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) também preparou uma programação especial para receber os alunos de volta ao campus, com jogos para desvendar a universidade e estimular o raciocínio, além do convite para construir um painel interativo.

“O CCT está preparado para receber os novos alunos e veteranos repleto de novidades, novos e atualizados espaços de práticas, laboratórios de computação renovados e, principalmente, um corpo de professores comprometidos, empregando modernas metodologias de ensino, fazendo uso de recursos de suporte à aprendizagem atuais e compondo um momento único em que processo de ensino-aprendizagem acontece com muita efetividade”, diz o diretor do Centro, Jackson Sávio.


Jackson Sávio é diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)